VIANA | Paisagens da minha Terra


Este registo captado junto à Praia de Paçô, Carreço (Viana do Castelo) é um pretexto para mostrar mais uma bela paisagem do concelho de Viana do Castelo. Nesta fotografia observa-se o Forte de Paçô e o passadiço que faz parte da Ecovia do Litoral Norte (Viana do Castelo).

FORTE DE PAÇÔ (Séc. XVII)  
Exemplar da arquitetura militar seiscentista, localiza-se na freguesia de Carreço (Viana do Castelo). Foi construído na segunda metade do século XVII, para suster possíveis ataques espanhóis durante as guerras da Restauração (1640-1668). Implantado em plena praia, a poucos metros do mar, que no Inverno chega a tocar nas suas muralhas, esta fortaleza de Paçô, em conjugação de esforços com os vizinhos fortes do Cão (Âncora) e Vinha (Areosa) evitaria o desembarque de tropas inimigas numa zona onde a costa se apresenta bastante permeável.  Desde 24 de Janeiro de 1967, que este forte se encontra classificado como Imóvel de Interesse Público. 

ECOVIA DO LITORAL NORTE 
Rede de circuitos cicláveis e pedonais de 73 Km, que associam as vertentes culturais e naturais existentes neste território, numa ligação contínua entre os concelhos de Caminha, Viana do Castelo e Esposende.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Enorme máquina giratória vai “triturar” mais de 15 mil toneladas de materiais dos 13 andares do prédio Coutinho

Queixa contra desconstrução do prédio Coutinho arquivada pelo MP

Morreu a ''PALMIRINHA''

Laboratório do mar com minissubmarino e aquário abriu em Viana do Castelo