VIANA | Paisagens da minha Terra


Este registo captado junto à Praia de Paçô, Carreço (Viana do Castelo) é um pretexto para mostrar mais uma bela paisagem do concelho de Viana do Castelo. Nesta fotografia observa-se o Forte de Paçô e o passadiço que faz parte da Ecovia do Litoral Norte (Viana do Castelo).

FORTE DE PAÇÔ (Séc. XVII)  
Exemplar da arquitetura militar seiscentista, localiza-se na freguesia de Carreço (Viana do Castelo). Foi construído na segunda metade do século XVII, para suster possíveis ataques espanhóis durante as guerras da Restauração (1640-1668). Implantado em plena praia, a poucos metros do mar, que no Inverno chega a tocar nas suas muralhas, esta fortaleza de Paçô, em conjugação de esforços com os vizinhos fortes do Cão (Âncora) e Vinha (Areosa) evitaria o desembarque de tropas inimigas numa zona onde a costa se apresenta bastante permeável.  Desde 24 de Janeiro de 1967, que este forte se encontra classificado como Imóvel de Interesse Público. 

ECOVIA DO LITORAL NORTE 
Rede de circuitos cicláveis e pedonais de 73 Km, que associam as vertentes culturais e naturais existentes neste território, numa ligação contínua entre os concelhos de Caminha, Viana do Castelo e Esposende.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Programa da Romaria de 2021 com momentos ‘online’ e eventos com público

41ª Feira do Livro de Viana já tem data e programa

Projeto de 1ME quer reabilitar Castelo quatrocentista de Viana do Castelo - TPN

Com o Atlântico mesmo ao lado