Avançar para o conteúdo principal

Farol de Montedor há 108 anos a apoiar a navegação

Em 20 de março de 1910, entrou em funcionamento o Farol de Montedor, situado em Carreço (Viana do Castelo) numa torre quadrangular, construída em granito, com uma altura de 28 metros e uma altitude de 103 metros.
Apesar da evolução tecnológica este farol ainda não se apagou nem perdeu o brilho. Existem em Portugal continental e ilhas cinquenta e seis faróis (no continente quinze estão abertos ao público - Período de Verão (hora legal de Verão): às quartas-feiras entre as 14 e as 17 horas | Período de Inverno (hora legal de Inverno): às quartas-feiras entre as 13:30 e as 16:30 horas), mas não há dois iguais. Cada farol tem características físicas e um código de luz próprio.

UM POUCO DE HISTÓRIA (Texto recolhido no interior do farol)

O alvará da Junta Geral da Fazenda de 1 de Fevereiro de 1758, incluía-o entre os seis faróis que mandava edificar: Berlengas, Nª Sª da Guia, Fortaleza de S. Lourenço (Bugio), S. Julião da Barra, barra do Porto e costa de Viana. 
A verdade porém, é que nem o farol de Montedor nem os outros, viriam a ser concretizados ao abrigo deste alvará. 
A concretização definitiva do projectado farol só começa a adquirir contornos nítidos no seio de uma comissão designada por portaria de 1902. 
Ultimado em 1908 e orçado em vinte e dois contos de reis o projeto da edificação, viria a concluir-se a obra em 1910, data em que o farol começou a funcionar. 
Foi-lhe instalado um aparelho lenticular de Fresnel de 3ª ordem, produzindo grupos de três relâmpagos brancos de 10 em 10 segundos. O aparelho iluminante era um candeeiro de nível constante de 4 torcidas, funcionando a petróleo. Em 1926 o grupo de 3 relâmpagos foi reduzido para 2. 
Ao longo do tempo foi sendo modernizado, principalmente ao nível da energia e da fonte luminosa, funcionando desde 1936 com a incandescência pelo vapor de petróleo, para em 1947 ser ligado à rede elétrica de distribuição pública. 
Posteriormente foram feitas várias transformações, permitindo a este farol possuir equipamento cada vez mais moderno. Em 1987 acabou por ser automatizado, reduzindo em parte a intervenção humana.

LOCALIZAÇÃO | Lugar de Montedor - 8 km a norte de Viana do Castelo. 
FUNÇÃO | Costeiro 
ESTABELECIMENTO | 20 de março de 1910 
ALTURA | 28 m 
ALTUTUDE | 103 m 
ALCANCE | 22 milhas (40 km) 
CARATERÍSTICAS | Dois flashes brancos com intervalos de 9,5 segundos







MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Veleiro encalhado no rio Minho, em Caminha, já se encontra no rio Lima, em Viana do Castelo

Veleiro com bandeira alemã, que encalhou no passado domingo (11) na foz do rio Minho, em Caminha, já se encontra atracado junto à marina de Viana do Castelo. Foi um rebocador de Viana do Castelo que o conseguiu resgatar aproveitando a preia-mar, rebocando-o para o estuário do rio Lima. 📸 13 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Já visitou a Exposição Nacional de Filatelia "VIANNA 2026"?

Uma oportunidade para ver um dos mais importantes eventos filatélicos nacionais, reunindo em Viana do Castelo alguns dos mais prestigiados expositores portugueses, bem como coleções de elevado valor histórico, documental e cultural, numa iniciativa da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva e Federação Portuguesa de Filatelia-APD.  Para ver no Centro Cultural de Viana do Castelo, até 18 outubro 2026, das 09h00-13h00 / 14h30-18h00. A entrada é livre! 📸 14 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo já começou a montar as decorações de Natal

Estamos a mais de dois meses do Natal, mas Viana do Castelo já começou a preparar a cidade para a época mais mágica do ano.  Este ano, o Natal em Viana do Castelo vai contar com 38 arruamentos iluminados, espetáculos multimédia ao longo da totalidade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e colocação de uma árvore de Natal 3D gigante iluminada no Largo de São Domingos. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. 📸 13 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Mundial de Pesca entra na fase decisiva amanhã em Viana do Castelo

Decorreu hoje, 16 de outubro, o segundo dia de prova do III Campeonato do Mundo de Pesca à Bóia - Mar, que está a decorrer na margem direita do rio Lima, em Viana do Castelo. Amanhã, 17 de outubro, dia de encerramento, terá lugar a 3ª e última prova da competição, com a seguinte programação: 09h30 > Distribuição dos Iscos e Engodos 11h30 – 15h30 > 3ª e Última Prova 19h00 > Cerimónia de Entrega de Prémios 20h00 > Banquete de Encerramento Consulte a classificação geral coletiva e individual dos dez primeiros classificados, após duas provas realizadas👇 📸 16 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Já se treina para o Campeonato do Mundo de Pesca à Bóia em Viana do Castelo

De 14 a 17 de outubro, as margens do rio Lima, em Viana do Castelo, vão acolher o III Campeonato do Mundo de Pesca à Bóia. São esperados neste evento cerca de 100 atletas, integrados em 15 equipas de 6 países. 📸 13 outubro 2026 | @olharvianadocastelo