O estaleiro naval West Sea, do grupo Martifer, assumiu, em maio de 2014, a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) que foram oficialmente extintos no passado dia 31 de março. O contrato de subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ex-ENVC é válido até 2031, por uma renda anual ao Estado de 415 mil euros.
Depois 70 anos de atividade, os ENVC fecharam portas em abril de 2014, numa altura em que esta empresa pública empregava cerca de 609 trabalhadores. Estranhamente, nos dois anos anteriores ao fecho, devido à falta de encomendas, estas centenas de trabalhadores estiveram a receber o salário sem terem praticamente nada para fazer.
Ainda bem para a cidade e para a região que a West Sea nestes quatro anos de subconcessão, já recebeu nas suas instalações dezenas de navios para reparação ou reconversão, oriundos de várias partes do mundo. Neste momento, tem seis navios em construção, três para o grupo Douro Azul, uma draga e dois navios-patrulha (vão ter o nome de Sines e Setúbal) encomendados pela Marinha, por 77 milhões de euros. A encomenda destes 2 NPO (Navio Patrulha Oceânico) chegou a ser entregue aos ENVC, mas mais tarde retirada, e agora acabou atribuída à West Sea.
Depois 70 anos de atividade, os ENVC fecharam portas em abril de 2014, numa altura em que esta empresa pública empregava cerca de 609 trabalhadores. Estranhamente, nos dois anos anteriores ao fecho, devido à falta de encomendas, estas centenas de trabalhadores estiveram a receber o salário sem terem praticamente nada para fazer.
Ainda bem para a cidade e para a região que a West Sea nestes quatro anos de subconcessão, já recebeu nas suas instalações dezenas de navios para reparação ou reconversão, oriundos de várias partes do mundo. Neste momento, tem seis navios em construção, três para o grupo Douro Azul, uma draga e dois navios-patrulha (vão ter o nome de Sines e Setúbal) encomendados pela Marinha, por 77 milhões de euros. A encomenda destes 2 NPO (Navio Patrulha Oceânico) chegou a ser entregue aos ENVC, mas mais tarde retirada, e agora acabou atribuída à West Sea.
Com o avolumar das encomendas, o trabalho é tanto (ou será por falta de pessoal qualificado?) que a West Sea vai recorrer a um estaleiro de Vigo do grupo Regenasa (Reparaciones Generales Navales S.A.) para a execução de diversos trabalhos nos dois navios que está a construir em Viana do Castelo para a Marinha Portuguesa.
Navios Patrulha Oceânicos Sines e Setúbal em construção na West Sea |
Navio Douro Splendour em construção na West Sea |