Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Uma janela virada para o mar

Esta peça escultórica assinala o Alcantilado de Montedor, um dos 5 geossítios classificados como Monumentos Naturais Locais de Viana do Castelo (Alcantilado de Montedor, Pedras Ruivas, Ínsuas do Lima, Canto Marinho e Ribeira de Anha), que constituem o Geoparque Litoral de Viana do Castelo.
Há troços já construídos da Ecovia do Litoral Norte que passam por estes espaços, e permitem visitá-los a pé ou de bicicleta. Há muitos motivos de interesse para explorar.
O geossítio Alcantilado de Montedor corresponde a uma área aproximada de 55 ha, delimitado a norte pelo Forte do Paçô e a sul pela Praia da Cambôa do Marinheiro.

A inscrição gravada na escultura, diz o seguinte: 
O URZAL-TOJAL É UM HABITAT DE BELEZA ÚNICA E DE CONSERVAÇÃO PRIORITÁRIA DA REDE NATURA 2000. ESTÁ ENRAIZADO SOBRE O GRANITO DE MONTEDOR QUE, COM MAIS DE 300 MILHÕES DE ANOS FOI EXUMADO DAS PROFUNDEZAS PELO DESGASTE DAS ROCHAS QUE O COBRIAM E PELA INTENSA ATIVIDADE SISMÍCA, GRAVANDO DESDE HÁ CERCA DE 400 MIL ANOS AS SUBIDAS E DESCIDAS DO NÍVEL DO MAR. A LENTA EVOLUÇÃO CLIMÁTICA QUE ACOMPANHOU ESTAS MUDANÇAS, PATENTE NOS SEDIMENTOS AQUI PRESERVADOS, MOSTRA-NOS QUE HÁ CERCA DE 70 MIL ANOS ESTE LOCAL ERA UM EXTENSO CAMPO DUNAR, COM LAGOS, AFASTADO VÁRIOS QUILÓMETROS DA COSTA. JÁ RECENTEMENTE E DESDE A IDADE DO FERRO, 1200 A 550 ANOS ANTES DE CRISTO, MONTEDOR PRESERVA SALINAS, ARTE RUPESTRE E UM LEGADO ÚNICO, CONHECIDO DESDE A IDADE MÉDIA AS CAMBOAS, COMO A DO MORGADO.

Peça escultórica do Monumento Natural Local do Alcantilado de Montedor, junto à Praia da Cambôa do Marinheiro

Peça escultórica do Monumento Natural Local do Alcantilado de Montedor, junto à Praia da Cambôa do Marinheiro

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Bom domingo!

Convite a sentar. O calor convida à praia, mas também a… outras tarefas. Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo está prevista uma temperatura máxima de 25° em Viana do Castelo.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.