Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Vai ser deslocada a mais polémica estátua da cidade

Os frequentadores da Praia Norte já devem ter reparado numa obra que está a ser executada junto ao Restaurante Scala. Segundo me informaram trabalhadores que estão a efetuar o trabalho, é para este local que vai ser deslocada a estátua do Caramuru.
A confirmar-se esta informação, o Caramuru vai mesmo ser retirado do lugar que ocupa há cerca de 10 anos na Praça da República. O conjunto escultórico composto por duas figuras, Caramuru e Paraguaçu, fundido a bronze com cinco metros de altura, foi inaugurado na passagem do ano de 2008 para 2009. Desde o dia da sua inauguração que a polémica estátua é alvo das críticas da população, devido à dimensão e enquadramento arquitetónico no local mais nobre da cidade. Depois de tanta contestação, o Caramuru vai conhecer outros horizontes.
A escultura destinada a homenagear o Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, navegador natural de Viana do Castelo que naufragou no Brasil em 1508, foi encomendada pela Câmara de Viana ao mestre José Rodrigues.

Atualização: Depois da publicação deste texto, fonte da Câmara Municipal de Viana do Castelo confirmou que a Estátua do Caramuru vai mesmo ser deslocada para a Praia Norte, em princípio até final do mês de maio, início de junho.

QUEM FOI CARAMURU?  
“Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, natural de Viana do Castelo, foi um destemido navegador que naufragou na Bahia de Todos os Santos, no Brasil, em 1508, e que está intimamente ligado à história daquele país. Quando, a seguir ao naufrágio, usou a sua arma de fogo e matou um pássaro, surpreendeu de tal modo os índios que estes lhe atribuíram poderes divinos. Casou depois com a filha do chefe da tribo Tupinambá, Paraguaçu, tendo depois tido grande influência quer na miscigenação que caracteriza a nação brasileira quer no acolhimento dos portugueses em terras de Vera Cruz”.


Estátua dedicada a Caramuru na Praça da República

Estátua dedicada a Caramuru na Praça da República

Estátua dedicada a Caramuru na Praça da República, no dia da sua inauguração

Será este o local na Praia Norte que vai receber a estátua dedicada a Caramuru

Será este o local na Praia Norte que vai receber a estátua dedicada a Caramuru

Comentários

  1. Resta saber quem vai ser desta feita o(a) artista beneficiado(a) com uma obra sua no lugar desta. Será amigo de quem?

    ResponderEliminar
  2. Finalmente, o óbvio desceu à terra.

    ResponderEliminar
  3. Convirá saber o quanto o povo pagou neste põe, tira e põe de novo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os nossos impostos.

      Eliminar
    2. Concordo plenamente, somos sempre nós que temos que pagar tudo.

      Eliminar
  4. Mandem a fatura ao Denfensor Moura 🤤

    ResponderEliminar
  5. Estão enganados.Na praia norte vai ser um chafaris.


    ResponderEliminar
  6. Já que estamos em época de mudanças, era bom que mudassem o prédio do Coutinho para topo norte da Praia Norte, para cortar o vento e nele instalar os faltosos WC`s.

    ResponderEliminar
  7. Espero que então deixem por fim a praça sem nada, só o chafariz...

    ResponderEliminar
  8. Ė lamentável que as pessoas não valorizem a história desse homem que levou o nome de Viana do Castelo para o mundo. Praia Norte irá aplaudir.....

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Cartaz da Romaria d’Agonia 2022 com 60 propostas a concurso

Sessenta trabalhos concorrem ao prémio de melhor cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia de Viana do Castelo de 2022. O vencedor, para além de ver o seu trabalho utilizado para a divulgação pública da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2022 a nível Nacional e Internacional, será contemplado com um prémio monetário no valor de 750,00€.  O resultado do concurso vai ser conhecido no dia 26 de maio. A Romaria d’Agonia deste ano vai realizar-se em Viana do Castelo de 17 a 21 de agosto. (Na imagem são mostrados os cinco últimos cartazes vencedores, 2017 a 2021)

Já pouco resta…

Viana do Castelo, 16 de maio de 2022. Já pouco resta do Edifício Jardim, mais conhecido por Prédio Coutinho.

Rio Lima foi cenário para canoagem

Num cenário tranquilo, acompanhado pela centenária Ponte Eiffel, as águas calmas do rio Lima, em Viana do Castelo, foram tomadas no passado fim de semana por dezenas de alunos que coloriram o local com as suas canoas, para disputarem mais uma edição dos Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis, do Desporto Escolar, na modalidade de Canoagem. Os mais de 1000 alunos e cerca de 200 professores, participantes nos Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis, do Desporto Escolar, estiveram em Viana do Castelo e Caminha, onde decorreram, de 19 a 22 de maio, as competições nas modalidades de Atletismo, Badminton, Basquetebol, Canoagem, Futsal, Natação, Remo, Surf, Ténis de Mesa, Vela e Voleibol.

Exposição “O Traje à Vianesa - produto certificado”

Pela variedade, beleza, cores e riqueza artística, o traje à “Vianesa” tem características únicas que o tornam inconfundível em qualquer parte do mundo. É esta grande variedade de trajes, cores e ornamentos que constituem a herança de um passado distante e que são a expressão da cultura popular vianense. Toda da a beleza do traje à “Vianesa” pode ser admirada na exposição “Traje à Vianesa – Produto Certificado”, no Museu do Traje da cidade de Viana do Castelo.