Avançar para o conteúdo principal

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves.
A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho.

A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia.

Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves:

(Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)

CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma de um enorme coração de Viana (com mais de três metros de altura), peça icónica da filigrana portuguesa, pacientemente preenchido com talheres de plástico vermelho. Suspenso a partir do eixo, a obra executa um movimento rotativo circular, acompanhado pelo som de três expressivos fados interpretados por Amália Rodrigues. 


SOLITÁRIO, 2018 | Tem a forma de um anel de sete metros de altura, realizado com 112 jantes douradas de automóveis d luxo e coroado por um suposto enorme diamante constituído por 1.324 copos de whisky de cristal. O conjunto traduz num anel de noivado, também designado de «solitário», provavelmente, um dos objetos mais desejados no mundo. 


I´LL BE YOUR MIRROR, 2018 | Dezenas de espelhos - com molduras ricamente decoradas, desenhadas pela artista -, sobrepostos como escamas, para construir uma monumental e surpreendente máscara veneziana. Pesa 2,5 toneladas e é composta por 231 molduras de duplo espelho. 


MARILYN, 2009 | Marilyn assume a forma de um elegante par de sandálias de salto alto, cuja escala ampliada resulta do uso de panelas e respetivas tampas. Posicionado quase simetricamente, o par remete à figura ausente de Marilyn Monroe. 


CALL CENTER, 2014-2016 | Apresenta-se sob a forma de uma enorme pistola Beretta construída com recurso à acumulação de 168 telefones fixos pretos, exatamente do mesmo modelo. 


PAVILLON DE THÉ, 2012 | Uma enorme estrutura em ferro forjado - um bule de chá -, percorrida e decorada com vegetação (plantas de jasmim) 


LILICOPTÈRE, 2012 | Helicóptero Bell 47, onde são utilizadas plumas de avestruz, cristais Swarovski, folha de ouro, tinta industrial, revestimentos com pele tingida gravados a ouro fino, tapetes de Arraiolos, madeira de nogueira e pintura decorativa de imitação de madeira.


A TODO O VAPOR, 2014 | Três espécies de robôs feitos de Ferros de engomar a vapor BOSCH. Reinterpretando o comportamento de pétalas de uma flor, os ferros de engomar abrem e fecham numa surpreendente e sincronizada coreografia. 


BRAGANZA, 2017 | Faiança Rafael Bordalo Pinheiro pintada com vidrado cerâmico e renda em crochê dos Açores.


SOFÁ ASPIRINA, 1997 | Construído a partir de blisters com comprimidos de Aspirina de 500 mg, madeira e vidro. 


WWW.FATIMASHOP, 2002 | Peça que reúne estatuetas fosforescentes de Nossa Senhora de Fátima de diferentes tamanhos. 


NI TE TENGO, NI TE OLVIDO, 2017 | Urinóis de cerâmica e croché de algodão feito à mão.



Joana Vasconcelos durante a Romaria d'Agonia 2014

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Dia de pescar por Carreço (Viana do Castelo). Praia de Paçô

Local muito procurado por pescadores lúdicos para usufruírem de momentos de lazer, relaxamento, convívio e contemplação. Passam horas na praia à espera que um qualquer peixe possa “picar”.

VIANA | Hotel geriátrico instala-se em casa do século XVIII

Uma casa do século XVIII, em pleno centro histórico de Viana do Castelo, abriu portas como hotel geriátrico de 5 estrelas, o primeiro no Alto Minho, num investimento de seis milhões de euros.  Com capacidade para acolher 45 hóspedes, o equipamento, licenciado como ERPI (Estrutura Residencial para Idosos) tem, "neste momento, uma taxa de ocupação de cerca de 40%, a maior parte de Viana do Castelo".  "Além do mercado local, onde a taxa de ocupação inicial está dentro das expectativas, pretendemos, rapidamente, alargar a nossa oferta ao mercado nacional e, sobretudo, ao mercado internacional, em especial aos países nórdicos. Através do estabelecimento de parcerias e desenvolvimento do nosso conceito enquanto produto turístico inovador e diferenciado", afirma Andreia Ferreira directora da nova unidade hoteleira.  A abertura do hotel  - HG Residences - criou "18 postos de trabalho directos e cerca de quatro indirectos", número que "será ajustado à e...

Viana do Castelo prepara-se para receber o Festival de Folclore Internacional Alto Minho

Entre os dias 13 e 19 de julho, Viana do Castelo irá receber grupos oriundos da Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Países Baixos e Portugal, que durante vários dias encherão as ruas e palcos de música, dança, cor e alegria. O programa do XXVIII Festival de Folclore Internacional Alto Minho, contempla grandes galas na Praça da República e no Casino Afifense, atuações em instituições de solidariedade social, desfile pelas ruas da cidade, tasquinhas e momentos de convívio. Amanhã, 10 de Julho, sexta-feira, a partir das 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), terá lugar a Abertura da Exposição "Cartazes com História". As Galas da Praça da República de Viana do Castelo : 14 de Julho | Terça-feira 21h30 - Gala de Boas-Vindas 17 de Julho | Sexta-feira 21h30 - Gala do Encontro de Culturas 18 de Julho | Sábado 21h30 - Gala da Despedida 📸 9 julho | @olharvianadocastelo  Consulte o programa completo👇

Começa hoje o MARGINAL - FESTA NO JARDIM

De 3 a 13 de julho, o Jardim Público e o Jardim Marginal de Viana do Castelo, enchem-se de atividades com o MARGINAL - FESTA NO JARDIM . Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI . 📸 3 julho 2025 | Olhar Viana do Castelo