ROMARIA D’AGONIA | Tapetes para a Senhora Passar

Hoje, 20 de agosto, último dia da Romaria, é o dia consagrado a Nossa Senhora d’Agonia, padroeira dos pescadores da Ribeira de Viana do Castelo.
Logo pela manhã aconteceu um dos momentos mais apreciados dos festejos, a visita aos Tapetes da Ribeira. São dezenas de toneladas de sal, de várias cores, utilizados para embelezar as ruas desta zona piscatória da cidade. A Ribeira ganha uma vida diferente e encanta os muitos milhares de vianenses e visitantes que têm a possibilidade de admirar estes tapetes.
À tarde, a partir das 14H30, celebra-se uma missa em honra da santa padroeira seguindo-se a admirável Procissão ao Mar e ao Rio, momento para os pescadores rogarem à Senhora d’Agonia que lhes conceda bom mar. Na volta, as Ruas da Ribeira enfeitadas com tapetes coloridos são percorridas pela procissão.











Comentários

  1. Muito Bom, mesmo Muito Bom! É um condão, um privilégio morar na Ribeira em Viana.

    ResponderEliminar
  2. Gostava de saber o que a câmara faz ao sal? Onde o reaproveita? Devolve-o ao mar? Ou é considerado lixo e vai criar problemas de infiltrações nos níveis freáticos. Gostava de ter resposta. O sal não é biodegradável como as flores ou os verdes.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Enorme máquina giratória vai “triturar” mais de 15 mil toneladas de materiais dos 13 andares do prédio Coutinho

Queixa contra desconstrução do prédio Coutinho arquivada pelo MP

Morreu a ''PALMIRINHA''

Laboratório do mar com minissubmarino e aquário abriu em Viana do Castelo