VIANA | Veja como vai ser o futuro edifício do Mercado Municipal

Com 13 andares, o Edifício Jardim, mais conhecido por Prédio Coutinho, tem a demolição prevista desde o ano 2000, para no seu lugar ser construído o novo mercado da cidade (imagens em baixo).
O projeto inicial do novo mercado municipal remontava ao ano 2003-2004 pelo que, após tantos anos decorridos, a Câmara achou haver necessidade de ser reajustado à realidade, encomendando um segundo projeto em 2018.
Recentemente, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou que os últimos 12 moradores no prédio Coutinho teriam de abandonar o edifício até 24 de junho de 2019.
Lançada a concurso público no dia 24 de agosto de 2017, por 1,7 milhões de euros, a empreitada da desconstrução (em detrimento da implosão) do prédio Coutinho foi adjudicada à empresa DST - Domingos da Silva Teixeira, SA, de Braga, que apresentou uma proposta orçada em 1,2 milhões de euros.

PRIMITIVO MERCADO MUNICIPAL (Mercado dos Torreões) | Funcionou desde 1892 até ao ano de 1965 (depois de demolido, foi construído no mesmo local o Prédio Coutinho)


PRIMITIVO MERCADO MUNICIPAL (Mercado dos Torreões) | Projeto datado de 1891


MERCADO MUNICIPAL ATUAL | Funciona desde 2001 neste edifício, como instalações provisórias


PRÉDIO COUTINHO | Local onde está previsto construir o futuro Mercado Municipal


FUTURO MERCADO MUNICIPAL


FUTURO MERCADO MUNICIPAL



FUTURO MERCADO MUNICIPAL



Estas imagens do futuro Mercado Municipal, foram recolhidas na Exposição “Viana de outrora Viana de agora”, que está a decorrer até ao próximo dia 7 de julho de 2019, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), Viana do Castelo.

Comentários

  1. Pela foto, fica um espaço muito bonito e a condizer com a arquitectura da cidade; sem ferir o olhar; como aquele famigerado prédio Coutinho, que ainda estou para compreender como autorizaram semelhante monstruosidade!! Parabéns Viana pela demolição que espero seja brevemente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NO tempo que foi construído o prédio COUTINHO tudo era possível eu só espero que as
      vozes que se levantam para dizer mal olhem mais para um projeto e acima de tudo o
      quanto VIANA vem a ganhar com grandiosa obra parabéns a VIANA do CASTELO

      Eliminar
    2. Se bem estou informado, o "Coutinho" não teve aprovação a nível central, através do Instituto do Património de então, tendo sido recomendada a sua demolição, Estava-se em 1974 em pleno PREC e a câmara de então terá dito que não tinha verba para proceder à demolição. E acabou mesmo por vingar, com mais andares do que
      era previsto no projecto inicial. O Coutinho dono do prédio, rentabilizou o investimento e a Câmara terá beneficiado com o recebimento do capital da venda do antigo mercado, que lhe terá permitido adquirir o palacete das actuais instalações. Espero não estar a faltar à verdade, é a informação que tenho de memória.

      Eliminar
    3. Brevemente nunca será pq o prédio não poderá ser implodido. Quanto ao futuro mercado ali bem no meio daquela zona, parece-me ser fora de contexto para a actualidade. Sobre o prédio em si, não me manifesto

      Eliminar
    4. Para que vai servir o novo mercado?Já há poucos residentes em Viana.Ou será que os interesses são outros?

      Eliminar
    5. Esta enganado, ja mora muita gente em Viana, incluindo muitos estrangeiros, na zona historica. Ha até estrangeiros que,compraram casa na ribeira e fizeram obras, para habitar.

      Eliminar
    6. Até tem apartamentos com gente a viver a mais no espaço.
      Estes espaços onde vive gente ,em grupo os custos sao mais reduzidos já que as rendas sāo o preço que são . A Unknow vive noutro planeta .

      Eliminar
  2. Não é melhor pensar noutro projecto? Isto é arquitectura de 4.ª, 5.ª categoria...
    Nenhum arquitecto da câmara diz nada? A Carlinha assobiou para o lado perante este nojo?

    ResponderEliminar
  3. Grito de revolta !25 junho, 2019 11:34

    O português de valor não me autoriza entrar no Edifício Jardim para contactar o meu pai.

