Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Hoje é o dia da LUZIA, a Santa dos Olhos

O Dia de Santa Luzia é assinalado todos os anos a 13 de dezembro. Santa Luzia é a padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão.
A história/lenda de Santa Luzia (Luzia de Siracusa) conta que esta jovem italiana venerada pelos católicos, sofreu perseguições por ser cristã. De acordo com a lenda, preferiu que lhe arrancassem os olhos a renegar a fé em Cristo. Conta-se que os olhos de Santa Luzia teriam sido arrancados por um soldado a mando do imperador romano, e entregues num prato à jovem. No mesmo instante, no rosto de Luzia voltaram a nascer dois lindos olhos mais bonitos do que os anteriores. Corria o dia 13 de dezembro de 304. Foi a partir desta data que se iniciou a devoção a Santa Luzia.

Em Viana do Castelo, no Templo-Monumento que glorifica o nome de Santa Luzia, é prestada homenagem à Santa protetora dos Olhos e padroeira dos Oftalmologistas com diversas iniciativas repartidas pelos dias 13, 15, 16 e 17 de dezembro (ver AQUI).

Templo-Monumento de Santa Luzia, Viana do Castelo

Altar de Santa Luzia, Viana do Castelo

Altar de Santa Luzia, Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

Os anos passam, as paisagens e os lugares mudam. Par de imagens para comparar desta zona da cidade de Viana do Castelo.

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Sabia que?…

A ponte Eiffel sobre o Rio Lima, uma engenhosa realização da Casa Eiffel, inaugurada em 1878, foi a primeira ponte rodoferroviária construída em Portugal e também a mais comprida ponte metálica do mundo na altura? 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

Já está disponível o programa final da Romaria d’Agonia 2026

A edição deste ano daquela que é considerada a maior Romaria de Portugal, decorre de 15 a 23 de agosto. Consulte o programa completo AQUI .

Jovens entram em ação por um litoral mais limpo

Durante a tarde de hoje, um grupo de jovens realizou uma ação de limpeza na zona costeira de Viana do Castelo. Estes jovens participantes dão o exemplo por um futuro mais sustentável, cuidando do ambiente e do nosso litoral. 📸 4 março 2026 | @olharvianadocastelo