Avançar para o conteúdo principal

ROMARIA D’AGONIA | Tapetes para a Senhora Passar

Hoje, 20 de agosto, último dia da Romaria, é o dia consagrado a Nossa Senhora d’Agonia, padroeira dos pescadores da Ribeira de Viana do Castelo.
Logo pela manhã aconteceu um dos momentos mais apreciados dos festejos, a visita aos Tapetes da Ribeira. São dezenas de toneladas de sal, de várias cores, utilizados para embelezar as ruas desta zona piscatória da cidade. A Ribeira ganha uma vida diferente e encanta os muitos milhares de vianenses e visitantes que têm a possibilidade de admirar estes tapetes.
À tarde, a partir das 14H30, celebra-se uma missa em honra da santa padroeira seguindo-se a admirável Procissão ao Mar e ao Rio, momento para os pescadores rogarem à Senhora d’Agonia que lhes conceda bom mar. Na volta, as Ruas da Ribeira enfeitadas com tapetes coloridos são percorridas pela procissão.











MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Com vinte anos de atraso, a principal avenida de Viana vai ser 100% pedonal e ajardinada

O encerramento permanente a todos os veículos motorizados e pedonalizacão da avenida dos Combatentes da Grande Guerra, é a promessa com cerca de duas décadas que vai finalmente avançar, após a aprovação de Concurso Público.  O Concurso Público para a empreitada de "Pedonalização e ajardinamento da avenida dos Combatentes da Grande Guerra” já está a decorrer, terminando o prazo para apresentação das propostas em 27-04-2026 às 17:00. Com prazo de execução de 180 dias, a empreitada de reconversão desta avenida visa a valorização do espaço público e a promoção da mobilidade suave no centro histórico da cidade. Assim será após a reconversão a avenida dos Combatentes da Grande Guerra👇

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Praça da República recebe atividades da Páscoa Doce

Manhã de sábado, na Praça da República de Viana do Castelo. (Feirão da Patanisca, Atividades Infantis e Workshop de Palmitos. Iniciativas inseridas na programação do evento Páscoa Doce) 📸 28 março 2026 | @olharvianadocastelo