A entidade responsável pelo espaço, a Confraria de Santa Luzia, tem-se empenhado nos últimos anos, em expressivos melhoramentos no Santuário.
De salientar a empreitada de construção do Edifício das Tílias, instalação de três andares em fase de conclusão, com um investimento total de 1.300.000€, que se destina a receber os serviços da Confraria, um Albergue de Peregrinos, o arquivo e o museu do Templo-Monumento de Santa Luzia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.
Há alguns anos atrás, a zona do Cabedelo, em Viana do Castelo, tinha dois equipamentos que atraiam e cativavam muitos dos que lá se deslocavam. Eram eles o complexo turístico “Luziamar” e o Bar “Raio Verde”. O brilho de outrora desses dois espaços foram progressivamente desaparecendo apresentando, presentemente, o aspecto desolador que as imagens em baixo mostram. O complexo Turístico do Luziamar abriu ao público no ano de 1974. Entre os vários serviços, contava com bar, restaurante, discoteca, piscinas e campos de ténis. O que mais distinguiu este empreendimento foi a sua discoteca, que chegou a constituir-se como uma das principais referências na região norte. Mas, na década de 90, a discoteca fechou portas e a partir daí todo o empreendimento caiu no abandono. As instalações foram progressivamente vandalizadas apresentando hoje um estado de completa degradação, que dão um péssimo aspecto àquela zona. A sociedade que detém o Luziamar tem anunciado nos últimos anos, po