Avançar para o conteúdo principal

“Viana Florida” prossegue amanhã

Viana Florida 2018 | Arco Festivo de Vila Mou

Maio é sinónimo de flores, cor e animação em Viana. De 1 a 26 de maio decorre o Viana Florida | Viana é amor, em maio é flor. Esta iniciativa prossegue amanhã, sábado, 4 de maio, com diversas atividades.
Não tem programa para amanhã? O Viana Florida tem ótimas sugestões.

No Jardim Público 
Animação infantil durante todo o dia 
10h00 às 18h00 | Encontro das Festas Floridas (Promoção das Festas de Vila Mou, Vila Franca e Alvarães) e Feirão com Grupos Folclóricos 
16h00 | Subida do Arco Festivo de Vila Mou e Construção de Flores em Tapetes de Sal (Gentes da Ribeira) 

Nos Antigos Paços do Concelho (Piso 0) 
12h00 | Inauguração da exposição "A Romaria | Flor"

No Mercado Municipal (Entrada livre)
10h00 às 13h00 | Mercado das Flores - Experiências e Inspiração para o Dia da Mãe 
No Mercado Municipal vai encontrar Flores, Petiscos, Produtos Locais, Artigos de Decoração, Música, Bordados e Doces. Haverá ainda Ateliers para Crianças, num Especial Dia da Mãe, com surpresas para todas as mães. Às 11h00, Atelier e Lanche Saudável para mães e filhos, com inscrição obrigatória para: apoio.csaudavel@cm-viana-castelo.pt

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma

Todos os vianenses a conhecem

Igreja de Santa Cruz, popularmente conhecida por Igreja de S. Domingos, construída no século XVI por iniciativa de S. Bartolomeu dos Mártires. Está classificada desde 1910 como monumento nacional. Fica situada no largo de S. Domingos, na freguesia de Monserrate.