Avançar para o conteúdo principal

É de Viana. Pavilhão do Atlântico ganha prémio internacional de arquitetura


O Pavilhão do Atlântico de Viana do Castelo venceu o Architecture MasterPrize, na categoria “Architectural Design / Recreational Architecture” (Ver AQUI). O projeto é do gabinete Valdemar Coutinho Arquitectos, de Viana do Castelo. Encomendado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi inaugurado no passado dia 25 de setembro e custou 1.345.777,63€.
O Architecture MasterPrize, um dos mais abrangentes prémios de arquitetura do mundo, anunciou os vencedores deste ano: os projetos arquitetónicos mais inovadores, criativos e inspiradores de todo o mundo. Os vencedores foram selecionados entre mais de mil inscrições de 68 países nas 41 categorias nas disciplinas de arquitetura, design de interiores e arquitetura paisagística.

Conheça os vencedores em todas as categorias AQUI

CARATERISTICAS DO PAVILHÃO DO ATLÂNTICO  
A superfície de prática desportiva é de 650 m2 (essencialmente para jogar voleibol e basquetebol) com um pé-direito de 7,50m, com 4 blocos independentes de Vestiários/Balneários, 2 blocos para os atletas, cada um com capacidade para 15 a 20 praticantes e os outros 2 para os treinadores/árbitros.
Na união dos dois corpos desenvolve-se a entrada principal, podendo aí permanecer mais de 50/80 pessoas até alcançarem os lugares sentados. Nesta rótula de união em torno da entrada, foram dimensionados uma Receção, um Posto de Vigilância, uma Cafetaria que funciona pontualmente em função da necessidade, Áreas de Apoio Técnicas, Instalações Sanitárias do Público masculino, feminino e de mobilidade reduzida.  
O pavilhão volumetricamente, em termos gerais, é composto por 2 corpos paralelepípedos (corpo nascente e poente), implantados perpendicularmente entre eles, formando no seu todo um volume único de linhas dinâmicas e sóbrias. O edifício apresenta predominantemente dois materiais de acabamento, o betão aparente e uma placagem de pedra grampeada cinza-azulada.  
A tonalidade geral do edifício é um cinzento, que nos faz lembrar um belo mar cinzento de igual modo no hall de entrada temos vários painéis de azulejo em relevo cinza, alusivos aos crustáceos e algas das praias de Viana do Castelo, executado pelo artista plástico Mário Rocha. 

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Sabe o que vai acontecer de 3 a 13 de julho?

Em contagem decrescente para o MARGINAL - FESTA NO JARDIM . De 3 a 13 de julho! No Jardim Público e no Jardim Marginal de Viana do Castelo. Animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (3 a 6 de julho, no Anfiteatro da Marina) e Viana STARTS integram a programação. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo Toda a programação em 👇  

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Triste cenário…

Quem visita ou frequenta esta zona da margem direita do rio Lima desde o Parque de Estacionamento do Gil Eannes até à foz, constata que a imagem é degradante: Abandono, degradação do espaço público e lixo. > Artes de pesca e embarcações abandonadas, que são lixo; > Lixo espalhado por todo o lado; > Vegetação alta por cortar; > Atrelados abandonados; > Parque de estacionamento desordenado, com os postes que não estão sinalizados; > Uma área que é a alternativa a Roulottes que fazem o seu parque de estacionamento principalmente ao fim de semana, sem condições nenhumas, um parque selvagem. Esta área poderia ser mais uma das alternativas do estacionamento da cidade, devidamente organizado; > E muito mais, como se pode verificar pelas fotografias abaixo. Esta área portuária é da responsabilidade da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, mas a cidade não pode ficar indiferente à sua degradação e abandono. Viana do Castelo vai mais uma vez receber ...

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.