Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Uma janela virada para o mar

Esta peça escultórica assinala o Alcantilado de Montedor, um dos 5 geossítios classificados como Monumentos Naturais Locais de Viana do Castelo (Alcantilado de Montedor, Pedras Ruivas, Ínsuas do Lima, Canto Marinho e Ribeira de Anha), que constituem o Geoparque Litoral de Viana do Castelo.
Há troços já construídos da Ecovia do Litoral Norte que passam por estes espaços, e permitem visitá-los a pé ou de bicicleta. Há muitos motivos de interesse para explorar.
O geossítio Alcantilado de Montedor corresponde a uma área aproximada de 55 ha, delimitado a norte pelo Forte do Paçô e a sul pela Praia da Cambôa do Marinheiro.

A inscrição gravada na escultura, diz o seguinte: 
O URZAL-TOJAL É UM HABITAT DE BELEZA ÚNICA E DE CONSERVAÇÃO PRIORITÁRIA DA REDE NATURA 2000. ESTÁ ENRAIZADO SOBRE O GRANITO DE MONTEDOR QUE, COM MAIS DE 300 MILHÕES DE ANOS FOI EXUMADO DAS PROFUNDEZAS PELO DESGASTE DAS ROCHAS QUE O COBRIAM E PELA INTENSA ATIVIDADE SISMÍCA, GRAVANDO DESDE HÁ CERCA DE 400 MIL ANOS AS SUBIDAS E DESCIDAS DO NÍVEL DO MAR. A LENTA EVOLUÇÃO CLIMÁTICA QUE ACOMPANHOU ESTAS MUDANÇAS, PATENTE NOS SEDIMENTOS AQUI PRESERVADOS, MOSTRA-NOS QUE HÁ CERCA DE 70 MIL ANOS ESTE LOCAL ERA UM EXTENSO CAMPO DUNAR, COM LAGOS, AFASTADO VÁRIOS QUILÓMETROS DA COSTA. JÁ RECENTEMENTE E DESDE A IDADE DO FERRO, 1200 A 550 ANOS ANTES DE CRISTO, MONTEDOR PRESERVA SALINAS, ARTE RUPESTRE E UM LEGADO ÚNICO, CONHECIDO DESDE A IDADE MÉDIA AS CAMBOAS, COMO A DO MORGADO.

Peça escultórica do Monumento Natural Local do Alcantilado de Montedor, junto à Praia da Cambôa do Marinheiro

Peça escultórica do Monumento Natural Local do Alcantilado de Montedor, junto à Praia da Cambôa do Marinheiro

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Parque de estacionamento Gil Eannes encontra-se "completamente às escuras"

Esta fotografia foi tirada há instantes no parque de estacionamento gratuito Gil Eannes, em Viana do Castelo. Encontram-se estacionadas dezenas de viaturas. Zero iluminação. Não há um poste de iluminação pública ligado. 📸 2 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo