Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Festival de Folclore Internacional termina hoje na Praça da República

A 22ª edição do Festival de Folclore Internacional Alto Minho termina este domingo, 22 de julho, em Viana do Castelo.
Entre 16 e 22 de julho, o evento trouxe a Viana do Castelo grupos de seis países, além de sete grupos folclóricos do concelho. Durante sete dias, as formações atuaram em vários locais da cidade e também em Galas na Praça da República.

Para hoje, último dia do Festival, o programa da edição 2018 tem agendado, a partir das 17H30 atuações/desfile pelas Ruas da cidade (Estação – Avenida – Praça da Liberdade) e às 22h00 a GALA DE ENCERRAMENTO na Praça da República, com a participação dos grupos folclóricos da Polónia, Itália, Colômbia, Bolívia, Guiné Bissau, México, Portugal e participação especial do Grupo Etnofolclórico RENASCER de Areosa.

O dia de ontem, entre as 10H00 e as 13H00, ficou marcado pela exibição de danças dos grupos participantes em diferentes locais da cidade e ainda pela Mostra de Produtos na Praça da República (Ver fotos).

(clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)
















MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Concentração Motard Viana 2026

Concentração onde são esperados entre 5 a 7 de junho, cerca de 2.500 motards, junto ao monumento a Viana do Castelo, no espaço entre o Castelo de Santiago da Barra e os Estaleiros Navais. Três dias com muita animação, muita música, espetáculos, convívio e espírito motard, com entrada livre. 📸 6 junho 2026 | @olharvianadocastelo

O Mercado dos Descobrimentos vai passar por aqui

Mais um cantinho do centro histórico a preparar-se para receber o Mercado dos Descobrimentos (18 a 21 de junho). Porta Mexia Galvão, um local emblemático e cultural que acolhe ao longo de cada ano diversos eventos na cidade de Viana do Castelo. 📸 junho 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Ruas de Viana coloridas no Dia do Corpo de Deus

A tradição ainda é o que era e tapetes de flores (e não só) voltam a colorir ruas de Viana do Castelo neste Dia do Corpo de Deus. 📸 4 junho 2026 | @olharvianadocastelo