Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Festival de Folclore Internacional termina hoje na Praça da República

A 22ª edição do Festival de Folclore Internacional Alto Minho termina este domingo, 22 de julho, em Viana do Castelo.
Entre 16 e 22 de julho, o evento trouxe a Viana do Castelo grupos de seis países, além de sete grupos folclóricos do concelho. Durante sete dias, as formações atuaram em vários locais da cidade e também em Galas na Praça da República.

Para hoje, último dia do Festival, o programa da edição 2018 tem agendado, a partir das 17H30 atuações/desfile pelas Ruas da cidade (Estação – Avenida – Praça da Liberdade) e às 22h00 a GALA DE ENCERRAMENTO na Praça da República, com a participação dos grupos folclóricos da Polónia, Itália, Colômbia, Bolívia, Guiné Bissau, México, Portugal e participação especial do Grupo Etnofolclórico RENASCER de Areosa.

O dia de ontem, entre as 10H00 e as 13H00, ficou marcado pela exibição de danças dos grupos participantes em diferentes locais da cidade e ainda pela Mostra de Produtos na Praça da República (Ver fotos).

(clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)
















MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Estátua do Caramuru já mora na Praia Norte

A estátua do Caramuru foi retirada no passado mês de maio do local onde se encontrava há dez anos, na Praça do República, e acaba de ser colocada na Praia Norte junto ao restaurante Scala. As operações decorreram durante a tarde desta quinta-feira. O conjunto escultórico composto por duas figuras, Caramuru e sua esposa Paraguaçu, fundido a bronze com cinco metros de altura, foi inaugurado na passagem do ano de 2008 para 2009. Desde o dia da sua inauguração que a polémica estátua é alvo das críticas da população, devido à dimensão e enquadramento arquitetónico no local mais nobre da cidade. Depois de tanta contestação, o Caramuru conhece novos horizontes. A escultura destinada a homenagear o Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, navegador natural de Viana do Castelo que naufragou no Brasil em 1508, foi encomendada pela Câmara de Viana ao mestre José Rodrigues. QUEM FOI CARAMURU?    “Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, natural de Viana do Castelo, foi um destemido navega...