Avançar para o conteúdo principal

Exposição Coletiva de Pintura "Quatro Olhares sobre a Romaria”


O Palácio das Malheiras (Rua Gago Coutinho - Viana do Castelo) vai receber de 1 a 31 de agosto, uma exposição coletiva de pintura intitulada “Quatro Olhares sobre a Romaria”.
Nesta exposição vão estar patentes obras dos pintores Albino Castro, Gill Baldwin, Louise Ready e Rita Arantes. São quatro olhares diferentes sobre a Romaria da Senhora d’Agonia.
A exposição poderá ser visitada todos os dias, das 10H30 às 12H30 e das 15H00 às 19H00. A entrada é gratuita.

Conheça o perfil dos participantes: 

ALBINO CASTRO 
jose.albino.castro@gmail.com
Telemóvel - 963754110 
Natural de Viana do Castelo, mas cidadão do Mundo, Albino Castro, inspira-se na sua cidade, nas suas tradições e nos seus usos e costumes para desenvolver um trabalho artístico já facilmente identificável. Os motivos escolhidos, a paleta cromática e a técnica utilizada mostram um modo muito próprio de pintar. Participou em várias exposições coletivas e individuais, das quais destaca em Nantes, França e em La Chapelle-Saint-Mesmim, Orleans também em França. Em 2016 foi-lhe atribuído o 2º lugar, no Concurso Artistas do Alto Minho e Galiza, organizado pela Fundação Bienal de Cerveira. Consta do Livro “Temporalidades” – Poesia e Pintura do poeta António Carlos Santos, com uma pintura a ilustrar poemas do autor. 

GIIL BALDWIN 
gbaldwin10@hotmail.com
A Gill nasceu em Londres em 1948. Viveu e trabalhou em Educação na Grã-Bretanha e em Espanha. Vive em Viana do Castelo desde 2007 onde redescobriu a sua paixão pela pintura inspirada na beleza da região, na sua cultura e na sua gente. Nos últimos anos tem feito parte do grupo ”Ver & Fazer”, no atelier do pintor Rui Pinto, com quem participou em várias exposições. Gosta de pintar aguarelas e óleos. Agora pertence ao grupo GIRARTE. Tem sido influenciada, na sua pintura a óleo, pelos impressionistas. Nos seus quadros esforça-se por captar a luz, as cores e as tradições do Norte de Portugal. 

LOUISE READY 
Telemóvel - 914294241
Louise Ready nasceu em 1939. Começou a pintar quando veio morar em Viana do Castelo, há mais de oito anos. Pintou nos ateliês de Rui Pinto e Meira Rego. Não tem um estilo específico, mas gosta de pintar o movimento e a luz. Ela tem, no entanto, uma mente aberta e gosta de experimentar várias técnicas e temas. Participou em diversas exposições coletivas. 

RITA ARANTES 
arantes.rita@gmail.com
Nasceu na Meadela, Viana do Castelo, em 1957. Possui uma pós graduação em Arte Contemporânea, pela Escola Superior Artística do Porto. Frequentou o curso de desenho da Figura Humana na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Concluíu uma pós graduação em Literatura Infantil, na vertente de Ilustração, da Universidade do Minho. É licenciada em Educação. Frequentou vários workshops de desenho, pintura e fotografia. Participou em inúmeras exposições individuais e coletivas de pintura e fotografia. Das últimas exposições constam: XIX Bienal de Arte de Cerveira 2017; exposição coletiva na Ordem dos Advogados, Viana do Castelo; Arte Maio, Viana do Castelo e Lethesart 2018, Ponte de Lima.

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma

VINCENT RONO e MARIANA MACHADO venceram a prova "Corrida da Ponte"

Decorreu este domingo, 24 de setembro, em Viana do Castelo, a primeira edição da Corrida da Ponte num percurso de 10 km. Com partida e chegada na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, foram percorridas várias ruas de Viana, com passagem pela Ponte Eiffel, onde se efetuou a travessia do rio Lima através da ponte (que dá o nome à prova), em direção ao parque de estacionamento da praia do Cabedelo, retomando depois novamente à cidade. Os vencedores absolutos em masculinos e femininos desta primeira edição da Corrida Ponte foram: > VINCENT RONO | QUÉNIA | SPORTING C P | 00:28:52.823 > MARIANA MACHADO | PORTUGAL | S CLUBE DE BRAGA | 00:33:28.060

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Obras para a construção de hotel na estação de Viana já arrancaram

As obras para transformar parte da centenária estação ferroviária de Viana do Castelo (foi aberta ao público em 1882) num hotel temático já arrancaram, estando prevista para 25 de janeiro de 2025 a sua conclusão (segundo aviso afixado no local). Conforme notícias avançadas em agosto de 2022, o projeto do novo Axis Avenida, na estação, prevê a criação de 56 quartos com capacidade total de 112 utentes, num investimento orçado em cinco milhões de euros.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.