Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Sugestões para aproveitar o fim de semana

Se não tem planos para os próximos dias, em Viana do Castelo não faltam boas razões para sair de casa. Escolha entre Feira do Livro, Rali, Teatro ou Festejo dos Santos Populares.
O fim de semana começa só sábado, no entanto, já esta sexta-feira 6 de julho, não perca o Festejo dos Santos Populares no Largo Maestro José Pedro.
Veja algumas sugestões para aproveitar o fim de semana em Viana do Castelo.

6 de julho | Festejo dos Santos Populares 
No Largo Maestro José Pedro, a partir das 18h00 não vão faltar os petiscos, bebidas e sobremesas. Às 22h00 haverá desfile das Marchas da Ribeira, de Suportela e da Zé Pedro. Depois, às 23h00 terá início o Baile Popular com a Orquestra ZEPAM.



7 de julho | Eixpressões – Encontro de Teatro Popular do Noroeste Peninsular 
Decorre este ano a oitava edição do Encontro de Teatro Popular do Noroeste Peninsular. 
A apresentação das manifestações populares ocorrerão pelas 22h00 na Praça das Artes - Jardim Público Marginal. Antes haverá uma breve exibição na Praça do Eixo Atlântico, seguindo-se o início do desfile pelo centro histórico da cidade com a participação dos grupos Bombos e Gigantones de Darque (Viana do Castelo), Desembarco Vikingo, de Catoira (Pontevedra), Pauliteiras de Malhadas, de Miranda do Douro, Danza de Pobladura de Playo Garcia, de León, Caretos de Parada, de Bragança, Caretos de Ousilhão de Vinhais e Folión “Os Viticultores", de Vilamartin Valdeorra.


7 e 8 de julho | Rali de Viana do Castelo 
A 7ª edição do Rali de Viana do Castelo acontece nos dias 7 e 8 de julho e conta, este ano, com 84 inscritos. De destacar a super especial noturna na noite de sábado, junto ao navio-museu Gil Eanes. 
Nesta edição do Rali marcam presença 16 equipas de Viana do Castelo, incluindo uma das duas equipas femininas presentes no evento. Vão participar nomes de destaque, incluindo Fernando Peres, três vezes Campeão Nacional de Ralis; Adruzilo Lopes, também três vezes Campeão Nacional de Ralis e Vítor Pascoal, Campeão Nacional de Ralis GT. 
O centro operacional da prova mantém-se, como vem sendo hábito, no Centro Cultural de Viana do Castelo junto ao navio Gil Eanes. O parque de assistência este ano regressa ao Campo da Agonia bem no centro da cidade. 
Veja AQUI os troços e horários do Rali VIana do Castelo.



7 a 22 de julho | Feira do Livro de Viana do Castelo 
O Jardim Público acolhe a 38ª edição da Feira do Livro de Viana do Castelo, um evento que contempla cerca de 70 iniciativas, entre apresentação de livros e sessões de autógrafos, animação infantil, música, teatro, dança, workshops e oficinas, contando ainda com exposições. 
Durante as duas semanas de duração, a Feira do Livro, que vai trazer à cidade mais de meia centena de livreiros, funciona das 17h00 às 24h00.
Veja AQUI toda a Programação.


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Concentração Motard Viana 2026

Concentração onde são esperados entre 5 a 7 de junho, cerca de 2.500 motards, junto ao monumento a Viana do Castelo, no espaço entre o Castelo de Santiago da Barra e os Estaleiros Navais. Três dias com muita animação, muita música, espetáculos, convívio e espírito motard, com entrada livre. 📸 6 junho 2026 | @olharvianadocastelo

O Mercado dos Descobrimentos vai passar por aqui

Mais um cantinho do centro histórico a preparar-se para receber o Mercado dos Descobrimentos (18 a 21 de junho). Porta Mexia Galvão, um local emblemático e cultural que acolhe ao longo de cada ano diversos eventos na cidade de Viana do Castelo. 📸 junho 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)