Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Sugestões para aproveitar o fim de semana

Se não tem planos para os próximos dias, em Viana do Castelo não faltam boas razões para sair de casa. Escolha entre Feira do Livro, Rali, Teatro ou Festejo dos Santos Populares.
O fim de semana começa só sábado, no entanto, já esta sexta-feira 6 de julho, não perca o Festejo dos Santos Populares no Largo Maestro José Pedro.
Veja algumas sugestões para aproveitar o fim de semana em Viana do Castelo.

6 de julho | Festejo dos Santos Populares 
No Largo Maestro José Pedro, a partir das 18h00 não vão faltar os petiscos, bebidas e sobremesas. Às 22h00 haverá desfile das Marchas da Ribeira, de Suportela e da Zé Pedro. Depois, às 23h00 terá início o Baile Popular com a Orquestra ZEPAM.



7 de julho | Eixpressões – Encontro de Teatro Popular do Noroeste Peninsular 
Decorre este ano a oitava edição do Encontro de Teatro Popular do Noroeste Peninsular. 
A apresentação das manifestações populares ocorrerão pelas 22h00 na Praça das Artes - Jardim Público Marginal. Antes haverá uma breve exibição na Praça do Eixo Atlântico, seguindo-se o início do desfile pelo centro histórico da cidade com a participação dos grupos Bombos e Gigantones de Darque (Viana do Castelo), Desembarco Vikingo, de Catoira (Pontevedra), Pauliteiras de Malhadas, de Miranda do Douro, Danza de Pobladura de Playo Garcia, de León, Caretos de Parada, de Bragança, Caretos de Ousilhão de Vinhais e Folión “Os Viticultores", de Vilamartin Valdeorra.


7 e 8 de julho | Rali de Viana do Castelo 
A 7ª edição do Rali de Viana do Castelo acontece nos dias 7 e 8 de julho e conta, este ano, com 84 inscritos. De destacar a super especial noturna na noite de sábado, junto ao navio-museu Gil Eanes. 
Nesta edição do Rali marcam presença 16 equipas de Viana do Castelo, incluindo uma das duas equipas femininas presentes no evento. Vão participar nomes de destaque, incluindo Fernando Peres, três vezes Campeão Nacional de Ralis; Adruzilo Lopes, também três vezes Campeão Nacional de Ralis e Vítor Pascoal, Campeão Nacional de Ralis GT. 
O centro operacional da prova mantém-se, como vem sendo hábito, no Centro Cultural de Viana do Castelo junto ao navio Gil Eanes. O parque de assistência este ano regressa ao Campo da Agonia bem no centro da cidade. 
Veja AQUI os troços e horários do Rali VIana do Castelo.



7 a 22 de julho | Feira do Livro de Viana do Castelo 
O Jardim Público acolhe a 38ª edição da Feira do Livro de Viana do Castelo, um evento que contempla cerca de 70 iniciativas, entre apresentação de livros e sessões de autógrafos, animação infantil, música, teatro, dança, workshops e oficinas, contando ainda com exposições. 
Durante as duas semanas de duração, a Feira do Livro, que vai trazer à cidade mais de meia centena de livreiros, funciona das 17h00 às 24h00.
Veja AQUI toda a Programação.


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Escavação arqueológica está a destapar construções antigas

Continuam as escavações arqueológicas no terreno onde está a ser construído o novo mercado municipal de Viana do Castelo. Nas fotografias captadas no dia 30 de abril de 2026 (ver galeria em baixo) é possível ver os vestígios já destapados, que poderão pertencer ao antigo mosteiro de S. Bento (século XVI) e ao primitivo mercado municipal da cidade (1892-1965). 📸 30 abril 2026 | @olharvianadocastelo

A tradição das “Maias”

Hoje, dia 1 de maio, cumpriu-se uma tradição que ainda se mantém bem viva na cidade de Viana do Castelo, é as varandas dos edifícios da Praça da República aparecerem enfeitadas com as tradicionais “Maias”, ou coroas de flores. A exposição é promovida pela Câmara Municipal e hoje, como em todos os anos, lá estão as “Maias” a embelezar aquela que é considerada a “sala de visitas” de Viana do Castelo. Transcrevo um texto retirado do site da RTAM, que explica o porquê desta tradição das "Maias".  A Maia, chamada, também, "Rainha do Maio", ou "Rosa do Maio", era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual havia descantes toda a noite (1.º de Maio); outras vezes, uma menina coroada com flores, que se enfeitava com o vestido branco, jóias, etc., sendo colocada num trono florido, e venerada todo o dia com danças e cantares.  Esta festa, sem dúvida com reminiscências pagãs (celtas-romanas), foi proibida várias vezes (caso de Lisboa onde em 1402, p...

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

O MANTO FLORIDO de Mazarefes e o ARCO FESTIVO de Vila Mou são duas das maiores atrações do “Viana Florida”

Imponente e ornamentado com flores naturais, o ARCO FESTIVO , é o ex-libris da freguesia de Vila Mou, no concelho de Viana do Castelo. A Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora da Encarnação, em parceria com a Junta de Freguesia de Torre e Vila Mou, foi quem ornamentou e levantou o Arco no jardim público de Viana do Castelo. O MANTO FLORIDO de Mazarefes (freguesia do concelho de Viana do Castelo) é composto por mais de quinze mil flores "bordadas" pela comunidade de Mazarefes. O Manto, que surgiu na edição da Romaria da Senhora das Boas Novas e São José de Mazarefes 2026, está agora em Viana do Castelo, sendo uma das maiores atrações do “Viana Florida”. 📸 maio 2026 | @olharvianadocastelo