Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Romaria d’Agonia 2018 já tem cartaz

A VianaFestas, Associação Promotora das Festas da cidade de Viana do Castelo, apresentou esta quarta-feira o cartaz para a divulgação pública da Romaria em honra de Nossa Senhora da Agonia.
O concurso nacional e internacional lançado pela VianaFestas para conceção do cartaz da edição 2018 da Romaria d'Agonia, em Viana do Castelo, registou 65 propostas (em 2017 foram 82 propostas). Segundo o Regulamento do concurso, o cartaz devia transmitir a beleza da Mulher de Viana e o seu Traje. O vencedor do concurso vai receber o prémio pecuniário no valor de 500,00€ e o cartaz será o “cartaz oficial” das festividades de Nossa Senhora d'Agonia.
A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2018 são quatro dias de festa. Considerada a "Romaria das Romarias de Portugal“, ocorre de 17 a 20 de agosto.

Maria João Soares, natural da cidade de Viana do Castelo, mas residente em Santa Marta de Portuzelo, de 23 anos de idade, é a mordoma do cartaz oficial da Romaria de Nossa Senhora da Agonia 2018. O cartaz vencedor é da autoria de Sara Costa e Helena Soares, duas designers que, pela segunda vez, venceram o concurso lançado pela Vianafestas, depois de já o terem vencido em 2014.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

📢 Hoje é dia de São Martinho

Anualmente, a 11 de novembro, é dia de celebrar São Martinho. Uma das tradições mais emblemáticas do outono português, intimamente ligada às castanhas e ao vinho. “Quem quer quentes e boas, quentinhas? A estalarem cinzentas, na brasa. Quem quer quentes e boas, quentinhas? Quem compra leva mais calor p‘ra casa.”  (Ary dos Santos) 📸 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Já é Natal em Viana: cerca de 36 locais da cidade iluminaram-se hoje

A cidade já entrou na época natalícia com a inauguração das luzes de Natal, neste sábado, 8 de novembro. Viana do Castelo ficará iluminada até 12 de janeiro, nos seguintes horários: Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 📸 8 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo