Ponte Eiffel celebra 140.º aniversário

Inaugurada a 30 de junho de 1878, a Ponte Eiffel, um ícone da cidade de Viana do Castelo, celebra este sábado 140 anos de existência. Uma obra emblemática e excecional de engenharia, considerada, na altura, um marco no desenvolvimento da cidade.
Projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel e construída pela Casa Eiffel de Paris, veio substituir a ponte de madeira que ligava as duas margens do Rio Lima, entre Darque e Viana do Castelo.  Com dois tabuleiros sobrepostos para a circulação ferroviária no inferior e rodoviária e pedestre no superior, é composta por uma estrutura metálica com 562,44 metros de comprimento e oito de largura, apoiada em nove pilares.
Para comemorar esta data a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Infraestruturas de Portugal e a Association des Descendants de Gustave Eiffel vão levar a cabo um conjunto de iniciativas, inseridas num programa de comemorações que pode ser visto AQUI.

(clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)













Comentários

  1. Livro :- Comemoração dos 140 anos da Ponte Effeil.06 julho, 2018 20:35

    No teatro Sá de Miranda foi realizado um evento , onde foi comemorado os 140 anos da Ponte Elffeil. Foi editado um livro a que se deu o titulo " A travessia do Rio Lima em Viana do Castelo ".
    Teve uma tiragem de 1000 exemplares .
    Como não consigo adquirir um exemplar , agradecia que me informassem onde posso arranjar o referido livro.
    A edição é recente, não acredito que os mesmos já tivessem esgotado.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Projeto de 1ME quer reabilitar Castelo quatrocentista de Viana do Castelo - TPN

41ª Feira do Livro de Viana já tem data e programa

Abandono e degradação do património