Avançar para o conteúdo principal

“Ouvir e falar” | Ciclo de conversas com música em Viana do Castelo

“Ouvir & Falar” é um ciclo de conversas com música promovido por António Victorino d’Almeida e Miguel Leite. Decorre quinzenalmente de janeiro a março, sempre aos sábados, às 21H30, no Teatro Municipal Sá de Miranda em Viana do Castelo.
Este sábado, 9 de fevereiro, é a vez do político que já presidiu à Câmara Municipal de Lisboa e que foi Ministro da Cultura, João Soares, ser convidado para mais uma conversa com música. Nesta sessão vão também marcar presença Nádia Sousa, voz da canção francesa, e Madalena Garcia Reis, pianista.
A primeira conversa deste ciclo, teve lugar no passado dia 5 de janeiro e contou com a presença do músico Mário Laginha, pianista e compositor de referência. No dia 26 de janeiro foi a vez de se apresentar Alice Vieira, escritora e jornalista.
A 23 de fevereiro a iniciativa trará a Viana do Castelo o conceituado ator brasileiro Lima Duarte seguindo-se a 16 de março, Eduardo Isaac, guitarrista clássico argentino, terminando este ciclo de conversas com música a 30 de março, com o antropólogo e sociólogo francês Edgar Morin, bem como a docente franco-portuguesa Isabelle Oliveira.
Na parte artística e musical vão ainda passar pelo palco do Teatro Municipal Sá de Miranda nomes como Gil Godinho na guitarra clássica, Carlos Azevedo Trio com piano, contrabaixo e bateria, bem como o fadista Camané. O Quarteto Contratempus, a soprano Teresa Nunes, Crispim Luz no clarinete, Susana Lima no violoncelo, Brenda Vidal Hermida no piano, a voz de Paulo de Carvalho, o piano de Victor Zamora e o Grupo de Bailarinas de Salsa são também nomes que vão atuar ao longo das próximas três sessões do ciclo de conversas com música “Ouvir e Falar”.
A entrada é livre, mediante levantamento do bilhete no dia do evento, na bilheteira do Teatro Sá de Miranda.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

O Navio-Escola Sagres já está em Viana do Castelo

No âmbito das comemorações do Dia da Marinha 2025, que este ano se realiza em Viana do Castelo de 14 a 20 de maio, o Navio-Escola Sagres atracou ontem, 9 de maio, junto à Praça da Liberdade. Este grande veleiro da Marinha Portuguesa irá abrir visitas a partir do dia 14 até 18 de maio, nos seguintes períodos: 10h00 às 12h00 | 14h00 às 18h00 | 20h00 às 22h00. A entrada é gratuita. O NRP Sagres foi construído, em 1937, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), tendo recebido o nome de "Albert Leo Schlageter". Foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã. Em 1962, foi incorporado na Marinha Portuguesa como navio-escola e com o nome Sagres. 📸 9 maio 2025 | Olhar Viana do Castelo

Cerimónia Militar Dia da Marinha 2025

Hoje, 16 de maio, foi tempo de ensaio para a Cerimónia Militar e Desfile das Forças em Parada que amanhã, sábado (17), a partir das 11h00 vão ter lugar no Parque de Estacionamento junto ao Navio-hospital Gil Eannes. Esta sexta-feira (16) irá terminar com um grande concerto ao ar livre na Praça da Liberdade, da Banda da Armada juntamente com a cantora Gisela João, com início às 21h30 e entrada gratuita. Todo o programa do Dia da Marinha 2025 está disponível em: https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Programa-Dia-da-Marinha-2025.aspx 📸 16 maio 2025 | Olhar Viana do Castelo

Ponte Eiffel, em Viana, faz 141 anos

Feita em ferro e desenhada no gabinete de Gustave Eiffel, a ponte que liga as duas margens do Lima, entre a cidade de Viana do Castelo e a vila de Darque, foi inaugurada a 30 de junho de 1878, tendo sido construída para substituir a antiga e precária ponte de madeira. A ponte Eiffel de Viana do Castelo foi a primeira ponte rodoferroviária (de dois tabuleiros sobrepostos) construída em Portugal, tem 645 metros de comprimento e dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) A Ponte Eiffel de Viana do Castelo (1930/1940)

42.° Torneio Nacional Olímpico Jovem

Viana do Castelo encheu-se de muita juventude e alegria nesta manhã de sábado, 17 de maio. A mais emblemática das competições de atletismo jovem em Portugal vai realizar-se entre hoje (17) e amanhã (18) no Estádio Municipal Manuela Machado. O evento, que reúne os melhores talentos dos escalões Sub16 e Sub18 de todo o país, promete dois dias de desporto, convívio e fair play, num ambiente de celebração do atletismo e da juventude. 📸 17 maio 2025 | Olhar Viana do Castelo

Comemorações em Viana do Dia da Marinha 2025 começam amanhã

Em contagem decrescente para as comemorações do Dia da Marinha 2025, que este ano se realiza em Viana do Castelo de 14 a 20 de maio. São diversas as atividades que estão a ser preparadas, nomeadamente exposições, visitas a navios, concertos, batismo de mar, desfile, demonstração naval… Toda a programação AQUI : 📸 13 maio 2025 | Olhar Viana do Castelo