Avançar para o conteúdo principal

"Discoveries Race" já mexe, participantes começaram a chegar a Viana

É já no próximo dia 31 de julho (quarta-feira) às 15 horas, que partirá da cidade de Viana do Castelo a segunda edição da Regata “Discoveries Race 2019”. A primeira edição foi em 2017.
Esta Regata, que pretende ser uma homenagem aos Grandes Países descobridores e aos territórios descobertos, é composta por três provas, sendo a primeira com partida a 31 de julho de 2019, entre Viana do Castelo e Cascais (192 milhas), a segunda com início a 4 de agosto de 2019, entre Lisboa e Funchal (540 milhas) e a terceira com partida no dia 11 de agosto de 2019, entre Funchal e Las Palmas Grande Canária (284 milhas). Estão inscritas para participar na prova 14 embarcações, sendo a maior o Polar, com 26,75 metros e 17 tripulantes.
Promovida pela Cofradía Europea de la Vela (CEV) e organizada pelo Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC), pelo Clube Naval de Cascais (CNC), pela Associação Regional de Vela da Madeira (ARVM) e pelo Real Club Nautico de Las Palmas de Gran Canaria (RCNGC), terá lugar desde o dia 31 de julho a 14 de agosto de 2019.

(clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)









MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

A Páscoa Doce está a chegar a Viana

A Praça da República a preparar-se para receber iniciativas do evento Páscoa Doce, que vai decorrer de 27 de março a 6 de abril, na cidade de Viana do Castelo. 📸 25 março 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo promove Páscoa Doce de 27 de março a 6 de abril

Para assinalar a Páscoa, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo e a Diocese de Viana do Castelo, realizam uma série de iniciativas inseridas no evento Páscoa Doce, que vão decorrer no centro histórico da cidade de 27 de março a 6 de abril. 📸 arquivo | @olharvianadocastelo Consulte o programa completo👇

A famosa travessia do rio Lima pelos romanos

Nas duas margens do rio Lima (na margem direita está o general Decius Junius Brutus no seu cavalo e na margem esquerda os soldados), em frente à Vila de Ponte de Lima, foi erguido no ano de 2009 um Monumento Evocativo da Lenda do Rio Lethes – o Rio do Esquecimento, que desperta a curiosidade dos milhares de visitantes que acodem a esta vila minhota. O que diz a Lenda de um acontecimento com mais de vinte e um séculos: Comandadas por Decius Junius Brutus, as hostes romanas atingiram a margem esquerda do Lima no ano 135 a.C.. A beleza do lugar as fez julgarem-se perante o lendário Rio Lethes, que apagava todas as lembranças da memória de quem o atravessasse.  Os soldados negaram-se a atravessá-lo. Então, o comandante passou e, da outra margem, chamou a cada soldado pelo seu nome. Assim lhes provou não ser esse o Rio do Esquecimento.