Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo finalista do concurso “Municípios do Ano, Portugal 2018”


O Município de Viana do Castelo é um dos finalistas do concurso “Municípios do Ano, Portugal 2018”, promovido pela Universidade do Minho, com o Projeto Educativo Escola da Natureza.
O concurso concede nove  distinções regionais e uma distinção nacional e visa reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis nas vilas, cidades e no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade.
Os resultados serão anunciados no próximo dia 16 de novembro, numa cerimónia de Entrega de Prémios a realizar em Guimarães.

Projeto educativo ESCOLA DA NATUREZA 
Trata-se de um projeto que decorre em parceria com os municípios de Esposende e Vila Nova de Cerveira e que permitirá o intercâmbio de alunos dos três municípios parceiros. Serão desenvolvidas ferramentas pedagógicas e de interpretação dos ecossistemas naturais promovendo na comunidade jovem escolar o respeito e valorização da biodiversidade associada aos valores naturais das áreas classificadas.
Pode consultar AQUI o Catálogo Resumo ESCOLA DA NATUREZA.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Serenata da Romaria d’Agonia realiza-se a 27 de setembro

A Serenata da Romaria d’Agonia, espetáculo piromusical considerado um dos momentos mais emblemáticos das festas da cidade de Viana do Castelo, vai realizar-se no próximo dia 27 de setembro, às 00:00, se as condições meteorológicas assim o permitirem. Inicialmente previsto para o domingo da Romaria, em agosto, o espetáculo foi adiado devido aos incêndios que assolaram o país, numa decisão conjunta da organização e da Proteção Civil que levou ao cancelamento dos restantes espetáculos de fogo-de-artifício. Com mais de 100 mil disparos pirotécnicos, uma cachoeira de luz e efeitos multimédia inovadores, a Serenata volta agora a dar cor e som ao cenário natural e único de Viana do Castelo, tendo como palco o rio Lima e a Ponte Eiffel. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

NECTAR: o iate que atrai olhares em Viana do Castelo

O iate de luxo NECTAR encontra-se atracado no cais do Bugio, chamando a atenção de quem passa nas proximidades. Com 65 metros de comprimento, navega sob a bandeira das Ilhas Cayman. 📸 15 setembro | Olhar Viana do Castelo