Avançar para o conteúdo principal

Viana vence concurso Melhores Municípios para Viver


O “Projeto Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica” foi distinguido na Categoria Economia, do concurso “Os Melhores Municípios para Viver" (M2V) 2018, organizado desde 2008 pelo Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC).
O Município de Viana do Castelo vai receber o prémio conquistado, amanhã, dia 16 de outubro, na cerimónia de entrega de prémios que terá lugar pelas 10h00 no Auditório do Madan Parque, na Caparica.
Este concurso tem como objetivo fomentar a Qualidade de Vida (QdV) dos municípios portugueses, premiando projetos nas áreas de intervenção Ambiental, Económico e Social.
O Município de Viana do Castelo já foi vencedor deste concurso em 2017, na categoria Domínio Ambiental, com o Projeto Geoparque do Litoral.

A Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica é constituída por 7 unidades laboratoriais instaladas nas escolas sede de agrupamento: Laboratório de Processamento de Amostras em Sedimentologia, Laboratório de Sondagem Mecânica e Geofísica, Laboratório de Comunicação de Ciência, Laboratório de Processamento de Amostras em Petrologia, Laboratório de Microscopia e Petrografia, Laboratório de Fotogrametria e Laboratório da Memória. Esta rede de laboratórios vai servir 30 investigadores e 3.000 alunos. 
Objetivos: 
• Estimular o conhecimento científico através da descoberta do meio local; 
• Promover o gosto e a prática da ciência em contexto fora da sala de aula; 
• Incentivar o intercâmbio de conhecimentos entre alunos e docentes do concelho e investigadores; 
• Desenvolver a interdisciplinariedade.

Para saber mais sobre a Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica, clique AQUI.

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo, manhã de 16 março 2023, com tempo nublado e períodos de chuva.

Torre da Roqueta

A Torre da Roqueta, no castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, foi construída para defesa da entrada da barra nos princípios do século XVI. Desempenhou funções de vigia permanente das águas do Atlântico e do rio Lima, sendo ao longo dos tempos também utilizada como prisão e estação meteorológica. Considerada insuficiente, a Torre da Roqueta foi ampliada em fortaleza por D. Sebastião e, depois, por D. Filipe I, dando origem à atual fortaleza (mais conhecida por castelo) de Santiago da Barra. São muitos os vianenses e turistas que a visitam. Para proporcionar uma maior segurança, existe numa das laterais das escadas que dão acesso ao cimo da referida torre, um corrimão que serve de apoio para descer ou subir as escadas. Acontece que esse corrimão, feito em ferro, encontra-se bastante deteriorado (frágil, enferrujado e falta corrimão em parte). Para evitar acidentes, é urgente que seja mantido em bom estado de conservação.

Viana Granfondo 2023

Foram 1700 os atletas à partida do Viana Granfondo Europcar 2023, que se realizou hoje, 19 de março. A prova teve uma distância de 131km na versão Granfondo. Houve também duas distâncias mais curtas, uma denominada Mediofondo, com a extensão de 84km, e o Minifondo, com 62km. Os percursos, com partida e chegada à cidade de Viana do Castelo, compreenderam passagens por concelhos como Ponte de Lima, Paredes de Coura ou Caminha Os vencedores em femininos e masculinos nas três distâncias: ISABELLA HERVEY | Vencedora Granfondo GONÇALO FREITAS | Vencedor Granfondo MARLENE SEARA | Vencedora Mediofondo PEDRO PINHEIRO | Vencedor Mediofondo JOANA FERREIRA | Vencedora Minifondo JORGE SALGADO | Vencedor Minifondo

A mirar Viana do Castelo

Miradouros do monte de Santa Luzia.