Sábado de Aleluia é dia de queimar o Judas em Viana

 

Amanhã, 20 de abril, sábado de aleluia, vai cumprir-se a tradição da Queima do Judas no “Bairro da Ribeira” de Viana do Castelo. Manifestação de caracter popular, vem sendo recreada por iniciativa da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela.
O Judas, transportado por quatro jovens, percorre em cortejo várias artérias da cidade, ao som de um grupo de bombos, até chegar ao Campo do Castelo.
Recorrendo à encenação teatral, o Judas, o traidor, é suspenso numa árvore e após a leitura do testamento (um conjunto de conselhos e críticas), é enforcado e queimado, com centenas de pessoas a assistir.

PROGRAMA DA QUEIMA DO JUDAS 2019 
11H00 | Início do Cortejo
Acompanhado pelo Grupo de Bombos de Deocriste, Juiz, Escrivão, Mensageiro e Carpideiras, percorrerá as seguintes artérias: Estação dos Caminhos de Ferro, Passeio das Mordomas da Romaria, Praça da República, Rua Manuel Espregueira, Largo de S. Domingos, Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado terminando no Campo do Castelo. 
12H00 | Julgamento e Queima do Judas
Com a leitura detalhada do testamento pelo Juiz de Fora da mui nobre e digna Ribeira do Condado de Monserrate, proceder-se-á, como ato final, à queima do Judas, na terceira árvore do caminho de acesso ao Castelo de Santiago da Barra.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

41ª Feira do Livro de Viana já tem data e programa

Projeto de 1ME quer reabilitar Castelo quatrocentista de Viana do Castelo - TPN

Pormenores…