Avançar para o conteúdo principal

Viana é município há 761 anos

Monumento a D. Afonso III | Viana do Castelo

Há 761 anos, em 18 de junho de 1258, o quinto rei de Portugal, D. Afonso III (1245-1279), concedeu Foral que criou no então lugar do Átrio, na foz do rio Lima, a Vila de Viana da Foz do Lima e instituiu o município de Viana.
Este marco importante na história do concelho, vai ser assinalado esta terça-feira, pelas 21h30, na Praça da República, com a leitura do foral, música medieval e espetáculo de fogo.

NOTA: No seu site, a Câmara de Viana acaba de informar que devido às previsões meteorológicas adversas, o espetáculo do Dia do Foral previsto para esta noite, 18 de junho, foi cancelado.

A fotografia mostra o Monumento erguido na cidade de Viana do Castelo, dedicado a D. Afonso III, o rei que concedeu Foral (18 de Junho de 1258), criando a Vila de Viana da Foz do Lima e instituindo o município de Viana. 
Implantado nas proximidades da via de acesso à Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, é dedicado a D. Afonso llI, o Rei Fundador do município de Viana da Foz do Lima, em 1258. O monumento com 12 metros de altura é constituído por 24 blocos de mármore de Estremoz raiado de rosa, medindo cada um 50x50x100cm. Obra do escultor Paulo Neves, faz alusão aos diversos aspetos da vida e ação daquele Rei. Assim, um escudo, no lado esquerdo, induz o carácter ao guerreiro; uma asa, no lado direito, assinala as características de protetor do Reino; as linhas retilíneas da cabeça representam a coroa de Rei, ao passo que a parte posterior da escultura, através de uma subtil disposição em espiral, evoca o crescimento e construção do Reino de que foi derradeiro conquistador.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

As senhas da Revolução

Hoje celebramos os 50 anos do 25 de Abril, a Revolução dos Cravos. Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade e Democracia! Viva Portugal! As senhas da Revolução Foram duas as canções utilizadas como senhas do 25 de Abril. A primeira divulgada pela rádio como sinal para o início da Revolução foi a música “E depois do adeus”, de José Niza, interpretada por Paulo de Carvalho, transmitida (22h55 do dia 24 de abril 1974) pelos Emissores Associados de Lisboa. A segunda foi a música “Grândola, vila morena” de José Afonso, que a Rádio Renascença tocou (00h20 do dia 25 de Abril de 1974). O primeiro sinal destinava-se a preparar as tropas para a saída, e o segundo servia para confirmar o arranque das operações. Na imagem seguinte é apresentada a letra da 1ª estrofe de “E depois do adeus”, canção que serviu como primeira senha da Revolução.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

A tradição das “Maias”

Hoje, dia 1 de maio, cumpriu-se uma tradição que ainda se mantém bem viva na cidade de Viana do Castelo, é as varandas dos edifícios da Praça da República aparecerem enfeitadas com as tradicionais “Maias”, ou coroas de flores. A exposição é promovida pela Câmara Municipal e hoje, como em todos os anos, lá estão as “Maias” a embelezar aquela que é considerada a “sala de visitas” de Viana do Castelo. Transcrevo um texto retirado do site da RTAM, que explica o porquê desta tradição das "Maias".  A Maia, chamada, também, "Rainha do Maio", ou "Rosa do Maio", era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual havia descantes toda a noite (1.º de Maio); outras vezes, uma menina coroada com flores, que se enfeitava com o vestido branco, jóias, etc., sendo colocada num trono florido, e venerada todo o dia com danças e cantares.  Esta festa, sem dúvida com reminiscências pagãs (celtas-romanas), foi proibida várias vezes (caso de Lisboa onde em 1402, p...

Viana do Castelo - Comemorações do 25 de Abril

(Clique nas imagens para ampliar e ver melhor) Faltam poucos dias para o 25 de Abril. A condizer com a data, aqui vai uma pequena selecção musical.