Documentário que retrata festas e romarias de Viana premiado em festival internacional

“Herança”, assim se chama o documentário do vianense Flávio Cruz que dá a conhecer de forma fiel e genuína, os processos de socialização e o ensino de valores culturais e sociais, em algumas das festividades do concelho de Viana do Castelo. Um projeto bem vianense premiado ontem, dia 26 de outubro, no festival ART&TUR - International Tourism Film Festival como melhor documentário internacional na categoria "Etnografia e Sociedade".
Realizado por Flávio Cruz e produzido por Ponto de Vista - Produções Audiovisuais e Câmara Municipal de Viana do Castelo, o documentário estreou em setembro de 2017.

"A herança cultural de uma população é, em sua autenticidade, uma grande riqueza em uma sociedade que, em sua identidade, congrega as histórias antigas e a vontade de perpetuá-las. O documentário “Herança” retrata, de forma fiel e genuína, os processos de socialização e o ensino de valores culturais e sociais, em algumas das festividades do concelho de Viana do Castelo, em Portugal, com o objectivo de proteger o seu património cultural. Essa jornada festiva, que reúne as tradições religiosas e profanas, reforça a consciência de que não existe uma população sem memória, e que é preciso preservar, investigar, reconstruir essa memória e divulgar nossas tradições tornando-as uma prioridade. Esperamos que o “Herança” desperte o nosso sentimento de pertença e nos ligue à defesa de valores e símbolos socioculturais que conferem ao povo português uma riqueza incomensurável." Texto retirado do site do Festival.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desconstrução do prédio Coutinho em Viana do Castelo estimada para setembro ou outubro

World Navigator, construído em Viana

Coroas de flores na Praça assinalam tradição das Maias

Já foi a mais comprida do mundo

Há lixo acumulado há muitos anos em embarcações degradadas no porto de pesca de Viana do Castelo