Avançar para o conteúdo principal

Exposição Coletiva de Pintura "Quatro Olhares sobre a Romaria”


O Palácio das Malheiras (Rua Gago Coutinho - Viana do Castelo) vai receber de 1 a 31 de agosto, uma exposição coletiva de pintura intitulada “Quatro Olhares sobre a Romaria”.
Nesta exposição vão estar patentes obras dos pintores Albino Castro, Gill Baldwin, Louise Ready e Rita Arantes. São quatro olhares diferentes sobre a Romaria da Senhora d’Agonia.
A exposição poderá ser visitada todos os dias, das 10H30 às 12H30 e das 15H00 às 19H00. A entrada é gratuita.

Conheça o perfil dos participantes: 

ALBINO CASTRO 
jose.albino.castro@gmail.com
Telemóvel - 963754110 
Natural de Viana do Castelo, mas cidadão do Mundo, Albino Castro, inspira-se na sua cidade, nas suas tradições e nos seus usos e costumes para desenvolver um trabalho artístico já facilmente identificável. Os motivos escolhidos, a paleta cromática e a técnica utilizada mostram um modo muito próprio de pintar. Participou em várias exposições coletivas e individuais, das quais destaca em Nantes, França e em La Chapelle-Saint-Mesmim, Orleans também em França. Em 2016 foi-lhe atribuído o 2º lugar, no Concurso Artistas do Alto Minho e Galiza, organizado pela Fundação Bienal de Cerveira. Consta do Livro “Temporalidades” – Poesia e Pintura do poeta António Carlos Santos, com uma pintura a ilustrar poemas do autor. 

GIIL BALDWIN 
gbaldwin10@hotmail.com
A Gill nasceu em Londres em 1948. Viveu e trabalhou em Educação na Grã-Bretanha e em Espanha. Vive em Viana do Castelo desde 2007 onde redescobriu a sua paixão pela pintura inspirada na beleza da região, na sua cultura e na sua gente. Nos últimos anos tem feito parte do grupo ”Ver & Fazer”, no atelier do pintor Rui Pinto, com quem participou em várias exposições. Gosta de pintar aguarelas e óleos. Agora pertence ao grupo GIRARTE. Tem sido influenciada, na sua pintura a óleo, pelos impressionistas. Nos seus quadros esforça-se por captar a luz, as cores e as tradições do Norte de Portugal. 

LOUISE READY 
Telemóvel - 914294241
Louise Ready nasceu em 1939. Começou a pintar quando veio morar em Viana do Castelo, há mais de oito anos. Pintou nos ateliês de Rui Pinto e Meira Rego. Não tem um estilo específico, mas gosta de pintar o movimento e a luz. Ela tem, no entanto, uma mente aberta e gosta de experimentar várias técnicas e temas. Participou em diversas exposições coletivas. 

RITA ARANTES 
arantes.rita@gmail.com
Nasceu na Meadela, Viana do Castelo, em 1957. Possui uma pós graduação em Arte Contemporânea, pela Escola Superior Artística do Porto. Frequentou o curso de desenho da Figura Humana na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Concluíu uma pós graduação em Literatura Infantil, na vertente de Ilustração, da Universidade do Minho. É licenciada em Educação. Frequentou vários workshops de desenho, pintura e fotografia. Participou em inúmeras exposições individuais e coletivas de pintura e fotografia. Das últimas exposições constam: XIX Bienal de Arte de Cerveira 2017; exposição coletiva na Ordem dos Advogados, Viana do Castelo; Arte Maio, Viana do Castelo e Lethesart 2018, Ponte de Lima.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Hoje, 6 de janeiro, é dia de…

A igreja de São Domingos acolher a tradicional “Adoração dos Reis Magos”. O evento tem início às 21h30 e contará, além do presépio ao vivo interpretado pelos grupos de teatro da CIRC e À Margem, com um concerto de Natal pelo Coral Polifónico de Viana do Castelo. No final será oferecido vinho quente com maçã assada, canela e mel. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Adeus, Natal!

Viana do Castelo já começou a retirar as decorações natalícias. O Dia de Reis, celebrado a 6 de janeiro, funciona como data simbólica para “fechar” o período das Festas de Natal. Até para o ano (2026/2027). 📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo