Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Sugestões para aproveitar o fim de semana

Se não tem planos para os próximos dias, em Viana do Castelo não faltam boas razões para sair de casa. Escolha entre Feira do Livro, Rali, Teatro ou Festejo dos Santos Populares.
O fim de semana começa só sábado, no entanto, já esta sexta-feira 6 de julho, não perca o Festejo dos Santos Populares no Largo Maestro José Pedro.
Veja algumas sugestões para aproveitar o fim de semana em Viana do Castelo.

6 de julho | Festejo dos Santos Populares 
No Largo Maestro José Pedro, a partir das 18h00 não vão faltar os petiscos, bebidas e sobremesas. Às 22h00 haverá desfile das Marchas da Ribeira, de Suportela e da Zé Pedro. Depois, às 23h00 terá início o Baile Popular com a Orquestra ZEPAM.



7 de julho | Eixpressões – Encontro de Teatro Popular do Noroeste Peninsular 
Decorre este ano a oitava edição do Encontro de Teatro Popular do Noroeste Peninsular. 
A apresentação das manifestações populares ocorrerão pelas 22h00 na Praça das Artes - Jardim Público Marginal. Antes haverá uma breve exibição na Praça do Eixo Atlântico, seguindo-se o início do desfile pelo centro histórico da cidade com a participação dos grupos Bombos e Gigantones de Darque (Viana do Castelo), Desembarco Vikingo, de Catoira (Pontevedra), Pauliteiras de Malhadas, de Miranda do Douro, Danza de Pobladura de Playo Garcia, de León, Caretos de Parada, de Bragança, Caretos de Ousilhão de Vinhais e Folión “Os Viticultores", de Vilamartin Valdeorra.


7 e 8 de julho | Rali de Viana do Castelo 
A 7ª edição do Rali de Viana do Castelo acontece nos dias 7 e 8 de julho e conta, este ano, com 84 inscritos. De destacar a super especial noturna na noite de sábado, junto ao navio-museu Gil Eanes. 
Nesta edição do Rali marcam presença 16 equipas de Viana do Castelo, incluindo uma das duas equipas femininas presentes no evento. Vão participar nomes de destaque, incluindo Fernando Peres, três vezes Campeão Nacional de Ralis; Adruzilo Lopes, também três vezes Campeão Nacional de Ralis e Vítor Pascoal, Campeão Nacional de Ralis GT. 
O centro operacional da prova mantém-se, como vem sendo hábito, no Centro Cultural de Viana do Castelo junto ao navio Gil Eanes. O parque de assistência este ano regressa ao Campo da Agonia bem no centro da cidade. 
Veja AQUI os troços e horários do Rali VIana do Castelo.



7 a 22 de julho | Feira do Livro de Viana do Castelo 
O Jardim Público acolhe a 38ª edição da Feira do Livro de Viana do Castelo, um evento que contempla cerca de 70 iniciativas, entre apresentação de livros e sessões de autógrafos, animação infantil, música, teatro, dança, workshops e oficinas, contando ainda com exposições. 
Durante as duas semanas de duração, a Feira do Livro, que vai trazer à cidade mais de meia centena de livreiros, funciona das 17h00 às 24h00.
Veja AQUI toda a Programação.


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

“Fábrica de Louça da Meadela” a fazer história desde 1947

A fábrica de louça de Viana sedeada no Lugar do Cais Novo, na freguesia de Darque, Viana do Castelo, iniciou a sua produção de faiança no ano de 1774, vindo a encerrar em1855.  Só passados noventa e dois anos, em 1947, é que é fundada a Empresa de Cerâmica Regional Vianense, Lda., mais conhecida por Fábrica da Meadela, com o objectivo de retomar a tradição da cerâmica artística vianense.  Produzida em porcelana, distingue-se por ser totalmente pintada à mão e cozida a uma temperatura de 1400º, que lhe dá uma resistência que outras não possuem.  Tendo nos últimos anos adoptado a denominação de “Louça Regional de Viana”, produz peças não só decorativas mas também utilitárias e funcionais que podem ser utlizadas no dia a dia.  A louça regional utilitária e decorativa que esta fábrica produz baseia-se em três motivos distintos: motivos religiosos, florais e brasões de famílias antigas que tiveram a sua história na cidade de Viana. Produz igualmente reproduções ...

VIANA BATE FORTE está de volta: três palcos, 15 artistas

A Praça da República, Praça da Liberdade e Praça da Erva voltam a acolher nas noites de 11 e 12 de setembro, o VIANA BATE FORTE. Nesta 9ª edição, o Festival vai acolher 15 espetáculos sempre de entrada livre. Destaque para nomes consagrados da música portuguesa, como Santos & Pecadores, UHF, David Fonseca, Lena d’Água e Expensive Soul. 11 DE SETEMBRO  PALCO DA LIBERDADE  20h30 Santos & Pecadores 22h30 Expensive Soul 00h30 Agir PALCO DA REPÚBLICA  21h30 Diana Vilarinho  23h30 Souls of Fire PALCO DA ERVA  23h00 O Abominável 01h00 Youth Yard  12 DE SETEMBRO PALCO DA LIBERDADE   20h30 Paulo de Carvalho  22h30 UHF  00h30 David Fonseca PALCO DA REPÚBLICA 21h30 Lena D’Água 23h30 Motherflutters  01h30 O Simples Mente  PALCO DA ERVA  23h00 Malaboos  01h00 Rufia Terno

Já começou a Mostra Gastronómica na Ribeira de Viana

Durante dois dias, 28 e 29 de agosto, a Mostra Gastronómica vai acontecer no Largo de Santa Catarina, celebrando os saberes, os sabores e as tradições da Ribeira de Viana. Entre as 12h00 e as 24h00, vai poder saborear a típica gastronomia daquela zona ribeirinha, acompanhada de muita animação musical  📸 28 agosto 2026 | @olharvianadocastelo

Hoje há cascata de fogo na ponte Eiffel

Adiada devido às condições meteorológicas, a Serenata da Romaria d’Agonia realiza-se este sábado (24h00), em Viana do Castelo. Com uma duração prevista entre 20 e 23 minutos, a Serenata reúne mais de 700 mil efeitos pirotécnicos, distribuídos por mais de 25 posições de lançamento no rio Lima e na Ponte Eiffel, numa operação que envolve mais de 50 profissionais. O rio Lima será o grande palco flutuante da Serenata, enquanto a Ponte Eiffel receberá um dos momentos mais emblemáticos da noite. A monumental cascata de fogo em toda a sua extensão, este ano acompanhada por novos elementos multimédia. O adiamento obrigou a uma operação logística exigente. Toda a estrutura que se encontrava instalada no rio e na ponte teve de ser desmontada por razões de segurança e novamente preparada para este sábado, mantendo-se intacto o desenho artístico inicialmente previsto.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)