VIANA | O novo Pavilhão do Atlântico visto por dentro e por fora

O mais recente equipamento desportivo de Viana do Castelo, o Pavilhão do Atlântico (1.345.777,63€), foi durante esta semana destaque em vários sites internacionais de arquitetura. O pavilhão desportivo está localizado junto à Avenida do Atlântico, em Viana do Castelo.
Projetado por Valdemar Coutinho Arquitectos sob encomenda da Câmara Municipal de Viana do Castelo, este Pavilhão Desportivo vai dar apoio à escola EB 2,3 Pedro Barbosa e em complementaridade ser utilizado pela comunidade em geral.

CARATERISTICAS DO PAVILHÃO DO ATLÂNTICO 
A superfície de prática desportiva é de 650 m2 (essencialmente para jogar voleibol e basquetebol) com um pé-direito de 7,50m, com 4 blocos independentes de Vestiários/Balneários, 2 blocos para os atletas, cada um com capacidade para 15 a 20 praticantes e os outros 2 para os treinadores/árbitros.
Na união dos dois corpos desenvolve-se a entrada principal, podendo aí permanecer mais de 50/80 pessoas até alcançarem os lugares sentados. Nesta rótula de união em torno da entrada, foram dimensionados uma Receção, um Posto de Vigilância, uma Cafetaria que funciona pontualmente em função da necessidade, Áreas de Apoio Técnicas, Instalações Sanitárias do Público masculino, feminino e de mobilidade reduzida. 
O pavilhão volumetricamente, em termos gerais, é composto por 2 corpos paralelepípedos (corpo nascente e poente), implantados perpendicularmente entre eles, formando no seu todo um volume único de linhas dinâmicas e sóbrias. O edifício apresenta predominantemente dois materiais de acabamento, o betão aparente e uma placagem de pedra grampeada cinza-azulada. 
A tonalidade geral do edifício é um cinzento, que nos faz lembrar um belo mar cinzento de igual modo no hall de entrada temos vários painéis de azulejo em relevo cinza, alusivos aos crustáceos e algas das praias de Viana do Castelo, executado pelo artista plástico Mário Rocha. 

Fotografias retiradas do site: Valdemar Coutinho Arquitectos
© Fotografias: João Morgado














Comentários

  1. o mais bonito e o painel do artista Mario Rocha

    ResponderEliminar
  2. Renovar o pavilhão ao lado onde joga a única equipa que temos numa primeira divisão é que era..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "única equipa que temos numa primeira divisão" ???
      Com certeza que não conhece os clubes das várias modalidades da cidade e os que estão a disputar campeonatos nacionais da primeira divisão! A AJV não é o único.

      Eliminar
  3. Excelente projecto.
    Fará falta olhar algumas localidades do concelho onde falta um polidesportivo ( que pode ser a céu aberto) para a comunidade poder praticar algum desporto colectivo!

    ResponderEliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Depois de vários adiamentos, 5 de junho é a nova data para a abertura do PEUVC

Aconteceu neste dia...

Mulheres "orgulhosas" com quilos de ouro ao peito

Belezas arquitetónicas de Viana