Peregrinos vão até Santa Luzia para cumprir promessa de agradecimento

Escultura no interior do Templo de Santa Luzia, da autoria de Leopoldo de Almeida. Dois anjos oferecem ao Sagrado Coração de Jesus o brasão de Portugal e o de Viana do Castelo

Realiza-se hoje, domingo, 30 de junho, a peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus no Monte de Santa Luzia. Anualmente, milhares de crentes de todas as freguesias do concelho e de outros pontos do país, percorrem o mesmo caminho que liga a cidade de Viana do Castelo ao santuário situado no cimo do monte de Santa Luzia, para cumprir uma promessa feita há 101 anos (a 10 de novembro de 1918).
O percurso, sinuoso e com acentuado declive, tem cerca de cinco quilómetros e leva aproximadamente duas horas a percorrer a pé. Tem início às 9H00, no Jardim D. Fernando e na igreja de S. Domingos, terminando com a celebração da Eucaristia que decorrerá no anfiteatro situado no jardim das Tílias, junto ao santuário de Santa Luzia.

Um pouco de história: 
Em 1918 a peste pneumónica assolava toda a população e na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse. Tal facto registou-se e por isso a promessa teve de ser cumprida. Impedidos de o fazer em 1919 e 1920, só no ano de 1921 a promessa foi cumprida e repetida todos os anos. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desconstrução do prédio Coutinho em Viana do Castelo estimada para setembro ou outubro

World Navigator, construído em Viana

Coroas de flores na Praça assinalam tradição das Maias

Já foi a mais comprida do mundo

Há lixo acumulado há muitos anos em embarcações degradadas no porto de pesca de Viana do Castelo