Avançar para o conteúdo principal

Três símbolos da cidade de Viana


Esta foto ressalta alguns símbolos da cidade de Viana do Castelo. Conheça um pouco da história de cada um.

TEMPLO-MONUMENTO DE SANTA LUZIA 
Imponente Templo de granito dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, teve a sua construção iniciada em 1904. Abriu ao culto em 22 de Agosto de 1926 já depois da morte do seu autor o arquiteto Miguel Ventura Terra. Porém, as obras do exterior do templo só foram concluídas no final do ano de 1943 e as do interior em 1959. 

HOTEL DE SANTA LUZIA (atual Pousada Viana do Castelo)
Projetado pelo mesmo arquiteto do Templo de Santa Luzia, Miguel Ventura Terra, começou a ser construído no ano de 1900, tendo ficado ao abandono em 1903. Só em 1918 é que se deu início à sua reabilitação, sendo inaugurado no ano de 1921. 

FAROL DE SANTIAGO DA BARRA
Construído em ferro forjado no interior do Castelo de Santiago da Barra, começou a funcionar no ano de 1888. A altura sobre o nível do mar é de 14,8 metros. A altura em metros sobre o terreno é de 9,5 metros. É muito semelhante ao farol existente junto à Igreja de Nossa Senhora d’Agonia.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A tradição e a etnografia na “Páscoa Doce” em Viana do Castelo

Viana do Castelo celebra a Páscoa com um conjunto de iniciativas que destacam as tradições e a identidade local. No âmbito da iniciativa Páscoa Doce, no dia 12 de abril, o centro histórico da cidade será palco de diversas atividades organizadas pela VianaFestas e o pelo Museu do Traje, promovendo a cultura e a fé que marcam esta época festiva. Entre os destaques do programa está o Workshop de Palmitos, onde os participantes poderão aprender a confecionar os tradicionais palmitos, decorados com flores artificiais. O Feirão da Páscoa reunirá os Grupos Folclóricos da região, recriando um mercado tradicional, enquanto o Museu do Traje dinamizará atividades interativas para aproximar o público das tradições pascais vianenses. “A execução do Palmito Vianense está relacionada com as celebrações religiosas do Domingo de Ramos, pois, estes eram levados e benzidos na Igreja Paroquial. Nas usanças locais, e ainda associado ao período Pascal, nas freguesias vianenses, era costume o “Mordomo da Cru...

Páscoa Doce em Viana

A Praça da República de Viana do Castelo a enfeitar-se para a Páscoa. 📸 9 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Acontece em Viana…

Nesta manhã de sábado (12), entre outras iniciativas, está a acontecer em Viana do Castelo: Feirão da Patanisca, Workshop de Palmitos, Workshop Ovos da Páscoa, Feira de Artesanato, exposição “Páscoa com Tradição” e Campeonato do Mundo de TrialGP. 📸 12 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo