Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Invasão de acácias põe em risco urzal-tojal de Montedor

Na freguesia de Carreço (Viana do Castelo), mais propriamente no Alcantilado de Montedor, um dos 5 geossítios classificados como Monumentos Naturais Locais que constituem o Geoparque Litoral de Viana do Castelo, existe uma grande área caracterizada pela presença de vegetação nativa onde predomina a urze e o tojo.
O grau de conservação deste espaço que faz parte da Rede Natura 2000 do concelho de Viana do Castelo é muito preocupante. Assiste-se, nos últimos tempos, a um aumento significativo da superfície ocupada por plantas invasoras do género acácia, que estão a alterar drasticamente este habitat, a ponto de eliminar ou impedir o desenvolvimento das espécies nativas.
O controlo desta espécie invasora é muito mais fácil num estágio inicial, além de se tornar menos dispendioso. Para evitar danos ainda maiores, é necessário atuar urgentemente. A realidade é que elas estão a invadir esta área protegida, e só vai ficar pior, se nada for feito.

(clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)
Vista do urzal-tojal costeiro de Montedor, Viana do Castelo

Vista do urzal-tojal costeiro de Montedor, Viana do Castelo

Vista do urzal-tojal costeiro de Montedor, Viana do Castelo

Vista do urzal-tojal costeiro de Montedor, Viana do Castelo

Vista do urzal-tojal costeiro de Montedor, Viana do Castelo

Vista do urzal-tojal costeiro de Montedor, Viana do Castelo

Vista do urzal-tojal costeiro de Montedor, Viana do Castelo

Vista do urzal-tojal costeiro de Montedor, Viana do Castelo

Vista do urzal-tojal costeiro de Montedor, Viana do Castelo

O urzal-tojal de Montedor na época de floração no ano de 2017, numa altura em que as plantas invasoras ainda não constituíam um problema.






MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Ruas de Viana coloridas no Dia do Corpo de Deus

A tradição ainda é o que era e tapetes de flores (e não só) voltam a colorir ruas de Viana do Castelo neste Dia do Corpo de Deus. 📸 4 junho 2026 | @olharvianadocastelo

Tapetes de flores dão beleza à Vila de Caminha

A Vila de Caminha, amanheceu hoje, quinta-feira, o dia em que se celebra a Festa do Corpo de Deus, com as ruas cobertas de tapetes de flores. Esta tradição muito característica desta Vila do Alto Minho, atrai todos os anos milhares de pessoas, motivadas pela beleza dos tapetes floridos e enfeitados com serrim pintado, verdes e sal. Este ano, o Município de Ponta Delgada deu também o seu contributo na elaboração dos tapetes. Depois de em anos anteriores terem sido convidados os municípios de Arraiolos e Viana do Castelo. (clique em cima da imagem para ampliá-la)

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Concentração Motard Viana 2026

Concentração onde são esperados entre 5 a 7 de junho, cerca de 2.500 motards, junto ao monumento a Viana do Castelo, no espaço entre o Castelo de Santiago da Barra e os Estaleiros Navais. Três dias com muita animação, muita música, espetáculos, convívio e espírito motard, com entrada livre. 📸 6 junho 2026 | @olharvianadocastelo