Avançar para o conteúdo principal

Lisboa e Viana vão ser ligadas por comboio Intercidades


Viagem entre as duas cidades será feita em menos de quatro horas e meia. CP apenas aguarda que a IP dê a electrificação por concluída.
A partir de meados de Julho, quando for inaugurada a primeira fase da electrificação da linha do Minho, a CP vai inaugurar uma ligação directa em serviço Intercidades entre Lisboa e Viana do Castelo. Segundo fonte oficial da empresa, esta ligação será assegurada pela extensão de comboios Intercidades já existentes que fazem o percurso Lisboa – Porto, mas que passam a chegar e a partir de Viana em vez de Campanhã. 
No troço Nine – Viana, estes comboios vão efectuar paragem nas localidades de Trofa, Famalicão, Nine, Barcelos e Barroselas. Mas as boas notícias acabam aqui. Entre o Tejo e o Lima só haverá um comboio directo em cada sentido, estando a oferta programada para se sair de Viana de manhã e chegar a Lisboa ao meio-dia. O regresso é feito pelo Intercidades que sai de Santa Apolónia às 17h30 e chega ao Porto às 20h46, seguindo depois para Viana do Castelo.

Notícia do Jornal Público de 2019.06.26
Leia a notícia completa AQUI.

Comentários

  1. A maioria dos vianenses vai a Lisboa uma vez em cada 10 anos. Vai de expresso, demora menos uma hora a lá chegar e paga bastante menos.
    Se metessem estas boas notícias onde o sol não brilha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo que é notícia para Viana é má. Santo Deus.

      Eliminar
  2. O expresso é muito bom para quem pode. Para quem tem problemas de saúde, como eu que não posso fazer longas viagens de autocarro, foi com muito agrado que li esta noticia.
    Há pessoas que só pensam mesmo nelas, só que "as coisas" não acontecem só aos outros.

    ResponderEliminar
  3. o anónimo que disse «a maioria dos VIANENSES vai a Lisboa uma vez cada 10 anos« deve guardar estes comentários estatísticos para si. lembra-me aqueles «parvóides» que ouvi ao longo da minha vida de 70 anos a dizerem "na noite de Natal não há ninguém que não tenha nada para comer» - mas a realidade aqui na outra margem em DARQUE era cruelmente diferente."
    Provávelmente este anónimo pertence ou tem ligações aos grupos, aos interesses instalados que estão a tremer e a temer com a oferta e as melhorias que gradualmente a COMBOIOS DE PORTUGAL vai oferecer a prazo, contráriamente ao objectivo que chegou a estar em cima da mesa de que o serviço ferroviário ficaria circunscrito ao transporte de mercadorias, ficando o transporte de passageiros para os serviços expresso de autocarro, para os tais interesses criados, para os interesses instalados(para os amigos). Os cidadãos com 65 anos de idade tem direito a desconto de 50% no preço do bilhete, em qualquer comboio, em qualquer dia da semana, este tipo de informações e outras de interesse geral, juntamente com a mobilização conjunta da população para exigir-mos melhores composições, melhor serviço, com horários adequados é que deve nortear a nossa intervenção cívica.
    Posições e ou intervenções diletantes como a do cidadão anónimo (mas não muito...)devem merecer a nossa indiferença, quiçá repúdio....
    CONTINUA A SER PRECISO AVISAR A MALTA um abraço solidário (e ferroviário) do ZÉ DO MALHO

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

A magia do Natal está de regresso à Praça

Com a chegada da época mais especial do ano, está de volta à Praça da República de Viana do Castelo, a Praça Natal. De 02 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a principal Praça da cidade vai estar decorada com motivos alusivos à época natalícia. Não vão faltar a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal, o Presépio e também um Carrossel que vai proporcionar aos mais pequenos momentos de diversão e alegria. Refira-se, que a Praça Natal faz parte do evento “Viana, Coração do Natal”, que apresenta mais de uma centena de propostas e iniciativas, para todos os gostos e idades, até à primeira semana de janeiro do novo ano. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano são os pontos altos da programação.