Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Vai ser deslocada a mais polémica estátua da cidade

Os frequentadores da Praia Norte já devem ter reparado numa obra que está a ser executada junto ao Restaurante Scala. Segundo me informaram trabalhadores que estão a efetuar o trabalho, é para este local que vai ser deslocada a estátua do Caramuru.
A confirmar-se esta informação, o Caramuru vai mesmo ser retirado do lugar que ocupa há cerca de 10 anos na Praça da República. O conjunto escultórico composto por duas figuras, Caramuru e Paraguaçu, fundido a bronze com cinco metros de altura, foi inaugurado na passagem do ano de 2008 para 2009. Desde o dia da sua inauguração que a polémica estátua é alvo das críticas da população, devido à dimensão e enquadramento arquitetónico no local mais nobre da cidade. Depois de tanta contestação, o Caramuru vai conhecer outros horizontes.
A escultura destinada a homenagear o Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, navegador natural de Viana do Castelo que naufragou no Brasil em 1508, foi encomendada pela Câmara de Viana ao mestre José Rodrigues.

Atualização: Depois da publicação deste texto, fonte da Câmara Municipal de Viana do Castelo confirmou que a Estátua do Caramuru vai mesmo ser deslocada para a Praia Norte, em princípio até final do mês de maio, início de junho.

QUEM FOI CARAMURU?  
“Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, natural de Viana do Castelo, foi um destemido navegador que naufragou na Bahia de Todos os Santos, no Brasil, em 1508, e que está intimamente ligado à história daquele país. Quando, a seguir ao naufrágio, usou a sua arma de fogo e matou um pássaro, surpreendeu de tal modo os índios que estes lhe atribuíram poderes divinos. Casou depois com a filha do chefe da tribo Tupinambá, Paraguaçu, tendo depois tido grande influência quer na miscigenação que caracteriza a nação brasileira quer no acolhimento dos portugueses em terras de Vera Cruz”.


Estátua dedicada a Caramuru na Praça da República

Estátua dedicada a Caramuru na Praça da República

Estátua dedicada a Caramuru na Praça da República, no dia da sua inauguração

Será este o local na Praia Norte que vai receber a estátua dedicada a Caramuru

Será este o local na Praia Norte que vai receber a estátua dedicada a Caramuru

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Sabe o que vai acontecer de 3 a 13 de julho?

Em contagem decrescente para o MARGINAL - FESTA NO JARDIM . De 3 a 13 de julho! No Jardim Público e no Jardim Marginal de Viana do Castelo. Animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (3 a 6 de julho, no Anfiteatro da Marina) e Viana STARTS integram a programação. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo Toda a programação em 👇  

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Triste cenário…

Quem visita ou frequenta esta zona da margem direita do rio Lima desde o Parque de Estacionamento do Gil Eannes até à foz, constata que a imagem é degradante: Abandono, degradação do espaço público e lixo. > Artes de pesca e embarcações abandonadas, que são lixo; > Lixo espalhado por todo o lado; > Vegetação alta por cortar; > Atrelados abandonados; > Parque de estacionamento desordenado, com os postes que não estão sinalizados; > Uma área que é a alternativa a Roulottes que fazem o seu parque de estacionamento principalmente ao fim de semana, sem condições nenhumas, um parque selvagem. Esta área poderia ser mais uma das alternativas do estacionamento da cidade, devidamente organizado; > E muito mais, como se pode verificar pelas fotografias abaixo. Esta área portuária é da responsabilidade da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, mas a cidade não pode ficar indiferente à sua degradação e abandono. Viana do Castelo vai mais uma vez receber ...

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.