Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Sugestões para aproveitar o fim de semana

Se não tem planos para os próximos dias, em Viana do Castelo não faltam boas razões para sair de casa. Escolha entre Feira do Livro, Rali, Teatro ou Festejo dos Santos Populares.
O fim de semana começa só sábado, no entanto, já esta sexta-feira 6 de julho, não perca o Festejo dos Santos Populares no Largo Maestro José Pedro.
Veja algumas sugestões para aproveitar o fim de semana em Viana do Castelo.

6 de julho | Festejo dos Santos Populares 
No Largo Maestro José Pedro, a partir das 18h00 não vão faltar os petiscos, bebidas e sobremesas. Às 22h00 haverá desfile das Marchas da Ribeira, de Suportela e da Zé Pedro. Depois, às 23h00 terá início o Baile Popular com a Orquestra ZEPAM.



7 de julho | Eixpressões – Encontro de Teatro Popular do Noroeste Peninsular 
Decorre este ano a oitava edição do Encontro de Teatro Popular do Noroeste Peninsular. 
A apresentação das manifestações populares ocorrerão pelas 22h00 na Praça das Artes - Jardim Público Marginal. Antes haverá uma breve exibição na Praça do Eixo Atlântico, seguindo-se o início do desfile pelo centro histórico da cidade com a participação dos grupos Bombos e Gigantones de Darque (Viana do Castelo), Desembarco Vikingo, de Catoira (Pontevedra), Pauliteiras de Malhadas, de Miranda do Douro, Danza de Pobladura de Playo Garcia, de León, Caretos de Parada, de Bragança, Caretos de Ousilhão de Vinhais e Folión “Os Viticultores", de Vilamartin Valdeorra.


7 e 8 de julho | Rali de Viana do Castelo 
A 7ª edição do Rali de Viana do Castelo acontece nos dias 7 e 8 de julho e conta, este ano, com 84 inscritos. De destacar a super especial noturna na noite de sábado, junto ao navio-museu Gil Eanes. 
Nesta edição do Rali marcam presença 16 equipas de Viana do Castelo, incluindo uma das duas equipas femininas presentes no evento. Vão participar nomes de destaque, incluindo Fernando Peres, três vezes Campeão Nacional de Ralis; Adruzilo Lopes, também três vezes Campeão Nacional de Ralis e Vítor Pascoal, Campeão Nacional de Ralis GT. 
O centro operacional da prova mantém-se, como vem sendo hábito, no Centro Cultural de Viana do Castelo junto ao navio Gil Eanes. O parque de assistência este ano regressa ao Campo da Agonia bem no centro da cidade. 
Veja AQUI os troços e horários do Rali VIana do Castelo.



7 a 22 de julho | Feira do Livro de Viana do Castelo 
O Jardim Público acolhe a 38ª edição da Feira do Livro de Viana do Castelo, um evento que contempla cerca de 70 iniciativas, entre apresentação de livros e sessões de autógrafos, animação infantil, música, teatro, dança, workshops e oficinas, contando ainda com exposições. 
Durante as duas semanas de duração, a Feira do Livro, que vai trazer à cidade mais de meia centena de livreiros, funciona das 17h00 às 24h00.
Veja AQUI toda a Programação.


MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Bom domingo!

Convite a sentar. O calor convida à praia, mas também a… outras tarefas. Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo está prevista uma temperatura máxima de 25° em Viana do Castelo.

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.