Avançar para o conteúdo principal

São 239 anos de vida. Parabéns Bombeiros Municipais de Viana

A história já é longa, 239 anos já passaram desde do dia da fundação da Companhia da Bomba, a 22 de março de 1780. Com a designação original de Companhia da Bomba, a partir do ano de 1951 passou a designar-se pelo atual nome de Corpo de Bombeiros Municipais de Viana do Castelo, sendo presentemente o terceiro mais antigo de Portugal logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto.
Tudo começou com pouco pessoal e material muito rudimentar, mas hoje certamente com melhores meios, mais conhecimento e melhor preparação que, aliados à dedicação e profissionalismo de todos, contribuem para melhor servir a população de Viana do Castelo.
Parabéns por mais um aniversário e continuem com o trabalho tão importante que prestam à sociedade.

Algumas relíquias que fazem parte do espólio desta corporação, nomeadamente a bomba da fundação, datada de 1787.

Bomba Braçal, 1787

Bomba Picota, 1852

Bomba Perrier, 1856

Bomba Magirus, 1911
CURIOSIDADE 
A ”Caixa de Alarme“ que a foto documenta, encontra-se num recanto de uma fachada da Igreja de S. Domingos, em Viana do Castelo. A data nela inscrita é 1898. 
Estas Caixas de ferro serviam para dar os sinais de alarme no caso de incêndio. Encontravam-se colocadas no enfiamento da torre sineira das igrejas. 
No interior da "Caixa" encontra-se um puxador, ligado a um cabo, que depois de accionado fazia funcionar o badalo do sino. A cidade estava dividida em zonas e os respectivos sinais eram estabelecidos por meio de badaladas cujo número está indicado nas Caixas de ferro fundido, conforme a tabela: 
4 Badaladas - Carmo 
5 Badaladas - Santo António 
6 Badaladas - Misericórdia 
7 Badaladas - Monserrate 
8 Badaladas - S. Domingos 
9 Badaladas - Agonia 
3 Badaladas - Para parar 
O número de Badaladas que identificavam a zona onde o incêndio tinha lugar, eram repetidas nas diversas torres das igrejas existentes na cidade, de minuto a minuto pelo espaço de meia hora, se antes desse intervalo de tempo o incêndio não tivesse sido completamente dominado.

Caixa de Alarme colocada numa parede exterior da Igreja de S. Domingos

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

VIANA BATE FORTE está de volta: três palcos, 15 artistas

A Praça da República, Praça da Liberdade e Praça da Erva voltam a acolher nas noites de 11 e 12 de setembro, o VIANA BATE FORTE. Nesta 9ª edição, o Festival vai acolher 15 espetáculos sempre de entrada livre. Destaque para nomes consagrados da música portuguesa, como Santos & Pecadores, UHF, David Fonseca, Lena d’Água e Expensive Soul. 11 DE SETEMBRO  PALCO DA LIBERDADE  20h30 Santos & Pecadores 22h30 Expensive Soul 00h30 Agir PALCO DA REPÚBLICA  21h30 Diana Vilarinho  23h30 Souls of Fire PALCO DA ERVA  23h00 O Abominável 01h00 Youth Yard  12 DE SETEMBRO PALCO DA LIBERDADE   20h30 Paulo de Carvalho  22h30 UHF  00h30 David Fonseca PALCO DA REPÚBLICA 21h30 Lena D’Água 23h30 Motherflutters  01h30 O Simples Mente  PALCO DA ERVA  23h00 Malaboos  01h00 Rufia Terno

APDL anuncia entrada em operação da Nova Doca Seca n.º 3 em Viana do Castelo

A APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo) anunciou, hoje, na sua página oficial, a entrada em operação da Nova Doca Seca n.º 3 dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, assinalada a 7 de setembro, com a entrada da construção SEFU. Com 117,3 metros de comprimento, 9.259 GT e um calado de 4,65 metros, o SEFU é a primeira construção a utilizar a nova infraestrutura, marcando o início da sua atividade operacional. A nova doca seca, cuja construção está prevista no âmbito do Terceiro Aditamento ao Contrato de Subconcessão, representa um importante reforço da capacidade dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, permitindo ampliar as condições disponíveis para operações de construção e reparação naval. A entrada em operação desta infraestrutura constitui um marco relevante para o Porto de Viana do Castelo, reforçando a sua capacidade de apoio à indústria naval e criando melhores condições para responder a operações de maior dimensão e complexidade. 📸 APDL

Vila Praia de Âncora está em Festa

Entre os dias 9 e 13 de setembro de 2026, Vila Praia de Âncora celebra as Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança. Durante cinco dias, a Festa de Nossa Senhora da Bonança atrai milhares de pessoas a Vila Praia de Âncora, para vivenciarem de perto a fé, a cultura e as tradições marítimas. O programa integra momentos religiosos marcantes, como a emblemática Procissão ao Mar, a Procissão de Velas, Procissão em honra de Nossa Senhora da Bonança, mas também Cortejo Etnográfico “Homens do Mar”, Espetáculos Pirotécnicos, Bandas de música, Fanfarras e Grupos de Bombos. 📸 10 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Rali de Viana do Castelo provoca encerramento do Parque Gil Eannes

A realização do Rali de Viana do Castelo, agendado para 18 (sexta-feira) e 19 (sábado) de setembro de 2026, vai provocar o encerramento do Parque de Estacionamento do Gil Eannes de 15 a 20 de setembro, anunciou hoje a Câmara. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo