Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Três noites de jazz grátis e ao ar livre para ver e ouvir


Arranca esta noite mais uma edição do Jazz na Praça da Erva. De 26 a 28 de julho, vianenses e visitantes vão ter oportunidade de assistir a um programa de três noites repletas de música.
A 27ª edição abre esta noite com a atuação dos holandeses Jean Paul Rena and His Band. Antes, pelas 17h00, os Desbundixie – Dixieband e animadores de rua entram em ação numa performance itinerante entre a Praça da Erva, Praça da República e centro histórico da cidade.

Conheça o que há para ver e ouvir ao longo do Festival: 

26 DE JULHO DE 2018 | QUINTA-FEIRA | PRAÇA DA ERVA 
21H30 - A Praça da Erva acolhe os holandeses Jean Paul Rena and His Band.
22H45 - Vítor Bacalhau Trio sobe ao mesmo palco.

27 DE JULHO DE 2018 | SEXTA-FEIRA | PORTA MEXIA GALVÃO 
21H30 - A Porta Mexia Galvão acolhe Let The Jam Roll.

27 DE JULHO DE 2018 | SEXTA-FEIRA | PRAÇA DA ERVA 
22H45 - Terá lugar o concerto comemorativo dos vinte anos do projeto Lokomotiv.

28 DE JULHO DE 2018 | SÁBADO | PORTA MEXIA GALVÃO 
21H30 - A Porta Mexia Galvão recebe Raphsody in Blue, com Francisco Martins e Banda Musical de Monção.

28 DE JULHO DE 2018 | SÁBADO | PRAÇA DA ERVA 
22H45 - O Festival encerra com Just Soul Orchestra.

NOTA: Em caso de mau tempo, os concertos são transferidos para o Teatro Municipal Sá de Miranda.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Empreitada do novo mercado de Viana parada sem data para recomeçar

As obras de construção do novo mercado tinham sido iniciadas em setembro de 2025, mas foram entretanto interrompidas por, segundo informação do presidente da Câmara de Viana do Castelo “terem aumentado a área de escavações depois de descobertos achados arqueológicos”. O retomar da obra vai depender do que for encontrado durante as escavações arqueológicas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.