Avançar para o conteúdo principal

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves.
A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho.

A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia.

Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves:

(Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)

CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma de um enorme coração de Viana (com mais de três metros de altura), peça icónica da filigrana portuguesa, pacientemente preenchido com talheres de plástico vermelho. Suspenso a partir do eixo, a obra executa um movimento rotativo circular, acompanhado pelo som de três expressivos fados interpretados por Amália Rodrigues. 


SOLITÁRIO, 2018 | Tem a forma de um anel de sete metros de altura, realizado com 112 jantes douradas de automóveis d luxo e coroado por um suposto enorme diamante constituído por 1.324 copos de whisky de cristal. O conjunto traduz num anel de noivado, também designado de «solitário», provavelmente, um dos objetos mais desejados no mundo. 


I´LL BE YOUR MIRROR, 2018 | Dezenas de espelhos - com molduras ricamente decoradas, desenhadas pela artista -, sobrepostos como escamas, para construir uma monumental e surpreendente máscara veneziana. Pesa 2,5 toneladas e é composta por 231 molduras de duplo espelho. 


MARILYN, 2009 | Marilyn assume a forma de um elegante par de sandálias de salto alto, cuja escala ampliada resulta do uso de panelas e respetivas tampas. Posicionado quase simetricamente, o par remete à figura ausente de Marilyn Monroe. 


CALL CENTER, 2014-2016 | Apresenta-se sob a forma de uma enorme pistola Beretta construída com recurso à acumulação de 168 telefones fixos pretos, exatamente do mesmo modelo. 


PAVILLON DE THÉ, 2012 | Uma enorme estrutura em ferro forjado - um bule de chá -, percorrida e decorada com vegetação (plantas de jasmim) 


LILICOPTÈRE, 2012 | Helicóptero Bell 47, onde são utilizadas plumas de avestruz, cristais Swarovski, folha de ouro, tinta industrial, revestimentos com pele tingida gravados a ouro fino, tapetes de Arraiolos, madeira de nogueira e pintura decorativa de imitação de madeira.


A TODO O VAPOR, 2014 | Três espécies de robôs feitos de Ferros de engomar a vapor BOSCH. Reinterpretando o comportamento de pétalas de uma flor, os ferros de engomar abrem e fecham numa surpreendente e sincronizada coreografia. 


BRAGANZA, 2017 | Faiança Rafael Bordalo Pinheiro pintada com vidrado cerâmico e renda em crochê dos Açores.


SOFÁ ASPIRINA, 1997 | Construído a partir de blisters com comprimidos de Aspirina de 500 mg, madeira e vidro. 


WWW.FATIMASHOP, 2002 | Peça que reúne estatuetas fosforescentes de Nossa Senhora de Fátima de diferentes tamanhos. 


NI TE TENGO, NI TE OLVIDO, 2017 | Urinóis de cerâmica e croché de algodão feito à mão.



Joana Vasconcelos durante a Romaria d'Agonia 2014

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

As senhas da Revolução

Hoje celebramos os 50 anos do 25 de Abril, a Revolução dos Cravos. Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade e Democracia! Viva Portugal! As senhas da Revolução Foram duas as canções utilizadas como senhas do 25 de Abril. A primeira divulgada pela rádio como sinal para o início da Revolução foi a música “E depois do adeus”, de José Niza, interpretada por Paulo de Carvalho, transmitida (22h55 do dia 24 de abril 1974) pelos Emissores Associados de Lisboa. A segunda foi a música “Grândola, vila morena” de José Afonso, que a Rádio Renascença tocou (00h20 do dia 25 de Abril de 1974). O primeiro sinal destinava-se a preparar as tropas para a saída, e o segundo servia para confirmar o arranque das operações. Na imagem seguinte é apresentada a letra da 1ª estrofe de “E depois do adeus”, canção que serviu como primeira senha da Revolução.

A tradição das “Maias”

Hoje, dia 1 de maio, cumpriu-se uma tradição que ainda se mantém bem viva na cidade de Viana do Castelo, é as varandas dos edifícios da Praça da República aparecerem enfeitadas com as tradicionais “Maias”, ou coroas de flores. A exposição é promovida pela Câmara Municipal e hoje, como em todos os anos, lá estão as “Maias” a embelezar aquela que é considerada a “sala de visitas” de Viana do Castelo. Transcrevo um texto retirado do site da RTAM, que explica o porquê desta tradição das "Maias".  A Maia, chamada, também, "Rainha do Maio", ou "Rosa do Maio", era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual havia descantes toda a noite (1.º de Maio); outras vezes, uma menina coroada com flores, que se enfeitava com o vestido branco, jóias, etc., sendo colocada num trono florido, e venerada todo o dia com danças e cantares.  Esta festa, sem dúvida com reminiscências pagãs (celtas-romanas), foi proibida várias vezes (caso de Lisboa onde em 1402, p...

Coroas de maio

Exposição das coroas de maio nas varandas dos edifícios da Praça da República de Viana do Castelo. Tradição das Maias e do ritual de enfeite de varandas de edifícios elaboradas pelas freguesias do concelho.

"Ler em Viana - Festa do Livro e das Artes” com livros e programação para todos os gostos

Esta iniciativa, criada há quatro anos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, programada e realizada pela Biblioteca Municipal, está de volta ao Centro Cultural de Viana do Castelo de 26 de abril a 4 de maio. Para os 9 dias de duração, o "Ler em Viana - Festa do Livro e das Artes” disponibiliza uma diversificada e apelativa agenda, com dezenas de eventos como: apresentações de livros (sala Couto Viana- Biblioteca Municipal - ver programa específico), música, dança, teatro, recitais de poesia, conversas, iniciativas para crianças e outras celebrações centradas no Livro.  O evento, na sua programação conta com a participação de nomes como Mário Augusto, Ana Zanatti, Sérgio Godinho, Nuno Artur Silva, Manuel Sobrinho Simões, Luís Osório, Samuel Úria, Rodrigo Leão, entre outros. Registe-se ainda a presença de 32 pavilhões destinados à venda de livros e um espaço próprio para sessão de autógrafos. Pode ver toda a programação detalhada AQUI .

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)