Avançar para o conteúdo principal

Um piquenique musical em Viana para celebrar a música portuguesa a gostar dela própria


Vai realizar-se no próximo domingo, dia 7 de abril, entre as 11H00 e as 20H00, no Parque da Cidade de Viana do Castelo, a segunda edição do piquenique organizado pelo projeto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (AMPAGDP).
A iniciativa visa juntar as pessoas, partilhando um espaço e um momento, em que cada um tocará ou cantará o que quiser, sem palcos, sem sistema de som ou uma programação musical, o importante é mesmo a partilha e a escuta.
Apareça. Traga a sua família e amigos para todos conviverem. Cada pessoa leva o que quiser (comida, bebida, música), a autarquia oferece rojões com batata e caldo verde. A AGFAM (Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho) terá 2 tendinhas para vender comida simples da região (bolinhos de bacalhau, pataniscas, sardinhas, rabanadas, etc.) e bebida. Não haverá louça de plástico. Cada um deve trazer forma de poder comer. A entrada é livre.
Caso as condições meteorológicas não o permitir, o piquenique passará para o Pavilhão de Santa Maria Maior.

A música portuguesa a gostar dela própria, é um dos maiores espólios audiovisuais, de tradição oral e memória coletiva, existentes em Portugal. Fundado em 2011, visa criar uma consciencialização para o conhecimento e importância de um património vivo e muitas vezes esquecido de tradição oral, cantigas, romances, contos, práticas sacro-profanas, músicas, danças e também gastronomia. Esta consciencialização, que é essencialmente um mecanismo de alfabetização da memória, lembra-nos de que é urgente documentar, gravar e reutilizar fragmentos da memória de um povo.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Pelo litoral de Viana do Castelo

Começando bem a manhã pelo litoral vianense onde sabe bem passear, caminhar, correr ou andar de bicicleta, e sentir a brisa no rosto ou o cheiro da maresia. O percurso, aprazível, proporciona sensações de liberdade e descontração. Se gosta de natureza, este é o cenário ideal para aproveitar o seu tempo livre e fazer alguns quilómetros a caminhar, a correr ou de bicicleta. 📸 18 mar 2025 | Olhar Viana do Castelo

Ponte Eiffel, em Viana, faz 141 anos

Feita em ferro e desenhada no gabinete de Gustave Eiffel, a ponte que liga as duas margens do Lima, entre a cidade de Viana do Castelo e a vila de Darque, foi inaugurada a 30 de junho de 1878, tendo sido construída para substituir a antiga e precária ponte de madeira. A ponte Eiffel de Viana do Castelo foi a primeira ponte rodoferroviária (de dois tabuleiros sobrepostos) construída em Portugal, tem 645 metros de comprimento e dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) A Ponte Eiffel de Viana do Castelo (1930/1940)

Construções tradicionais de apoio à pesca, marcas de um passado que ainda perdura

Estes antigos “barracos”, em Carreço, Viana do Castelo, adjacentes ao Portinho do Lumiar, que remonta ao séc. XIX, serviram em tempos para guardar os barcos e os instrumentos de pesca. 📸 mar 2025 | Olhar Viana do Castelo | Portinho do Lumiar e construções tradicionais de apoio à pesca

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.