Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Grande movimento de navios na West Sea

O estaleiro naval West Sea, do grupo Martifer, assumiu, em maio de 2014, a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) que foram oficialmente extintos no passado dia 31 de março. O contrato de subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ex-ENVC é válido até 2031, por uma renda anual ao Estado de 415 mil euros.
Depois 70 anos de atividade, os ENVC fecharam portas em abril de 2014, numa altura em que esta empresa pública empregava cerca de 609 trabalhadores. Estranhamente, nos dois anos anteriores ao fecho, devido à falta de encomendas, estas centenas de trabalhadores estiveram a receber o salário sem terem praticamente nada para fazer.
Ainda bem para a cidade e para a região que a West Sea nestes quatro anos de subconcessão, já recebeu nas suas instalações dezenas de navios para reparação ou reconversão, oriundos de várias partes do mundo. Neste momento, tem seis navios em construção, três para o grupo Douro Azul, uma draga e dois navios-patrulha (vão ter o nome de Sines e Setúbal) encomendados pela Marinha, por 77 milhões de euros. A encomenda destes 2 NPO (Navio Patrulha Oceânico) chegou a ser entregue aos ENVC, mas mais tarde retirada, e agora acabou atribuída à West Sea.
Com o avolumar das encomendas, o trabalho é tanto (ou será por falta de pessoal qualificado?) que a West Sea vai recorrer a um estaleiro de Vigo do grupo Regenasa (Reparaciones Generales Navales S.A.) para a execução de diversos trabalhos nos dois navios que está a construir em Viana do Castelo para a Marinha Portuguesa.


Navios Patrulha Oceânicos Sines e Setúbal em construção na West Sea

Navio Douro Splendour em construção na West Sea

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Fogo de artifício: Serenata da Romaria d’Agonia passa para dia 20 de agosto

A VianaFestas - Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo acaba de anunciar que o Fogo de artifício: Serenata no rio Lima, que estava inicialmente previsto para este domingo (17) às 24h00, vai realizar-se (se as condições se mantiverem favoráveis) às 23h00 do dia 20 de agosto, quarta-feira, último dia da Romaria d’Agonia 2025. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo