Avançar para o conteúdo principal

Documentário que retrata festas e romarias de Viana premiado em festival internacional

“Herança”, assim se chama o documentário do vianense Flávio Cruz que dá a conhecer de forma fiel e genuína, os processos de socialização e o ensino de valores culturais e sociais, em algumas das festividades do concelho de Viana do Castelo. Um projeto bem vianense premiado ontem, dia 26 de outubro, no festival ART&TUR - International Tourism Film Festival como melhor documentário internacional na categoria "Etnografia e Sociedade".
Realizado por Flávio Cruz e produzido por Ponto de Vista - Produções Audiovisuais e Câmara Municipal de Viana do Castelo, o documentário estreou em setembro de 2017.

"A herança cultural de uma população é, em sua autenticidade, uma grande riqueza em uma sociedade que, em sua identidade, congrega as histórias antigas e a vontade de perpetuá-las. O documentário “Herança” retrata, de forma fiel e genuína, os processos de socialização e o ensino de valores culturais e sociais, em algumas das festividades do concelho de Viana do Castelo, em Portugal, com o objectivo de proteger o seu património cultural. Essa jornada festiva, que reúne as tradições religiosas e profanas, reforça a consciência de que não existe uma população sem memória, e que é preciso preservar, investigar, reconstruir essa memória e divulgar nossas tradições tornando-as uma prioridade. Esperamos que o “Herança” desperte o nosso sentimento de pertença e nos ligue à defesa de valores e símbolos socioculturais que conferem ao povo português uma riqueza incomensurável." Texto retirado do site do Festival.


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A tradição das “Maias”

Hoje, dia 1 de maio, cumpriu-se uma tradição que ainda se mantém bem viva na cidade de Viana do Castelo, é as varandas dos edifícios da Praça da República aparecerem enfeitadas com as tradicionais “Maias”, ou coroas de flores. A exposição é promovida pela Câmara Municipal e hoje, como em todos os anos, lá estão as “Maias” a embelezar aquela que é considerada a “sala de visitas” de Viana do Castelo. Transcrevo um texto retirado do site da RTAM, que explica o porquê desta tradição das "Maias".  A Maia, chamada, também, "Rainha do Maio", ou "Rosa do Maio", era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual havia descantes toda a noite (1.º de Maio); outras vezes, uma menina coroada com flores, que se enfeitava com o vestido branco, jóias, etc., sendo colocada num trono florido, e venerada todo o dia com danças e cantares.  Esta festa, sem dúvida com reminiscências pagãs (celtas-romanas), foi proibida várias vezes (caso de Lisboa onde em 1402, p...

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

"Viana Florida" vai encher de cor a cidade e freguesias

De 30 de abril a 31 de maio, a iniciativa "Viana Florida" é sinónimo de cor e animação. Feira das Flores e Jardinagem, Festival de Flores, Exposição e Festas Floridas prometem dinamizar a cidade de Viana do Castelo e freguesias do concelho. Do diversificado programa, destaca-se o 30 de abril, dia em que com a utilização de 40.000 flores, têm início os trabalhos de confeção dos arranjos de média dimensão na Praça da República, Praça da Liberdade, Largo Maestro José Pedro e Largo de São Domingos. Consulte o programa completo👇

Viana do Castelo está a ficar mais florida

É o “Viana Florida” que  está a chegar (30 de abril a 31 de maio) Estátua de Viana  📸 21 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Escavação arqueológica está a destapar construções antigas

Continuam as escavações arqueológicas no terreno onde está a ser construído o novo mercado municipal de Viana do Castelo. Nas fotografias captadas no dia 30 de abril de 2026 (ver galeria em baixo) é possível ver os vestígios já destapados, que poderão pertencer ao antigo mosteiro de S. Bento (século XVI) e ao primitivo mercado municipal da cidade (1892-1965). 📸 30 abril 2026 | @olharvianadocastelo