Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Festival promove folclore de diferentes culturas


De 15 a 21 de julho, um conjunto de atuações, galas, desfiles e outras iniciativas, prometem pôr Viana do Castelo a dançar. O Festival de Folclore Internacional Alto Minho vai trazer à Princesa do Lima grupos folclóricos de seis países, que reúnem mais de 200 participantes, entre dançarinos e músicos.
Durante seis dias, as formações vão atuar em locais como a Praça da República, o Centro Cultural de Viana do Castelo ou em Instituições de Solidariedade Social.
Para além das seis Galas de Folclore, o festival inclui atrações como atuações/desfile dos grupos folclóricos pelas Ruas da cidade de Viana do Castelo, Mostra de Produtos pelos grupos Internacionais e exposição de Trajes.
A edição de 2019 deste Festival conta com a presença de grupos internacionais do Brasil, Colômbia, México, Roménia, India e Quénia, assim como vários grupos de Viana do Castelo.

Clique na imagem e consulte o Programa completo


DESTAQUES DO PROGRAMA: 
16 de Julho - Terça-feira 
16h00 | Actuações/desfile pelas Ruas da Cidade (roteiros convergentes) 
18h00 | Recepção oficial | Porta Mexia Galvão 

17 de Julho - Quarta-feira 
22h00 | GALA DE ABERTURA | Praça da República  

18 de Julho - Quinta-feira 
22h00 | GALA DA UNIÃO
 | Praça da República 

19 de Julho - Sexta-feira 
15h00 | GALA DA FAMÍLIA
 | Centro Cultural de Viana do Castelo 
22h00 | GALA DA AMIZADE
 | Praça da República 

20 de Julho - Sábado 
22h00 | GALA DA FRATERNIDADE
 | Praça da República 

21 de Julho - Domingo 
22h00 | GALA DA ENCERRAMENTO | Praça da República

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

A viajar no Tempo

Tempo do cortejo etnográfico da Romaria d’Agonia, no ano de 1958(?).

Festival VIANA BATE FORTE já começou

A 6ª edição do “VIANA BATE FORTE” arrancou esta sexta-feira no centro histórico da cidade de Viana do Castelo contando com três palcos instalados na Praça da Liberdade, Praça da República e Praça da Erva (ver fotos). O festival continua amanhã com mais oito concertos.