Avançar para o conteúdo principal

Moinhos de Viana abrem portas aos visitantes este fim de semana

Moinho de vento do Marinheiro | Carreço | Viana do Castelo

No âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que se assinala a 7 de Abril, terá lugar a iniciativa “Moinhos Abertos de Portugal”, que este ano conta com mais de 350 moinhos inscritos, por todo o país. No concelho de Viana do Castelo serão seis aqueles que estarão abertos ao público (alguns a funcionar) para visita gratuita.
A iniciativa pretende chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais, assim como para a necessidade da sua conservação.

Os moinhos que vão estar de portas abertas (dias e horários) no Concelho de Viana do Castelo:

Moinho de Vento do Marinheiro | Moinho de vento de velas trapezoidais de madeira 
Lugar de Montedor - Carreço 
5, 6 e 7 de Abril 2019 (sexta, sábado e domingo) 
10H00 - 13H00 | 15H00 - 18H00

Dia 5 - Velas ao Vento - Demonstração do funcionamento das velas trapezoidais em madeira 

Moinho de Vento do Petisco | Moinho de vento de velas em pano
Lugar de Montedor - Carreço 
5, 6 e 7 de Abril 2019 (sexta, sábado e domingo) 
10H00 - 13H00 | 15H00 - 18H00

Dia 5 - Velas ao Vento - Demonstração do funcionamento das velas em pano
 

Moinho de Maré "As Azenhas de D. Prior" 
CMIA - Rua da Argaçosa - Meadeda 
6 e 7 de Abril 2019 (sábado e domingo) 
10H00 - 13H00 | 15H00 - 18H00 

Moinho de Espantar | Moinho de rodízio simples 
Lugar de Montaria

6 e 7 de Abril de 2019 (sábado e domingo) 
10h00 - 13h00 | 15H00 - 18H00
 

Azenha do Maral 
Lugar de Outeiro

6 e 7 de Abril 2019 (sábado e domingo) 
10h00 - 13h00 | 15H00 - 18H00 

Moinho de Água do Inácio | Moinho de rodízio, de planta retangular 
Vila de Punhe 
6 e 7 de Abril 2019 (sábado e domingo) 
10h00 - 13h00 | 15H00 - 18H00 
Dia 7, às 16h00 - Visita interpretativa, demonstração do processo de moagem do cereal e degustação de broa com mel.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Tapetes de flores dão beleza à Vila de Caminha

A Vila de Caminha, amanheceu hoje, quinta-feira, o dia em que se celebra a Festa do Corpo de Deus, com as ruas cobertas de tapetes de flores. Esta tradição muito característica desta Vila do Alto Minho, atrai todos os anos milhares de pessoas, motivadas pela beleza dos tapetes floridos e enfeitados com serrim pintado, verdes e sal. Este ano, o Município de Ponta Delgada deu também o seu contributo na elaboração dos tapetes. Depois de em anos anteriores terem sido convidados os municípios de Arraiolos e Viana do Castelo. (clique em cima da imagem para ampliá-la)

Marque na agenda: 15 a 23 de agosto Romaria d’Agonia

No passado dia 30 de maio foram apresentados publicamente o programa e o cartaz oficial que marcam simbolicamente a aproximação da Romaria d’Agonia 2026, que se realiza de 15 a 23 de agosto, em Viana do Castelo. O cartaz oficial da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026, é da autoria da Eva Evita, nome artístico de Eva Daniela Alves Vieira, ilustradora e arquiteta natural de Viana do Castelo. Segundo a autora, o cartaz parte da observação do traje tradicional da mordoma, reinterpretando texturas, padrões e elementos ligados às diferentes vivências da Romaria d’Agonia. Além de Eva Evita, também foram convidadas as ilustradoras Vanda Balinha e Luísa Coelho. A mordoma do Cartaz da Romaria d’Agonia 2026 eleita no passado dia 14 de março, tem 21 anos, é estudante finalista de enfermagem, reside em Areosa e enverga o traje à vianesa vermelho. Foi ainda apresentado o programa para os dias da maior Romaria de Portugal.  Cartaz e programa da Romaria d'Agonia 2026 👇

Ruas de Viana coloridas no Dia do Corpo de Deus

A tradição ainda é o que era e tapetes de flores (e não só) voltam a colorir ruas de Viana do Castelo neste Dia do Corpo de Deus. 📸 4 junho 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)