    ResponderEliminar
  4. Não gosto do Prédio Coutinho, mas também não gosto nada do futuro novo mercado... Esperava algo que se ajustasse mais à realidade do centro histórico, algo mais parecido com o chamado "primitivo" mercado... Algo que conciliasse o moderno com o antigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só vendo... para já também me parece pouco adequado ao centro histórico e zona de calma e passeio que é o Jardim Público. A Zona de "Toldos" também faz lembrar um terminal de autocarros... muito Expo...O Projeto pode sempre ser melhorado misturando elementos atuais e antigos.

      Eliminar
  5. Ou seja, demoliram um bonito antigo mercado para construir uma monstruosidade e agora que a monstruosidade era o lar de diversas famílias vão demolir a monstruosidade para construir um mamarracho inferior em beleza ao antigo mercado que anteriormente lá estava... O contribuinte paga estes desvarios socialistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excecional reflexão! Muito bem visto!!!!!

      Eliminar
    2. Sou da mesma opinião !!!

      Eliminar
  6. Estamos indignados !26 junho, 2019 07:09

    O Dr . Marcelo Rebelo de Sousa abandonou os moradores para ir ao São João em Braga.

    ResponderEliminar
  7. De lamentar o acontecido com os mercados em Viana...que estão na mesma sina das estátuas ...(nunca param no mesmo sítio...) nunca disse mal dos arquitetos ou projetistas ...porque estão sujeitos a planos camarários ... Fico indignado sim com o "bota abaixo.." a que tem sidos sujeitos...com custos avultados para todos nós Vianenses ... tendo a esperança ...que não aconteça o mesmo a este a novo projeto..(que já é o 2º ) e que não fira a vista aos mais conservadores...do primitivo ...do qual tenho saudades ..por variadissimas razões tanto emocionais como visuais ...!!! Desculpem estas minhas observações ...Saudações amigas ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu volto a repetir as palavras de Severino Costa no COMÉRCIO DO PORTO em 16 de Novembro de 1965. (Eis Viana dos Castelos - digo eu!)

      " Centro irradiante de cultura, afinal poderia sê-lo se nos longos meses em que costumamos hibernar acendessem uma lâmpada e acordassem a gente que nasceu e quer viver nas sombras desse burgo a que José Caldas chamou de «fogo morto» como que - feito velho do Restelo - tivesse deixado com essa fatídica legenda uma maldição sobre a terra onde nasceu"


      Mais acrescento: - Viana é amor. Quem gosta vem, quem ama fica. E QUEM CONHECE FOGE. e estas maiúsculas são da minha lavra,a que o Nosso Amigo António Viana acha muita graça.


      E como a Minha Terra Nai é Areosa lamento a sua desdita:


      A GRAÇA É SER NUM DESERTO
      OÁSIS, UM DOS MAIS BELOS
      A DESGRAÇA É SER TÃO PERTO
      DE VIANA DOS CASTELOS

      Eliminar
  8. Biana é Amor !!!!!!!!!!!!!
    Slogan da Treta

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente o projecto é muito mau. E não vai haver no futuro próximo oportunidade igual. Contratem arquitectos de renome. Lembrem-se do que aconteceu à Praça 1* de Maio em pleno centro da cidade. Não repitam a asneira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me digam que depois de tudo, depois de 34 milhões, quando tudo voltar à estaca Zero, vão construir aquela tristeza???

      - Peguem nas fotografias do antigo mercado. Ampliem-nas até à escala real. Vão a Carreço ao Paulino! Encomendem daquela madeira de cofragem. Levantem uns paineis e colem as fotografias. O espaço interior servirá na mesma para mercado dado que o que temos ( e sempre tivemos) as mercadorias são simplesmente espalhadas em bancas improvisadas ou mesmo directamente no chão.
      E os turistas ao chegarem ficarão maravilhados.
      - Que linda que é Viana!
      - É mesmo, mesmo como nos postais!!!

      Eliminar
  10. Não sei , como atribuíram um prémio " Homem de valor " .
    Deve haver algum equivoco , uma pessoa que não respeita os direitos humanos , priva as pessoas de água , luz , electricidade , não respeita os idosos, e trata- os desta maneira a olhos vistos !
    Massacrados a toda hora com missivas e cartas ao longo de 20 anos .

