VIANA | O renascer do estaleiro tradicional localizado à beira-rio

Encerrado há alguns anos devido ao seu estado avançado de degradação, o estaleiro de reparação de embarcações de pesca do Cabedelo, na freguesia de Darque (Viana do Castelo), está a ser reabilitado e modernizado, num investimento de 370 mil euros. Vocacionado para esta atividade suponho que seja o único que presentemente Viana do Castelo ainda dispõe.
Esta obra que visa a melhoria do funcionamento da atividade de reparação e manutenção de embarcações de pesca tradicional junto à ruína existente, compreende “o reordenamento e requalificação das áreas exteriores de circulação e estacionamento de embarcações, a beneficiação das redes de infraestruturas, a recuperação da rampa-varadouro, a instalação de um novo guincho na rampa e a requalificação e expansão da área coberta do estaleiro”.
É também intenção do município de Viana do Castelo promover a visitação deste estaleiro modernizado pelas comunidades escolares, no sentido da incrementação do conhecimento da arte, e da possível captação de novos artífices.

Em tempos, existiram em Viana do Castelo pequenos estaleiros navais de construção/reparação de barcos em madeira, onde se evidenciavam trabalhadores especialmente os carpinteiros e os calafates na construção e reparação dos barcos de madeira de forma artesanal. São os casos dos extintos estaleiros junto às Azenhas de D. Prior, na Argaçosa/Meadela (Viana do Castelo), cuja atividade cessou nos anos setenta do século passado e um outro que funcionou junto ao edifício do Instituto de Socorros a Náufragos, no porto de pesca da Ribeira de Viana. Destes, hoje resta apenas a recordação dos menos jovens.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

O antes e o depois

Flores embelezam espaço público

Dez anos após naufrágio…

Viana Florida 2021