Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Gaivotas urbanas em expansão


Na cidade de Viana do Castelo é cada vez mais notório o aumento do número de gaivotas a aventurarem-se pelo centro da cidade e não estão apenas de passagem.
O problema é tal, que já chegaram queixas à autarquia a relatar casos de pessoas atacadas ou reclamações relacionadas com excrementos na via pública, porque fazem barulho…
A Câmara de Viana do Castelo, através do vereador do Ambiente e Biodiversidade, Ciência, Inovação e Conhecimento, Ricardo Carvalhido, apelou à população da cidade para armazenar bem o lixo e depositá-lo nos locais apropriados, não ter alimento disponível no exterior das casas e acabar com o hábito de as alimentar com restos, como forma de minimizar o aumento e comportamento daquelas aves.

Comentários

  1. Acho a atitude do vereador muito sensata. O problema é o lixo deixado mal protegido e o hábito de as alimentar e isso está dependente da civilidade da população vianense.
    Querer uma intervenção directa da Câmara é criar um novo problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I agree that very often the human being is the source of the problem and not the animal. Similar problem here in Germany - not so much from sea-gulls but from pigeons instead.

      Eliminar
  2. Entretanto na rua de Aveiro, em frente ao PDoce, decorre a céu aberto uma obra que mete nojo mesmo às gaivotas!

    ResponderEliminar
  3. As gaivotas não tem culpa o homem destroi a fauna e habit . As espécies lutam pela sobrevivencia. As cegonhas e gaivotas procuram no lixo a alimentação.
    O clima tem alterado e a fauna e alimentos das especies escasseiam. O resto é conversa da treta adequada ao momento . Tudo tem uma explicação em funçao dos interesses.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo, manhã de 16 março 2023, com tempo nublado e períodos de chuva.

Torre da Roqueta

A Torre da Roqueta, no castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, foi construída para defesa da entrada da barra nos princípios do século XVI. Desempenhou funções de vigia permanente das águas do Atlântico e do rio Lima, sendo ao longo dos tempos também utilizada como prisão e estação meteorológica. Considerada insuficiente, a Torre da Roqueta foi ampliada em fortaleza por D. Sebastião e, depois, por D. Filipe I, dando origem à atual fortaleza (mais conhecida por castelo) de Santiago da Barra. São muitos os vianenses e turistas que a visitam. Para proporcionar uma maior segurança, existe numa das laterais das escadas que dão acesso ao cimo da referida torre, um corrimão que serve de apoio para descer ou subir as escadas. Acontece que esse corrimão, feito em ferro, encontra-se bastante deteriorado (frágil, enferrujado e falta corrimão em parte). Para evitar acidentes, é urgente que seja mantido em bom estado de conservação.

Viana Granfondo 2023

Foram 1700 os atletas à partida do Viana Granfondo Europcar 2023, que se realizou hoje, 19 de março. A prova teve uma distância de 131km na versão Granfondo. Houve também duas distâncias mais curtas, uma denominada Mediofondo, com a extensão de 84km, e o Minifondo, com 62km. Os percursos, com partida e chegada à cidade de Viana do Castelo, compreenderam passagens por concelhos como Ponte de Lima, Paredes de Coura ou Caminha Os vencedores em femininos e masculinos nas três distâncias: ISABELLA HERVEY | Vencedora Granfondo GONÇALO FREITAS | Vencedor Granfondo MARLENE SEARA | Vencedora Mediofondo PEDRO PINHEIRO | Vencedor Mediofondo JOANA FERREIRA | Vencedora Minifondo JORGE SALGADO | Vencedor Minifondo

A mirar Viana do Castelo

Miradouros do monte de Santa Luzia.