    ResponderEliminar
  11. No exterior vão ser só bancadas de venda? E o topo vai ser aproveitado para alguma coisa? Sei que é um mercado, mas o edifício vai estar preparado para outro tipo de eventos? Vai haver parque de estacionamento subterrâneo?

    ResponderEliminar
  12. OS HEROIS DA NAÇÃO30 junho, 2019 00:35

    Bianna tem Coração ?
    Mentira, o coração nunca foi de Bianna ,mas sim de Gondomar ( Terra da filigrana ).
    São mais solidários, os de fora do que os da terra.

    ResponderEliminar
  13. OS HEROIS DA NAÇÃO30 junho, 2019 00:36

    Bianna tem Coração ?
    Mentira, o coração nunca foi de Bianna ,mas sim de Gondomar ( Terra da filigrana ).
    São mais solidários, os de fora do que os da terra.

    ResponderEliminar
  14. Tanta GENTE ANÓNIMA!

    ResponderEliminar
  15. Quem gosta vem, quem ama fica. QUEM CONHECE FOGE! estas maiúsculas são da minha lavra a que o Nosso Amigo António Viana acha muita piada.
    Eu, que sou de Areosa lamento a minha Terra Nai.

    A GRAÇA É SER NUM DESERTO
    OÁSIS, UM DOS MAIS BELOS
    A DESGRAÇA É SER TÃO PERTO
    DE VIANA DOS CASTELOS

    ResponderEliminar
  16. Falta a imagem do 2º mercado, que também foi demolido!
    Está disponível no Facebook, na página da Rádio Geice, FM.

    ResponderEliminar
  17. https://www.facebook.com/radiogeicefm/photos/pcb.2856366494404719/2856365767738125/?type=3&theater

    ResponderEliminar
  18. Mais uma palhaçada como agora se faz em todo o lado: Uns banquinho, ciclovias, deve ter um balcão para drogados… O edifício faz parte da história de Viana do Castelo.

    ResponderEliminar
  19. E o Mercado da Rua Martim Velho/Praça Dona Maria II ????

    ResponderEliminar
  20. Faltou referir o Mercado da Praça Dona Maria II, que funcionou durante 30 (trinta) anos e que foi demolido para construção de habitação.

    ResponderEliminar
  21. Este projecto para o novo mercado faz-me lembrar a nova escola Frei Bartolomeu dos Mártires a 150m do Axis hotel... Será o mesmo arquitecto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim parece-me um projeto feito por um arquiteto galécio ou um lusíado com o curso tirado aos domingos.

      Eliminar
  22. A verdade sobre a demolição do Mercado Municipal .19 abril, 2020 19:17

    Como sempre sabem bem manipular a opinião publica . Aprenderam bem no tempo do PREC , " Como manipular as Multidões " , A mentira dita mil vezes torna-se uma verdade. O Mercado Municipal não foi demolido para dar a contrução ao Prédio Jardim conforme foi noticiado . Durante anos ,dentro duma cerca, fizeram -se exposições de artesanato , fizeram -se bailes ( São João, Carnaval e outros) . Lembro que há postais que fazem prova dessas exposições .Havia alguém " idolatrado " nesta cidade que era o monitor destes eventos , mais propriamente o organizador . Como o local era no centro da cidade ,era deplorável o estado em que se encontrava o local . Só muito mais tarde o terreno foi posto em haste publica . Quando fizeram noticia , contem as verdades , não se manipule a opinião publica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://olharvianadocastelo.blogspot.com/2011/12/viana-do-castelo-fotografias-de-outras_06.html

      Eliminar
  23. Repensar o projeto do novo mercado e ouvir a opinião dos vianenses era uma decisão sensata

    ResponderEliminar
  24. Se for tão bem feito, como o edificio que fizeram no antigo mercado para alojar os moradores do prédio do coutinho, então vai ficar muito bonito, já o estou a imaginar decadente e com as fachadas com bolor e escurecidas a integrar-se no que restar da secção do jardim público que também vai ir á vida.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

41ª Feira do Livro de Viana já tem data e programa

Projeto de 1ME quer reabilitar Castelo quatrocentista de Viana do Castelo - TPN

Pormenores…