Avançar para o conteúdo principal

“Ouvir e falar” | Ciclo de conversas com música em Viana do Castelo

“Ouvir & Falar” é um ciclo de conversas com música promovido por António Victorino d’Almeida e Miguel Leite. Decorre quinzenalmente de janeiro a março, sempre aos sábados, às 21H30, no Teatro Municipal Sá de Miranda em Viana do Castelo.
Este sábado, 9 de fevereiro, é a vez do político que já presidiu à Câmara Municipal de Lisboa e que foi Ministro da Cultura, João Soares, ser convidado para mais uma conversa com música. Nesta sessão vão também marcar presença Nádia Sousa, voz da canção francesa, e Madalena Garcia Reis, pianista.
A primeira conversa deste ciclo, teve lugar no passado dia 5 de janeiro e contou com a presença do músico Mário Laginha, pianista e compositor de referência. No dia 26 de janeiro foi a vez de se apresentar Alice Vieira, escritora e jornalista.
A 23 de fevereiro a iniciativa trará a Viana do Castelo o conceituado ator brasileiro Lima Duarte seguindo-se a 16 de março, Eduardo Isaac, guitarrista clássico argentino, terminando este ciclo de conversas com música a 30 de março, com o antropólogo e sociólogo francês Edgar Morin, bem como a docente franco-portuguesa Isabelle Oliveira.
Na parte artística e musical vão ainda passar pelo palco do Teatro Municipal Sá de Miranda nomes como Gil Godinho na guitarra clássica, Carlos Azevedo Trio com piano, contrabaixo e bateria, bem como o fadista Camané. O Quarteto Contratempus, a soprano Teresa Nunes, Crispim Luz no clarinete, Susana Lima no violoncelo, Brenda Vidal Hermida no piano, a voz de Paulo de Carvalho, o piano de Victor Zamora e o Grupo de Bailarinas de Salsa são também nomes que vão atuar ao longo das próximas três sessões do ciclo de conversas com música “Ouvir e Falar”.
A entrada é livre, mediante levantamento do bilhete no dia do evento, na bilheteira do Teatro Sá de Miranda.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Mercado de Natal vai animar o centro histórico de Viana

Já começaram os trabalhos de montagem do Mercado de Natal da cidade de Viana do Castelo, uma área muito apreciada e visitada na quadra natalícia.   De 5 a 23 de dezembro, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra (entre a Cruz Vermelha e o restaurante Viana Mar) e o Largo Maestro José Pedro (área temática ligada ao chocolate), acolhem em simultâneo o Mercado de Natal, o local perfeito para comprar presentes para o Natal, saborear iguarias regionais e sentir o espírito da época no coração da cidade. Este evento é realizado no âmbito do programa “Viana Coração do Natal”, que enche a cidade de magia, música e tradição. Horário de funcionamento do Mercado de Natal: De 05 a 23 de dezembro de 2025 05 de dezembro – dia de abertura: 12H00 – 23H00 De domingo a quinta: 15H00 – 20H00 Sexta e sábado: 12H00 – 23H00 📸 20 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo

Farol de Montedor, um local privilegiado para contemplar o pôr do sol mais tardio de Portugal continental

É hoje, dia 18 de novembro, às 16h30, que é inaugurada a placa que distingue o Farol de Montedor, em Carreço, Viana do Castelo, como um local privilegiado para contemplar o pôr do sol mais tardio de Portugal continental, no período compreendido entre 27 de março e 15 de setembro. O Farol de Montedor integra a rede “Atlantic Sunset”, que reúne locais privilegiados para desfrutar os últimos pores do Sol da Europa Continental. “Montedor é um lugar situado na freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo, onde foi construído um farol, em 1910, num morro que atinge os 75 metros de altitude. Daqui pode ter-se uma bela perspetiva sobre o litoral e, devido à altitude e à pequena península, apreciar aquele que é o pôr do sol mais tardio de Portugal continental ao longo de toda a Primavera e Verão. Ainda que o Caminho Ocidental para Santiago de Compostela passe junto à igreja matriz, alguns peregrinos - como outros apreciadores destas paisagens marcadas pelo mar, o granito e a ruralidade - ...

No alto do monte…

Pelo monte de Santa Luzia, neste sábado de muito frio na cidade de Viana do Castelo. 📸 22 novembro 2025 | olharvianadocastelo