Avançar para o conteúdo principal

Relíquias fazem história do comércio vianense

A partir da recolha de objetos (fotografias, suportes publicitários, documentos, etc.) de empresas vianenses já desaparecidas ou com mais de 40 anos de atividade, está a decorrer até ao próximo dia 25 de novembro, no rés do chão dos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, em Viana do Castelo, a exposição "Firmas na Tradição Vianense" que dá a conhecer a evolução e o progresso económico, sócio-cultural, tecnológico, de gestão e de comunicação através dos tempos.


Passagem de modelos nas Galerias César

Passagem de modelos nas Galerias César

Passagem de modelos nas Galerias César

Café Filipe, Rua da Bandeira, 50-A

Restaurante Cambão, Rua Nova de Santana

Barbearia Leão, Praça da República

Pastelaria Zé Natário

Talho Arantes

Talho Arantes

Galáxia | Visita do cantor Francês Art Sullivan (1977)

Barbearia Gama, Av. Combatentes Grande Guerra

Barbearia Leão, Praça da República

Auto-Vianense (Garagem Zé Pequeno), fundada em 1937








Eugénio Pinheiro, Lda | Auto de apreensão de mercadoria pela PIDE







MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Sem comentários…

Pela Marina de Viana do Castelo  📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo 

A época da lampreia está aí

No rio Lima, em Viana do Castelo, a faina faz-se entre o estuário e a freguesia de Lanheses, numa extensão aproximada de 10 quilómetros. A época legal da pesca da lampreia no rio Lima ainda agora está no início, prolongando-se até ao mês de abril. Faça sol ou faça chuva, durante este período é habitual ver a azáfama dos pescadores a lançar e recolher redes, na esperança de que alguma lampreia se tenha enredado. Uns têm mais sorte que outros. Cada lanço é sempre uma surpresa, já que tanto podem pescar uma ou mais lampreias, como nenhuma.