Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Fagundes prestes a ter a dignidade e a atratividade que merece

As obras de requalificação da envolvente à Estátua de João Alvares Fagundes, junto ao Navio Museu Gil Eannes, estão prestes a concluir-se. A estátua que perpetua a memória deste navegador vianense, capitão da Terra Nova (Canadá) e descobridor das Ilhas do Bacalhau, está no atual local desde fevereiro de 2004.
Inserida num parque de estacionamento automóvel, rodeada de viaturas, parecia estar ali abandonada, situação que não dava ao monumento a dignidade que ele merece.
Recorde-se que esta estátua, antes da localização atual, encontrava-se desde o ano de 1958 erguida junto ao Jardim Publico Marginal onde se manteve até 1991, altura em que foi deslocada para uma área de terreno conquistada ao rio Lima, em frente ao antigo edifício da alfândega.

JOÃO ÁLVARES FAGUNDES – O Capitão da Terra Nova 
“Natural de Viana, filho de Álvaro Anes Fagundes, deve ter nascido por volta de 1470, em plena época dos descobrimentos. 
A Viagem de João Álvares Fagundes, de que há conhecimento certo, “deve ter sido realizada de Abril a Outubro de 1520” (data referida no pedestal da sua estátua existente em Viana do Castelo, junto ao Rio Lima). 
Faleceu cerca do ano de 1522 e está sepultado na Sé Catedral de Viana do Castelo, na capela do Santo Cristo. 
Por sua morte, D. João III, por alvará régio de 9 de Setembro de 1527, deu fôro de nobreza e carta de brasão a seu sobrinho Pêro Pinto em quem honrava os feitos marítimos de seu tio, João Álvares Fagundes. 
Fagundes teve uma parte na exploração da costa da América Britânica muito maior do que até aqui tem sido admitido ou apreciado,…”

(clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)






Espaço antes da requalificação em curso

Área abrangida pela requalificação em curso

Primeira localização da Estátua de Fagundes, no Jardim Público

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Veleiro encalhado no rio Minho, em Caminha, já se encontra no rio Lima, em Viana do Castelo

Veleiro com bandeira alemã, que encalhou no passado domingo (11) na foz do rio Minho, em Caminha, já se encontra atracado junto à marina de Viana do Castelo. Foi um rebocador de Viana do Castelo que o conseguiu resgatar aproveitando a preia-mar, rebocando-o para o estuário do rio Lima. 📸 13 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

A 4ª edição da “Corrida da Ponte” realizou-se hoje em Viana do Castelo

Hoje, 11 de outubro, Viana do Castelo foi o palco para mais uma edição da “Corrida da Ponte”. Centenas de participantes atravessaram a icónica ponte Eiffel sobre o rio Lima. 📸 11 outubro | @olharvianadocastelodo

Já visitou a Exposição Nacional de Filatelia "VIANNA 2026"?

Uma oportunidade para ver um dos mais importantes eventos filatélicos nacionais, reunindo em Viana do Castelo alguns dos mais prestigiados expositores portugueses, bem como coleções de elevado valor histórico, documental e cultural, numa iniciativa da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva e Federação Portuguesa de Filatelia-APD.  Para ver no Centro Cultural de Viana do Castelo, até 18 outubro 2026, das 09h00-13h00 / 14h30-18h00. A entrada é livre! 📸 14 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Bom dia!

Comece o dia com estas vistas sobre a cidade de Viana do Castelo, a partir da ponte Eiffel. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelodo

Viana do Castelo já começou a montar as decorações de Natal

Estamos a mais de dois meses do Natal, mas Viana do Castelo já começou a preparar a cidade para a época mais mágica do ano.  Este ano, o Natal em Viana do Castelo vai contar com 38 arruamentos iluminados, espetáculos multimédia ao longo da totalidade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e colocação de uma árvore de Natal 3D gigante iluminada no Largo de São Domingos. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. 📸 13 outubro 2026 | @olharvianadocastelo