VIANA | Plantas que escolheram morar nas dunas do Canto Marinho

No cordão dunar da Praia do Canto Marinho, em Carreço (Viana do Castelo), sobrevivem plantas que formam uma barreira natural de defesa contra o avanço do mar. Capazes de se adaptar às condições agrestes da orla costeira (ventos fortes, temperatura, salinidade, escassez de nutrientes e água no solo…), são elas que contribuem para a fixação das areias e estabilidade dos sistemas dunares.
Com o objetivo de evitar que os frequentadores desta praia andem por cima das dunas e plantas, existem passadiços sobrelevados em madeira, paralelos e perpendiculares ao mar, que permitem o acesso à praia.

PRAIA DO CANTO MARINHO 
A praia de Canto Marinho foi classificada pelo Ministério do Ambiente como Praia Dourada, pela qualidade dos seus ambientes naturais, cénicos e geológicos. 
Uma visita à mesma, pelos passadiços, constitui um percurso ambiental de elevada qualidade, possibilitando a observação de valores peculiares do ponto de vista paisagístico, geológico, florístico e faunístico. 
Esteve entre as três finalistas na categoria de “Praias Selvagens”, na eleição das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, concurso realizado em 2012.

(clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)













Comentários

Mensagens populares deste blogue

CASA VALENÇA | Estabelecimento comercial fundado em 1839

Nova ponte para Viana contemplada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

Para ver a banda … tocar!

Portão do Passamano