ROMARIA D’AGONIA | Tapetes para a Senhora Passar

Hoje, 20 de agosto, último dia da Romaria, é o dia consagrado a Nossa Senhora d’Agonia, padroeira dos pescadores da Ribeira de Viana do Castelo.
Logo pela manhã aconteceu um dos momentos mais apreciados dos festejos, a visita aos Tapetes da Ribeira. São dezenas de toneladas de sal, de várias cores, utilizados para embelezar as ruas desta zona piscatória da cidade. A Ribeira ganha uma vida diferente e encanta os muitos milhares de vianenses e visitantes que têm a possibilidade de admirar estes tapetes.
À tarde, a partir das 14H30, celebra-se uma missa em honra da santa padroeira seguindo-se a admirável Procissão ao Mar e ao Rio, momento para os pescadores rogarem à Senhora d’Agonia que lhes conceda bom mar. Na volta, as Ruas da Ribeira enfeitadas com tapetes coloridos são percorridas pela procissão.











Comentários

  1. Muito Bom, mesmo Muito Bom! É um condão, um privilégio morar na Ribeira em Viana.

    ResponderEliminar
  2. Gostava de saber o que a câmara faz ao sal? Onde o reaproveita? Devolve-o ao mar? Ou é considerado lixo e vai criar problemas de infiltrações nos níveis freáticos. Gostava de ter resposta. O sal não é biodegradável como as flores ou os verdes.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Programa da Romaria de 2021 com momentos ‘online’ e eventos com público

“Casa dos Alpuim” com fachada reabilitada

Floreiras dão novo colorido ao Largo João Tomás da Costa