Avançar para o conteúdo principal

“Ouvir e falar” | Ciclo de conversas com música em Viana do Castelo

“Ouvir & Falar” é um ciclo de conversas com música promovido por António Victorino d’Almeida e Miguel Leite. Decorre quinzenalmente de janeiro a março, sempre aos sábados, às 21H30, no Teatro Municipal Sá de Miranda em Viana do Castelo.
Este sábado, 9 de fevereiro, é a vez do político que já presidiu à Câmara Municipal de Lisboa e que foi Ministro da Cultura, João Soares, ser convidado para mais uma conversa com música. Nesta sessão vão também marcar presença Nádia Sousa, voz da canção francesa, e Madalena Garcia Reis, pianista.
A primeira conversa deste ciclo, teve lugar no passado dia 5 de janeiro e contou com a presença do músico Mário Laginha, pianista e compositor de referência. No dia 26 de janeiro foi a vez de se apresentar Alice Vieira, escritora e jornalista.
A 23 de fevereiro a iniciativa trará a Viana do Castelo o conceituado ator brasileiro Lima Duarte seguindo-se a 16 de março, Eduardo Isaac, guitarrista clássico argentino, terminando este ciclo de conversas com música a 30 de março, com o antropólogo e sociólogo francês Edgar Morin, bem como a docente franco-portuguesa Isabelle Oliveira.
Na parte artística e musical vão ainda passar pelo palco do Teatro Municipal Sá de Miranda nomes como Gil Godinho na guitarra clássica, Carlos Azevedo Trio com piano, contrabaixo e bateria, bem como o fadista Camané. O Quarteto Contratempus, a soprano Teresa Nunes, Crispim Luz no clarinete, Susana Lima no violoncelo, Brenda Vidal Hermida no piano, a voz de Paulo de Carvalho, o piano de Victor Zamora e o Grupo de Bailarinas de Salsa são também nomes que vão atuar ao longo das próximas três sessões do ciclo de conversas com música “Ouvir e Falar”.
A entrada é livre, mediante levantamento do bilhete no dia do evento, na bilheteira do Teatro Sá de Miranda.

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

VINCENT RONO e MARIANA MACHADO venceram a prova "Corrida da Ponte"

Decorreu este domingo, 24 de setembro, em Viana do Castelo, a primeira edição da Corrida da Ponte num percurso de 10 km. Com partida e chegada na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, foram percorridas várias ruas de Viana, com passagem pela Ponte Eiffel, onde se efetuou a travessia do rio Lima através da ponte (que dá o nome à prova), em direção ao parque de estacionamento da praia do Cabedelo, retomando depois novamente à cidade. Os vencedores absolutos em masculinos e femininos desta primeira edição da Corrida Ponte foram: > VINCENT RONO | QUÉNIA | SPORTING C P | 00:28:52.823 > MARIANA MACHADO | PORTUGAL | S CLUBE DE BRAGA | 00:33:28.060