Avançar para o conteúdo principal

Pontes de Viana

As duas pontes que a foto documenta têm cada uma estilos e histórias diferentes.
Durante vários anos, a travessia de uma margem para a outra do rio Lima em Viana do Castelo era feita com a ajuda de uma barca. Só em 1818 é que foram cravadas no leito do rio Lima as primeiras estacas que deram início à construção duma Ponte de Madeira. Para acesso a esta ponte de madeira foi, na altura, construída uma ponte de cantaria sobre o sapal de S. Lourenço em Darque (em primeiro plano na foto).
A outra ponte na imagem é bem mais conhecida dos vianenses, trata-se da Ponte Eiffel. Ponte inaugurada em 30 de junho de 1878, foi projetada e construída por Gustave Eiffel e veio substituir a ponte de madeira que ligava as duas margens do Rio Lima, entre Darque e Viana do Castelo. Com dois tabuleiros sobrepostos para a circulação ferroviária no inferior e rodoviária no superior, é composta por uma estrutura metálica com 562,44 metros de comprimento e oito de largura, apoiada em nove pilares.

Comentários

  1. O que a fotografia apresenta não é nada mais que uma parte do acesso à antiga ponte de madeira.
    Este acesso foi-lhe atribuído o nome de Cais Novo . Mais ou menos com com a distancia de setecentos e oito passos , foi construído mais ou menos até ao meio do rio.
    O referido cais é composto de três arcos , com os seus corta mares de ambas as partes , pelas quais corre água para uma e outra parte .Foi construido em cantaria sem guardas . Apresentava bastante largura por onde passavam carros e bestas e toda a gente que transitava para a Vila de Viana. Para embarcar estavam sempre barcos para a transporte de pessoas , gado , liteiras, carruagens e carros para a referida Vila.
    Estes arcos apresentam-se num estado razoável , mas se não forem tomadas as devidas precauções corre o risco de ser destruído a breve prazo.
    O resto do trajeto que a foto não apresenta , encontra-se num estado deplorável quer no início e fim do referido cais.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

A magia do Natal está de regresso à Praça

Com a chegada da época mais especial do ano, está de volta à Praça da República de Viana do Castelo, a Praça Natal. De 02 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a principal Praça da cidade vai estar decorada com motivos alusivos à época natalícia. Não vão faltar a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal, o Presépio e também um Carrossel que vai proporcionar aos mais pequenos momentos de diversão e alegria. Refira-se, que a Praça Natal faz parte do evento “Viana, Coração do Natal”, que apresenta mais de uma centena de propostas e iniciativas, para todos os gostos e idades, até à primeira semana de janeiro do novo ano. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano são os pontos altos da programação.