Avançar para o conteúdo principal

VIANA | O novo Pavilhão do Atlântico visto por dentro e por fora

O mais recente equipamento desportivo de Viana do Castelo, o Pavilhão do Atlântico (1.345.777,63€), foi durante esta semana destaque em vários sites internacionais de arquitetura. O pavilhão desportivo está localizado junto à Avenida do Atlântico, em Viana do Castelo.
Projetado por Valdemar Coutinho Arquitectos sob encomenda da Câmara Municipal de Viana do Castelo, este Pavilhão Desportivo vai dar apoio à escola EB 2,3 Pedro Barbosa e em complementaridade ser utilizado pela comunidade em geral.

CARATERISTICAS DO PAVILHÃO DO ATLÂNTICO 
A superfície de prática desportiva é de 650 m2 (essencialmente para jogar voleibol e basquetebol) com um pé-direito de 7,50m, com 4 blocos independentes de Vestiários/Balneários, 2 blocos para os atletas, cada um com capacidade para 15 a 20 praticantes e os outros 2 para os treinadores/árbitros.
Na união dos dois corpos desenvolve-se a entrada principal, podendo aí permanecer mais de 50/80 pessoas até alcançarem os lugares sentados. Nesta rótula de união em torno da entrada, foram dimensionados uma Receção, um Posto de Vigilância, uma Cafetaria que funciona pontualmente em função da necessidade, Áreas de Apoio Técnicas, Instalações Sanitárias do Público masculino, feminino e de mobilidade reduzida. 
O pavilhão volumetricamente, em termos gerais, é composto por 2 corpos paralelepípedos (corpo nascente e poente), implantados perpendicularmente entre eles, formando no seu todo um volume único de linhas dinâmicas e sóbrias. O edifício apresenta predominantemente dois materiais de acabamento, o betão aparente e uma placagem de pedra grampeada cinza-azulada. 
A tonalidade geral do edifício é um cinzento, que nos faz lembrar um belo mar cinzento de igual modo no hall de entrada temos vários painéis de azulejo em relevo cinza, alusivos aos crustáceos e algas das praias de Viana do Castelo, executado pelo artista plástico Mário Rocha. 

Fotografias retiradas do site: Valdemar Coutinho Arquitectos
© Fotografias: João Morgado














Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana do Castelo ilumina-se para o Natal neste sábado

As iluminações de Natal de Viana do Castelo arrancam este sábado, dia 18, às 18h00. As luzes espalhadas em cerca de 30 arruamentos, largos, praças e entradas da cidade estarão ligadas até ao dia 10 de janeiro de 2024. Os espetáculos multimédia com iluminação sincronizada que diariamente terão lugar na Av. dos Combatentes da Grande Guerra e na árvore de Natal instalada no anfiteatro do jardim da marina, vão decorrer até 10 de janeiro do próximo ano nos seguintes horários: AV. COMBATENTES DA GRANDE GUERRA 18h00 | 19h00 | 20h00 | 21h00 | 22h00 | 23h00* | 24h00* ÁRVORE DE NATAL DA MARINA 18h30 | 19h30 | 20h30 | 21h30 | 22h30 | 23h30* * apenas sexta-feira, sábado e domingo  

Iluminação de Natal chega às ruas de Viana a partir de 18 de novembro

A decoração e iluminação festiva, dinamizada pela Associação Empresarial de Viana do Castelo com o apoio da Câmara Municipal, vai espalhar magia pelas ruas da cidade entre os dias 18 de novembro de 2023 e 10 de janeiro de 2024.  Serão cerca de 30 os arruamentos, largos, praças e entradas da cidade que vão receber ornamentações e iluminações natalícias. Além disso, à semelhança de anos anteriores, haverá espetáculos multimédia com iluminação sincronizada com música, na Avenida Combatentes da Grande Guerra. O Jardim da Marina vai contar com uma árvore de Natal 3D com cerca de 27 metros de altura. Neste espaço haverá igualmente espetáculos multimédia.

VIANA, Coração do Natal

No âmbito do programa “VIANA Coração do Natal 2023”, a magia e o espírito de Natal invadem Viana do Castelo de 8 de dezembro de 2023 até 7 de janeiro de 2024, com a realização de diversas atividades que vão animar 𝐚 cidade. Praça Natal, pista de gelo, minicomboio, carrossel ecológico, Mercado de Natal, animação de rua e animação circense, concertos, atividades infantis, presépios e exposições integram uma programação diversificada com 88 eventos que pretendem dinamizar vários espaços da cidade.  Até 7 de janeiro de 2024, VIANA é o Coração do Natal. PROGRAMAÇÃO : Praça Natal – Pista de gelo – Minicomboio – Carrossel – Mercado de Natal – Animação de Rua – Concertos – Atividades infantis – Presépios – Artesanato – Exposições – Passagem de Ano Exposição “Presépios de Artesanato em Viana do Castelo – 5ª edição”, de 08/12 a 07/01/2024, Antigos Paços do Concelho, piso 0 Sexta 08 dez > 12h00 às 24h00 – Mercado de Natal – Praça da República e Praça da Liberdade > 15h30 às 16h30 – O Bicho

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.