Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Festival promove folclore de diferentes culturas


De 15 a 21 de julho, um conjunto de atuações, galas, desfiles e outras iniciativas, prometem pôr Viana do Castelo a dançar. O Festival de Folclore Internacional Alto Minho vai trazer à Princesa do Lima grupos folclóricos de seis países, que reúnem mais de 200 participantes, entre dançarinos e músicos.
Durante seis dias, as formações vão atuar em locais como a Praça da República, o Centro Cultural de Viana do Castelo ou em Instituições de Solidariedade Social.
Para além das seis Galas de Folclore, o festival inclui atrações como atuações/desfile dos grupos folclóricos pelas Ruas da cidade de Viana do Castelo, Mostra de Produtos pelos grupos Internacionais e exposição de Trajes.
A edição de 2019 deste Festival conta com a presença de grupos internacionais do Brasil, Colômbia, México, Roménia, India e Quénia, assim como vários grupos de Viana do Castelo.

Clique na imagem e consulte o Programa completo


DESTAQUES DO PROGRAMA: 
16 de Julho - Terça-feira 
16h00 | Actuações/desfile pelas Ruas da Cidade (roteiros convergentes) 
18h00 | Recepção oficial | Porta Mexia Galvão 

17 de Julho - Quarta-feira 
22h00 | GALA DE ABERTURA | Praça da República  

18 de Julho - Quinta-feira 
22h00 | GALA DA UNIÃO
 | Praça da República 

19 de Julho - Sexta-feira 
15h00 | GALA DA FAMÍLIA
 | Centro Cultural de Viana do Castelo 
22h00 | GALA DA AMIZADE
 | Praça da República 

20 de Julho - Sábado 
22h00 | GALA DA FRATERNIDADE
 | Praça da República 

21 de Julho - Domingo 
22h00 | GALA DA ENCERRAMENTO | Praça da República

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Que se passa com a piscina de marés da Praia Norte?

Há duas piscinas na Praia Norte, em Viana do Castelo, cujas águas se renovam com as respectivas marés. Na preia-mar a piscina enche, na baixa-mar, a piscina conserva a água no seu interior. Construídas no meio das rochas nos anos 90 do século passado, uma é vocacionada essencialmente para crianças e a outra para adultos. Ambas estiveram vários anos inoperacionais (não retinham as águas aquando da baixa-mar) sendo que, a vocacionada para os mais pequenos foi intervencionada em junho de 2023 e está operacional desde então. A de adultos foi há poucos meses recuperada mas, presentemente, na baixa-mar, a piscina conserva pouca água no seu interior. 📸 28 maio 2026 | Olhar Viana do Castelo

Convite a sentar…

Este Banco Gigante desafia a proporção e desperta a curiosidade. Localizado na praça do Eixo Atlântico, em Viana do Castelo, parece ter sido feito para gigantes. Desperta sorrisos e é um convite para sentar, desfrutar do ambiente ao seu redor, e posar para a fotografia, para mais tarde recordar. Uma experiência divertida para miúdos e graúdos. 📸 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Sabe o que vai acontecer de 4 a 14 de julho?

Os jardins Público e da Marina vão encher-se de atividades com o “MARGINAL - festa no jardim”. Esta 3ª edição inclui concertos, espetáculos de dança, teatro, showcookings, venda de produtos diversos e propostas gastronómicas, Praça Kids, o Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (4 a 7 de julho), entre muito mais, sempre de acesso livre.  E porque já estamos em contagem decrescente para a Festa no Jardim, vamos recordar o programa da Festa?

Viana já começou a celebrar o Dia Mundial da Criança

O centro histórico de Viana do Castelo transforma-se de 30 de maio a 1 de junho, no “O Bairro da Criança” e enche-se de alegria, jogos e diversão para os mais pequenos! Ao longo dos três dias, das 10h00 às 19h00, “O Bairro da Criança” vai trazer muitas atividades, brincadeiras e diversão a vários espaços da cidade, entre os quais: > Jardim da Marina > Biblioteca Municipal > Rua Mateus Barbosa > Praça do Eixo Atlântico > Centro Cultural de Viana do Castelo > Praça Marques Júnior > Praça 1.º de Maio > Rua D. Maria II > Capela das Almas > Largo de São Domingos > Jardim D. Fernando 📸 30 maio 2026 | @olharvianadocastelo