Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Sugestões para aproveitar o fim de semana

Se não tem planos para os próximos dias, em Viana do Castelo não faltam boas razões para sair de casa. Escolha entre Feira do Livro, Rali, Teatro ou Festejo dos Santos Populares.
O fim de semana começa só sábado, no entanto, já esta sexta-feira 6 de julho, não perca o Festejo dos Santos Populares no Largo Maestro José Pedro.
Veja algumas sugestões para aproveitar o fim de semana em Viana do Castelo.

6 de julho | Festejo dos Santos Populares 
No Largo Maestro José Pedro, a partir das 18h00 não vão faltar os petiscos, bebidas e sobremesas. Às 22h00 haverá desfile das Marchas da Ribeira, de Suportela e da Zé Pedro. Depois, às 23h00 terá início o Baile Popular com a Orquestra ZEPAM.



7 de julho | Eixpressões – Encontro de Teatro Popular do Noroeste Peninsular 
Decorre este ano a oitava edição do Encontro de Teatro Popular do Noroeste Peninsular. 
A apresentação das manifestações populares ocorrerão pelas 22h00 na Praça das Artes - Jardim Público Marginal. Antes haverá uma breve exibição na Praça do Eixo Atlântico, seguindo-se o início do desfile pelo centro histórico da cidade com a participação dos grupos Bombos e Gigantones de Darque (Viana do Castelo), Desembarco Vikingo, de Catoira (Pontevedra), Pauliteiras de Malhadas, de Miranda do Douro, Danza de Pobladura de Playo Garcia, de León, Caretos de Parada, de Bragança, Caretos de Ousilhão de Vinhais e Folión “Os Viticultores", de Vilamartin Valdeorra.


7 e 8 de julho | Rali de Viana do Castelo 
A 7ª edição do Rali de Viana do Castelo acontece nos dias 7 e 8 de julho e conta, este ano, com 84 inscritos. De destacar a super especial noturna na noite de sábado, junto ao navio-museu Gil Eanes. 
Nesta edição do Rali marcam presença 16 equipas de Viana do Castelo, incluindo uma das duas equipas femininas presentes no evento. Vão participar nomes de destaque, incluindo Fernando Peres, três vezes Campeão Nacional de Ralis; Adruzilo Lopes, também três vezes Campeão Nacional de Ralis e Vítor Pascoal, Campeão Nacional de Ralis GT. 
O centro operacional da prova mantém-se, como vem sendo hábito, no Centro Cultural de Viana do Castelo junto ao navio Gil Eanes. O parque de assistência este ano regressa ao Campo da Agonia bem no centro da cidade. 
Veja AQUI os troços e horários do Rali VIana do Castelo.



7 a 22 de julho | Feira do Livro de Viana do Castelo 
O Jardim Público acolhe a 38ª edição da Feira do Livro de Viana do Castelo, um evento que contempla cerca de 70 iniciativas, entre apresentação de livros e sessões de autógrafos, animação infantil, música, teatro, dança, workshops e oficinas, contando ainda com exposições. 
Durante as duas semanas de duração, a Feira do Livro, que vai trazer à cidade mais de meia centena de livreiros, funciona das 17h00 às 24h00.
Veja AQUI toda a Programação.


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Dia de pescar por Carreço (Viana do Castelo). Praia de Paçô

Local muito procurado por pescadores lúdicos para usufruírem de momentos de lazer, relaxamento, convívio e contemplação. Passam horas na praia à espera que um qualquer peixe possa “picar”.

Viana do Castelo prepara-se para receber o Festival de Folclore Internacional Alto Minho

Entre os dias 13 e 19 de julho, Viana do Castelo irá receber grupos oriundos da Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Países Baixos e Portugal, que durante vários dias encherão as ruas e palcos de música, dança, cor e alegria. O programa do XXVIII Festival de Folclore Internacional Alto Minho, contempla grandes galas na Praça da República e no Casino Afifense, atuações em instituições de solidariedade social, desfile pelas ruas da cidade, tasquinhas e momentos de convívio. Amanhã, 10 de Julho, sexta-feira, a partir das 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), terá lugar a Abertura da Exposição "Cartazes com História". As Galas da Praça da República de Viana do Castelo : 14 de Julho | Terça-feira 21h30 - Gala de Boas-Vindas 17 de Julho | Sexta-feira 21h30 - Gala do Encontro de Culturas 18 de Julho | Sábado 21h30 - Gala da Despedida 📸 9 julho | @olharvianadocastelo  Consulte o programa completo👇

Imagem do Sagrado Coração de Jesus

A estátua do Sagrado Coração de Jesus, feita em bronze, é da autoria do escultor Aleixo Queirós Ribeiro. Inicialmente, no ano de 1898, foi erigida mesmo em frente da capela de Santa Luzia, demolida em 1926, para dar lugar à construção do Templo-Monumento do Sagrado Coração de Jesus (Templo de Santa Luzia).  Depois de concluído o Templo do Sagrado Coração de Jesus (Templo de Santa Luzia), que veio substituir a antiga capela, foi esta estátua colocada num nicho aberto na fachada do novo Templo.

Ponte Eiffel celebra 140.º aniversário

Inaugurada a 30 de junho de 1878, a Ponte Eiffel, um ícone da cidade de Viana do Castelo, celebra este sábado 140 anos de existência. Uma obra emblemática e excecional de engenharia, considerada, na altura, um marco no desenvolvimento da cidade. Projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel e construída pela Casa Eiffel de Paris, veio substituir a ponte de madeira que ligava as duas margens do Rio Lima, entre Darque e Viana do Castelo.  Com dois tabuleiros sobrepostos para a circulação ferroviária no inferior e rodoviária e pedestre no superior, é composta por uma estrutura metálica com 562,44 metros de comprimento e oito de largura, apoiada em nove pilares. Para comemorar esta data a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Infraestruturas de Portugal e a Association des Descendants de Gustave Eiffel vão levar a cabo um conjunto de iniciativas, inseridas num programa de comemorações que pode ser visto AQUI . (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) ...