Um piquenique musical em Viana para celebrar a música portuguesa a gostar dela própria


Vai realizar-se no próximo domingo, dia 7 de abril, entre as 11H00 e as 20H00, no Parque da Cidade de Viana do Castelo, a segunda edição do piquenique organizado pelo projeto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (AMPAGDP).
A iniciativa visa juntar as pessoas, partilhando um espaço e um momento, em que cada um tocará ou cantará o que quiser, sem palcos, sem sistema de som ou uma programação musical, o importante é mesmo a partilha e a escuta.
Apareça. Traga a sua família e amigos para todos conviverem. Cada pessoa leva o que quiser (comida, bebida, música), a autarquia oferece rojões com batata e caldo verde. A AGFAM (Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho) terá 2 tendinhas para vender comida simples da região (bolinhos de bacalhau, pataniscas, sardinhas, rabanadas, etc.) e bebida. Não haverá louça de plástico. Cada um deve trazer forma de poder comer. A entrada é livre.
Caso as condições meteorológicas não o permitir, o piquenique passará para o Pavilhão de Santa Maria Maior.

A música portuguesa a gostar dela própria, é um dos maiores espólios audiovisuais, de tradição oral e memória coletiva, existentes em Portugal. Fundado em 2011, visa criar uma consciencialização para o conhecimento e importância de um património vivo e muitas vezes esquecido de tradição oral, cantigas, romances, contos, práticas sacro-profanas, músicas, danças e também gastronomia. Esta consciencialização, que é essencialmente um mecanismo de alfabetização da memória, lembra-nos de que é urgente documentar, gravar e reutilizar fragmentos da memória de um povo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Enorme máquina giratória vai “triturar” mais de 15 mil toneladas de materiais dos 13 andares do prédio Coutinho

Queixa contra desconstrução do prédio Coutinho arquivada pelo MP

Morreu a ''PALMIRINHA''

Laboratório do mar com minissubmarino e aquário abriu em Viana do Castelo