Avançar para o conteúdo principal

Viana vai ter um Cable Park

Vai ser instalado na zona interior do espelho de água adjacente ao porto comercial de Viana do Castelo, no leito e margem esquerda do rio Lima, um Cable Park para a prática de Wakeboard, projeto do FeelViana Sport Hotel, situado no Cabedelo (Viana do Castelo).
O Cable Park é uma infraestrutura que permite a prática de Wakeboard sem ser necessário recorrer a uma embarcação. É um desporto náutico praticado com uma prancha tipo snowboard puxada à superfície da água através de um sistema de cabos designado Cable Park, semelhante a um teleférico, permitindo a realização de diversas acrobacias.
Este equipamento está inserido no denominado Wake Park de Viana do Castelo que está previsto entrar em funcionamento no próximo mês de abril, num investimento de quatrocentos mil euros.
O Wake Park, que será dotado de bar e esplanadas, vai permitir a prática de Wakeboard e WakeSurf, através de um sistema de cabos ou através de uma embarcação, bem como a prática de Stand Up Paddle e a realização de aulas de iniciação ao windsurf.
Esta estrutura será uma importante mais valia turística para a cidade, pois vai atrair muitos praticantes de Wakeboard e Wakesurf, desportos náuticos que ali poderão ser praticados todo o ano.

Texto atualizado em 2019.03.06

(clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)
Espelho de água adjacente ao porto comercial de Viana, onde vai ser instalado o Cable Park

Planta de localização do Cable Park em Viana do Castelo

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Era assim em 1962...

Largo das Almas, Viana do Castelo 📷 Manuel da Fonte

Centro histórico com novo bar

No final da tarde desta sexta-feira, na rua do Poço, Viana do Castelo. Acabou de abrir portas um novo bar, o "Bar Bernard", no centro histórico da cidade.

Já abriu o Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo

A espera foi longa, mas hoje, finalmente, o Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo (PEUVC)  abriu sem restrições!  Com cerca de 20 hectares, o PEUVC foi inaugurado em março de 2008 (desde então recebia apenas visitas guiadas para grupos), passa a estar aberto ao público em geral a partir de hoje, 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente. Localizado na margem direita do rio Lima, o PEUVC é diariamente alimentado pela água salobra da maré e pela água doce da ribeira de S. Vicente. É um espaço preparado para atividades de recreio e lazer, de educação ambiental e conservação da natureza, integrado no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA). Espaço muito agradável. Vale a pena a visita. HORÁRIO  21 DE MARÇO a 20 DE SETEMBRO  08H00 / 20H00 TERÇA-FEIRA a DOMINGO  21 DE SETEMBRO a 20 DE MARÇO  09H00 / 17H00 TERÇA-FEIRA a DOMINGO ENCERRADO SEGUNDA-FEIRA  1 DE JANEIRO  DOMINGO DE PÁSCOA  1 DE MAIO  25 DE DEZEMBRO  A ENTRADA É GRATUITA