Avançar para o conteúdo principal

Farol de Montedor há 108 anos a apoiar a navegação

Em 20 de março de 1910, entrou em funcionamento o Farol de Montedor, situado em Carreço (Viana do Castelo) numa torre quadrangular, construída em granito, com uma altura de 28 metros e uma altitude de 103 metros.
Apesar da evolução tecnológica este farol ainda não se apagou nem perdeu o brilho. Existem em Portugal continental e ilhas cinquenta e seis faróis (no continente quinze estão abertos ao público - Período de Verão (hora legal de Verão): às quartas-feiras entre as 14 e as 17 horas | Período de Inverno (hora legal de Inverno): às quartas-feiras entre as 13:30 e as 16:30 horas), mas não há dois iguais. Cada farol tem características físicas e um código de luz próprio.

UM POUCO DE HISTÓRIA (Texto recolhido no interior do farol)

O alvará da Junta Geral da Fazenda de 1 de Fevereiro de 1758, incluía-o entre os seis faróis que mandava edificar: Berlengas, Nª Sª da Guia, Fortaleza de S. Lourenço (Bugio), S. Julião da Barra, barra do Porto e costa de Viana. 
A verdade porém, é que nem o farol de Montedor nem os outros, viriam a ser concretizados ao abrigo deste alvará. 
A concretização definitiva do projectado farol só começa a adquirir contornos nítidos no seio de uma comissão designada por portaria de 1902. 
Ultimado em 1908 e orçado em vinte e dois contos de reis o projeto da edificação, viria a concluir-se a obra em 1910, data em que o farol começou a funcionar. 
Foi-lhe instalado um aparelho lenticular de Fresnel de 3ª ordem, produzindo grupos de três relâmpagos brancos de 10 em 10 segundos. O aparelho iluminante era um candeeiro de nível constante de 4 torcidas, funcionando a petróleo. Em 1926 o grupo de 3 relâmpagos foi reduzido para 2. 
Ao longo do tempo foi sendo modernizado, principalmente ao nível da energia e da fonte luminosa, funcionando desde 1936 com a incandescência pelo vapor de petróleo, para em 1947 ser ligado à rede elétrica de distribuição pública. 
Posteriormente foram feitas várias transformações, permitindo a este farol possuir equipamento cada vez mais moderno. Em 1987 acabou por ser automatizado, reduzindo em parte a intervenção humana.

LOCALIZAÇÃO | Lugar de Montedor - 8 km a norte de Viana do Castelo. 
FUNÇÃO | Costeiro 
ESTABELECIMENTO | 20 de março de 1910 
ALTURA | 28 m 
ALTUTUDE | 103 m 
ALCANCE | 22 milhas (40 km) 
CARATERÍSTICAS | Dois flashes brancos com intervalos de 9,5 segundos







MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Vila Praia em Flor arranca amanhã!

A partir de amanhã, quarta-feira (30 de abril) e até ao próximo dia 11 de maio, Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai transformar-se num autêntico jardim, para mais uma edição do Vila Praia em Flor. 📸 29 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

VIANA FLORIDA prestes a começar

Viana do Castelo vai receber mais uma edição da iniciativa VIANA FLORIDA. De 1 a 31 de maio de 2025 diversas iniciativas vão ter lugar na cidade e nas freguesias onde a tradição da flor está enraizada. Feira das Flores e Jardinagem, Festival de Flores, Exposição e Festas Floridas fazem parte da programação. O destaque da iniciativa é de 01 a 04 de maio, com propostas que acontecem no Jardim Público com o tradicional Arco Florido de Vila Mou e a feira de flores e jardinagem, mas também na Praça da República, Praça da Liberdade, Largo Maestro José Pedro e Largo de S. Domingos, onde serão instalados arranjos de média dimensão. Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação na imagem abaixo. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Feira de Flores e Jardinagem traz cores e aromas ao Jardim Público

Em simultâneo com a Feira de Flores e Jardinagem, há igualmente um Feirão e o Encontro das Festas Floridas. Tudo isto acontece no jardim público marginal de Viana do Castelo no âmbito da iniciativa VIANA FLORIDA. Hoje, sábado, 3 de maio das 9h00 - 22h00, e amanhã, domingo, 4 de maio das 9h00 - 18h00. Conheça a programação completa AQUI . 📸 3 maio 2025 | Olhar Viana do Castelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.