Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Semana do Mar e Aniversário do Centro de Mar arrancam hoje


Arranca hoje e prolonga-se até ao próximo dia 23 de novembro, a IV Semana do Mar e o 3.º Aniversário do Centro de Mar. Exposições, Aulas a Bordo, Ateliers, Showcooking e Apresentação de Livro, são alguns dos destaques da programação destes eventos, que têm inicio hoje 16 de novembro (Dia Nacional do Mar) com a inauguração das exposições “A Viagem Interminável do Lixo Marinho” e “Nós de Marinheiro” e a apresentação da 1ª Edição do Concurso “Ernâni Lopes”.
Todo o programa de atividades da Semana do Mar 2017 e do 3.º Aniversário do Centro de Mar, desenrola-se no Centro de Mar de Viana do Castelo (ré do Navio Hospital Gil Eannes).

PROGRAMAÇÃO GERAL 

16 de novembro de 2017 | quinta-feira 
- Inauguração da Exposição “A Viagem Interminável do Lixo Marinho” (11H00)
- Inauguração da Exposição “Nós de Marinheiro”
Os “Nós de Marinheiro” são uma arte que os marinheiros e os pescadores dominam com muita destreza e que marcam muito a sua presença nas mais diversas actividades e manobras a bordo das embarcações e dos navios ao longo dos tempos. 
A exposição “Nós de Marinheiro” patente no Centro de Mar de Viana do Castelo de 16 de novembro de 2017 até 01 de maio de 2018, tem como principal objectivo dar a conhecer ao público esta arte de marinheiro, assim como a terminologia tradicional pelas gentes do mar.
- Apresentação da 1ª Edição do Concurso “Ernâni Lopes”

17 de novembro de 2017 | sexta-feira 
- Aulas a Bordo “Nós de Marinheiro” (10H30) | Público: 1.º Ciclo
- Atelier “Plasticus Marítimus” (16H00) | Público: 1.º Ciclo

18 de novembro de 2017 | sábado 
- Showcooking “Sabores do Mar de Viana” (10H00/12H00) | Público em geral
- Atelier “Plasticus Marítimus” (16H00) | Público: 1.º Ciclo

19 de novembro de 2017 | domingo 
- Apresentação do livro “Crónicas de Uma Baleia” (10H30)

21, 22 e 23 de novembro de 2017 | terça, quarta e quinta-feira 
- Aulas a Bordo “Nós de Marinheiro” (10H30) | Público: 1.º Ciclo
- Aulas a Bordo “Nós de Marinheiro” (14H30) | Público: 2.º/3.º Ciclo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Reabilitação em vez da demolição

A opção de reabilitar em vez de demolir, preserva a história e o charme arquitetónico original desta habitação antiga em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Esteve vários anos devoluta e degradada. Ainda está em obra, mas já dá para imaginar como vai ficar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelom 📸 abril 2021 | @olharvianadocastelo  📸 janeiro 2010 | @olharvianadocastelo

Bem-vinda, primavera!

A primavera, a estação mais colorida e florida do ano, começa esta sexta-feira, 20 de março. Começa com céu encoberto e alguns chuviscos em Viana do Castelo. Mas há boas notícias, está prevista uma melhoria do estado do tempo já a partir de amanhã. É durante esta estação do ano que jardins e espaços verdes da cidade ganham um colorido especial. 📸 20 março 2026 | @olharvianadocastelo

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Farol de Montedor faz hoje 116 anos

Localizado no lugar de Montedor, na freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo, é composto por uma torre de 28 metros de altura e a sua luz tem um alcance luminoso de 22 milhas náuticas, aproximadamente 40 quilómetros. Está situado a uma altitude de 103 metros acima do nível médio das águas do mar. Entrou em funcionamento no dia 20 de março de 1910. Parabéns ao Farol de Montedor que guarda mais de um século de história e que todos os dias ilumina o caminho de quem anda no Mar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo