Um piquenique musical em Viana para celebrar a música portuguesa a gostar dela própria


Vai realizar-se no próximo domingo, dia 7 de abril, entre as 11H00 e as 20H00, no Parque da Cidade de Viana do Castelo, a segunda edição do piquenique organizado pelo projeto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (AMPAGDP).
A iniciativa visa juntar as pessoas, partilhando um espaço e um momento, em que cada um tocará ou cantará o que quiser, sem palcos, sem sistema de som ou uma programação musical, o importante é mesmo a partilha e a escuta.
Apareça. Traga a sua família e amigos para todos conviverem. Cada pessoa leva o que quiser (comida, bebida, música), a autarquia oferece rojões com batata e caldo verde. A AGFAM (Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho) terá 2 tendinhas para vender comida simples da região (bolinhos de bacalhau, pataniscas, sardinhas, rabanadas, etc.) e bebida. Não haverá louça de plástico. Cada um deve trazer forma de poder comer. A entrada é livre.
Caso as condições meteorológicas não o permitir, o piquenique passará para o Pavilhão de Santa Maria Maior.

A música portuguesa a gostar dela própria, é um dos maiores espólios audiovisuais, de tradição oral e memória coletiva, existentes em Portugal. Fundado em 2011, visa criar uma consciencialização para o conhecimento e importância de um património vivo e muitas vezes esquecido de tradição oral, cantigas, romances, contos, práticas sacro-profanas, músicas, danças e também gastronomia. Esta consciencialização, que é essencialmente um mecanismo de alfabetização da memória, lembra-nos de que é urgente documentar, gravar e reutilizar fragmentos da memória de um povo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Programa da Romaria de 2021 com momentos ‘online’ e eventos com público

41ª Feira do Livro de Viana já tem data e programa

Com o Atlântico mesmo ao lado