Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Festival promove folclore de diferentes culturas


De 15 a 21 de julho, um conjunto de atuações, galas, desfiles e outras iniciativas, prometem pôr Viana do Castelo a dançar. O Festival de Folclore Internacional Alto Minho vai trazer à Princesa do Lima grupos folclóricos de seis países, que reúnem mais de 200 participantes, entre dançarinos e músicos.
Durante seis dias, as formações vão atuar em locais como a Praça da República, o Centro Cultural de Viana do Castelo ou em Instituições de Solidariedade Social.
Para além das seis Galas de Folclore, o festival inclui atrações como atuações/desfile dos grupos folclóricos pelas Ruas da cidade de Viana do Castelo, Mostra de Produtos pelos grupos Internacionais e exposição de Trajes.
A edição de 2019 deste Festival conta com a presença de grupos internacionais do Brasil, Colômbia, México, Roménia, India e Quénia, assim como vários grupos de Viana do Castelo.

Clique na imagem e consulte o Programa completo


DESTAQUES DO PROGRAMA: 
16 de Julho - Terça-feira 
16h00 | Actuações/desfile pelas Ruas da Cidade (roteiros convergentes) 
18h00 | Recepção oficial | Porta Mexia Galvão 

17 de Julho - Quarta-feira 
22h00 | GALA DE ABERTURA | Praça da República  

18 de Julho - Quinta-feira 
22h00 | GALA DA UNIÃO
 | Praça da República 

19 de Julho - Sexta-feira 
15h00 | GALA DA FAMÍLIA
 | Centro Cultural de Viana do Castelo 
22h00 | GALA DA AMIZADE
 | Praça da República 

20 de Julho - Sábado 
22h00 | GALA DA FRATERNIDADE
 | Praça da República 

21 de Julho - Domingo 
22h00 | GALA DA ENCERRAMENTO | Praça da República

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

XXIII Semana Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

A Semana Académica 2011 do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), decorre entre os dias 15 e 20 de Maio. Na parte musical Rui Veloso, Quim Barreiros, Zezé Fernandes, Gunther & The Sunshine Girls e os vianenses Jarojupe, são alguns dos nomes que compõem o cartaz da Semana Académica do IPVC. Para além dos espaços musicais, durante a semana haverá igualmente muitas outras actividades, tais como a tradicional Missa de Finalistas, Queima das Fitas, Serenata, Cortejo Académico… Saiba tudo sobre a 23ª Semana Académica do IPVC aqui .

Laboratório flutuante atraca em Viana do Castelo

O navio de investigação “Mar Profundo” é o primeiro laboratório móvel marinho totalmente construído em Portugal. Lançada ao mar em 2021, a embarcação, com 19 metros de comprimento, está especialmente equipada para apoiar a investigação multidisciplinar no mar, podendo testar, por exemplo, ROVs (Veículos Operados Remotamente), sensores acústicos ou módulos robóticos, até 60 milhas da costa, ou recolher dados ambientais e operacionais. 📸 18 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Sabe o que vai acontecer nos dias 22 e 23 de maio em Viana do Castelo?

É a oitava edição do evento “Wine & Blues Festival”.  Durante dois dias, 22 e 23 de maio, sexta e sábado, o Anfiteatro do Jardim da Marina será palco de um intenso programa musical (seis concertos), de uma mostra vínica e de muita e variada gastronomia. A não perder! TODA A PROGRAMAÇÃO 👇 SEXTA-FEIRA, 22 DE MAIO  18h00 – Abertura da Mostra Vínica e Gastronómica Palco Secundário 18h45 – The Hurt Fingers & Fernando Amorim (PT) 19h30 – Vinhos de Viana: a história na primeira pessoa (entrevista a produtores) 20h15 – Harmonizações Vínicas Palco Principal 21h30 – Dog´s Bollocks (PT) 22h30 – Budda Power Blues (PT) Palco Secundário 00h00 – Dj Victor Coutinho 01h30 – Fecho SÁBADO, 23 DE MAIO 18h00 – Abertura da Mostra Vínica e Gastronómica Palco Secundário 18h45 – Let'hes Rock & Blues (PT) 19h30 – Vinhos de Viana: a história na primeira pessoa (entrevista a produtores) 20h15 – Harmonizações Vínicas Palco Principal 21h30 – The Blues Moonshinners (ES) 22h30 – Rozedale (FR) Pa...

Já visitou a exposição “ARTEMAIO“?

Uma oportunidade para ver uma Exposição de Artes, que já vai na XXVI edição, numa iniciativa da AAETEC - Associação dos Antigos Alunos da Escola Técnica de Viana do Castelo, que celebra neste mês de maio 46 anos de existência. Para ver nos Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo, até 24 de maio de 2026. A entrada é livre! 📸 maio 2026 | @olharvianadocastelo