Avançar para o conteúdo principal

VIANA | A música está de volta ao coreto do Jardim


O Coreto do Jardim Público Marginal de Viana do Castelo voltou a receber boa música ontem, 7 de julho, com a BANDA FILARMÓNICA CHINO D.E.S., Estado da Califórnia - U.S.A..
Durante a realização da Feira do Livro (7 a 22 de julho) o Coreto vai ser palco de diversas atuações. A animar as noites da Feira vão passar pelo Coreto:

DOM/08 22H00
 | BAETA & COMPANHIA 
SEG/09 22H00 | 
RITA BRAGA 
TER/10 22H00 | ÁLVARO MAIO 
QUA/11 22H00 | MATAEE banda de rock progressivo 
QUI/12 22H00 | 
ANA FERREIRA com JORGE NANDE 
SEX/13 22H00
 | VOZES DE VIANA 
SÁB/14 22H00
 | CAVAQUINHOS DE OUTEIRO 
DOM/15 22H00 | PHOLE 
SEG/16 22H00 | TRIO MÚSICA INSTRUMENTAL com guitarra portuguesa 
TER/17 22H00 | THE HURT FINGERS 
QUA/18 22H00 | ZEPAM - Associação Musical 
QUI/19 22H00 | EMMY CURL

Consulte AQUI, toda a programação da Feira do Livro.

Construído no inicio da década 30 do século passado, o “Coreto da Beira Rio” está implantado no Jardim Público Marginal de Viana do Castelo.  
Símbolo de uma época em que o lazer e a festa faziam parte da rua, nos últimos anos tem sido utilizado muito esporadicamente. Longe vão os tempos em que neste Coreto atuavam com relativa frequência diversas bandas de música que, com os seus concertos, davam vida e alegria ao Jardim Marginal de Viana do Castelo.  
Este e outros coretos que ainda existem na cidade, só servem presentemente de decoração, muito raramente cumprem o fim para que foram criados. É pena que não tenham, de vez em quando, uma banda a tocar. Era uma tradição que merecia voltar a ser mais frequente.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

A famosa travessia do rio Lima pelos romanos

Nas duas margens do rio Lima (na margem direita está o general Decius Junius Brutus no seu cavalo e na margem esquerda os soldados), em frente à Vila de Ponte de Lima, foi erguido no ano de 2009 um Monumento Evocativo da Lenda do Rio Lethes – o Rio do Esquecimento, que desperta a curiosidade dos milhares de visitantes que acodem a esta vila minhota. O que diz a Lenda de um acontecimento com mais de vinte e um séculos: Comandadas por Decius Junius Brutus, as hostes romanas atingiram a margem esquerda do Lima no ano 135 a.C.. A beleza do lugar as fez julgarem-se perante o lendário Rio Lethes, que apagava todas as lembranças da memória de quem o atravessasse.  Os soldados negaram-se a atravessá-lo. Então, o comandante passou e, da outra margem, chamou a cada soldado pelo seu nome. Assim lhes provou não ser esse o Rio do Esquecimento.