Avançar para o conteúdo principal

Embarcação à vista… da costa de Viana

Já há alguns dias que este barco é visto ao largo da costa de Viana do Castelo. É o Connector, embarcação que está a dar apoio ao projeto da WindPlus. Trata-se da instalação de um parque eólico flutuante offshore, o primeiro do género, utilizando plataformas semi-submersíveis situadas na costa norte de Portugal, ao largo de Viana do Castelo, a uma profundidade de 85-100 metros e a 20 km da costa.
O parque eólico, depois de instalado, terá uma capacidade de 25 MW, equivalente à energia consumida por 60 mil residências ao longo de um ano.
(clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)






Comentários

  1. Eram cerca das 07.00 horas quando entrei no ginásio Solinca e deparei com o posicionamento a menos de meia milha do molhe. O tempo estava bom, mar calmo e sem vento. O navio também está provido de um conjunto de hélices que lhe permite manter a mesma posição quase ao milímetro, de contrário, para um navio convencional seria um risco. Parabéns pelas belas fotografias.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Andando pela cidade…

Rua do Tourinho, centro histórico de Viana do Castelo.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

A primeira Matriz de Viana está a ser reabilitada

Foi a primeira Matriz de Viana, até à construção da actual Sé Catedral dentro do perímetro muralhado em meados do século XV. A estrutura primitiva remonta ao século XIlI, tendo sido reedificada e acrescentada em 1719. Conhecida tradicionalmente por Matriz Velha, passou a chamar-se Igreja das Almas pelo facto de o seu adro ter sido local de enterramento desde o tempo de D. Afonso III até finais do século XIX. Fotos: a Igreja das Almas na atualidade e noutros tempos

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Passadiços flutuantes na antiga doca comercial

Na antiga doca comercial de Viana do Castelo estão a ser colocados passadiços flutuantes e respetiva rampa de acesso, para servirem de apoio a embarcações. Refira-se que está prevista há muitos anos, a reconversão desta antiga doca comercial numa marina Atlântica para atracação de embarcações de maior dimensão, até quatro metros de calado.