Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Castelo que dá nome à cidade, é cenário de desleixo e esquecimento (com imagens)

Um ponto turístico muito visitado da cidade de Viana do Castelo está completamente esquecido e a necessitar de uma limpeza urgente. Trata-se do Castelo de Santiago da Barra.
Plantas e arbustos a invadir as muralhas e fossos e o lixo espalhado por vários sítios exteriores do Castelo, completam o cenário do que deveria ser um dos cartões postais da cidade.
Pela importância histórica e cultural deste monumento, pede-se mais cuidado e atenção ao espaço. A situação atual é desagradável e inaceitável.

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana da Foz do Lima foi elevada a cidade, distinção concedida pela Rainha D. Maria II, atribuindo-lhe o nome de Viana do Castelo. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. 

O Castelo Santiago da Barra teve início na construção de uma torre - a Torre da Roqueta - para defesa da barra de Viana em 1567/68 e, poucos anos depois, de um pequeno fortim de planta rectangular.
Posteriormente, sob o reinado de Filipe I de Portugal, o fortim foi remodelado e ampliado, sob o traço do arquitecto e engenheiro militar italiano Fllipo Terzi, no ano de 1589. O forte, que assistiu a vários momentos históricos como a capitulação da guarnição espanhola aquando da Restauração da Independência, apresenta uma planta pentagonal com muralhas reforçadas por baluartes triangulares. A sua entrada é feita por uma ponte sob o fosso que a circunda e que conduz a um arco onde se pode ver o brasão de D. João de Sousa, governador do forte em 1700 e rematado pelos escudos das armas de Portugal. No seu interior, pode ser encontrada a Capela de Santiago, um edifício central e um paiol. 
Classificado como Imóvel de Interesse Público por decreto de 24 de Janeiro de 1967, o Castelo alberga a sede da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Escola de Hotelaria da cidade.










MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Com vinte anos de atraso, a principal avenida de Viana vai ser 100% pedonal e ajardinada

O encerramento permanente a todos os veículos motorizados e pedonalizacão da avenida dos Combatentes da Grande Guerra, é a promessa com cerca de duas décadas que vai finalmente avançar, após a aprovação de Concurso Público.  O Concurso Público para a empreitada de "Pedonalização e ajardinamento da avenida dos Combatentes da Grande Guerra” já está a decorrer, terminando o prazo para apresentação das propostas em 27-04-2026 às 17:00. Com prazo de execução de 180 dias, a empreitada de reconversão desta avenida visa a valorização do espaço público e a promoção da mobilidade suave no centro histórico da cidade. Assim será após a reconversão a avenida dos Combatentes da Grande Guerra👇

“Queima do Judas”, Viana do Castelo cumpriu a tradição

Neste sábado, 4 de abril, a tradição da “Queima do Judas” voltou a cumprir-se na Ribeira de Viana. O Campo do Castelo encheu-se de gente para assistir ao ritual popular da “Queima do Judas”. Esta iniciativa de índole pagã, teve início com um cortejo que percorreu algumas ruas da cidade, culminando no Campo do Castelo onde, antes do Judas ser queimado, foi feita a leitura de um testamento no qual, de forma satírica, são visadas figuras e factos da vida local ou nacional. 📸 4 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Ontem foi o Dia da Mentira…

O Olhar Viana do Castelo aderiu a esta “brincadeira” e, como manda a tradição, publicou uma notícia que vem hoje, dia 2 de abril desmentir. Houve quem acreditasse (pelo menos por alguns momentos) na noticia que “Com vinte anos de atraso, a principal avenida de Viana vai ser 100% pedonal e ajardinada”. Tal não é verdade, mas que era uma boa ideia, lá isso era! Principalmente no 1 de abril, o Dia da Mentira, convém desconfiar das notícias que aparentemente são demasiado boas ou estranhas para serem verdade. Não se deve mentir, mas neste dia estamos “autorizados” a publicar notícias inventadas, pequenas “petas” para enganar os mais distraídos.